Stephen Hawking: O gênio sem corpo

Stephen Hawking é considerado por muitos como um dos maiores gênios desde Einstein. Ele, que superou uma doença terrível, contribuiu para incríveis avanços científicos e ajudou a popularizar a ciência e campos da física, tornando-se muito mais do que um cientista:




Escola

Stephen-Hawking1

Hawking nasceu na Inglaterra, no dia 8 de janeiro de 1942, bem no meio da Segunda Guerra Mundial. Como todas as pessoas, iniciou uma vida escolar ainda cedo. Com oito anos, ele entrou em uma pequena escola, onde não conseguiu aprender a ler. Anos mais tarde, culpou a instituição por seus métodos.

Antes de completar os dez anos, Stephen estudou em uma escola para meninas, onde foi considerado inteligente, mas meio estranho. Segundo outros estudantes da época, ele era “o cara estranho com os livros.”




Faculdade

media-66777-239836

Já na idade acadêmica, o pai de Hawking desejava que o filho fizesse medicina, mas o garoto queria Matemática. Como o curso desejado estava indisponível onde queria estudar, ele optou por física, formando-se em três anos.

Nessa época, quando ainda não havia sido diagnosticado seu problema de saúde, Hawking era um legítimo aventureiro. Ele participava da equipe de remo e adorava comandar seu barco para lugares perigosos, sempre em busca de desafios.

O próprio Stephen admite que era preguiçoso para os estudo na época e que o desafio era muito pequeno. Tanto que ele acredita ter feito a faculdade com apenas 1000 horas de aula/estudo, ou seja, ele se formou em física estudando menos de duas horas por dia.

Sua preguiça e falta de interesse criaram problemas para ele quando tentou uma vaga para doutorado em Cambridge, mas os avaliadores sabiam que estavam na frente de uma pessoa especial, por isso deram a ele o grau necessário e ele pode fazer o doutorado que desejava.




A doença

stephen-hawking.jpg.

Quando começou seus estudos de doutorado, Hawking já vinha sofrendo com os primeiros sintomas da doença e depois que o diagnóstico de ELA (esclerose lateral amiotrófica) foi feito, ele entrou em depressão. Isso ocorreu porque ele recebeu um terrível notícia: Teria apenas mais dois anos de vida. Porém, depois do choque inicial, Stephen se recuperou e sua vida mudou!

Talvez devido a doença destrutiva, Hawking trouxe seu espírito aventureiro para as pesquisas, estudando a fundo algumas teorias e formulando novas explicações para diversos mistérios. Suas descobertas e trabalhos ganharam destaque, além de trazerem muitos prêmios. Mas isso não era o bastante para sustenta-lo, ainda mais com os problemas de saúde, por isso resolveu escrever livros para o grande público.




Popularização

o-universo-numa-casca-de-noz

Escrevendo em parceria com escritores, Hawking virou uma celebridade depois da publicação do livro “Uma breve história do tempo”, que vendeu mais de nove milhões de cópias. A partir desse momento, ele fez documentários, séries de TV e tornou-se um dos principais divulgadores da ciência no mundo todo.

Depois do lançamento do livro “O Universo numa casca de noz”, Hawking confirmou seu estrelato e virou símbolo de ciência. Como sua doença já estava bem avançada, ele também tornou-se um dos maiores representantes das pessoas com deficiência, lutando por seus direitos.




Uma grande mente presa em um corpo frágil

Stephen-Hawking-3

A doença de Stephen não possui cura, nem tratamento efetivo. Ela, basicamente, faz com que os músculos voluntários do corpo parem de funcionar. Em seus primeiros anos com a doença, Hawking ainda conseguia andar, mesmo que com a ajuda de muletas, mas conforme a doença avançava, ele perdia força. Até ter que usar uma cadeira de rodas.

Depois disso, ele perdeu o movimento dos braços, tronco e até mesmo do pescoço. Nos últimos anos, sua face e olhos pararam de mover-se, criando sérias dificuldades para sua comunicação, que é feita por um computador. Antes, ele podia usar os olhos para “digitar” o que queria dizer. Quando a situação ficou pior, Hawking começou a usar músculos da bochecha, que na época era uma das únicas partes do corpo que conseguia controlar.

Hoje em dia, Stephen consegue falar (ou melhor, escrever) uma palavra por minuto. Depois de digitar tudo que quer falar, sua voz, que foi totalmente perdida depois de uma cirurgia, é substituída por uma voz computadorizada. Para que ele não perca totalmente sua capacidade de comunicação com o mundo no futuro, alguns cientistas estão desenvolvendo uma forma de ler o cérebro de Hawking e traduzir suas ondas cerebrais em palavras.

Atualmente, Hawking vive uma vida complicada, indo do hospital para casa. Até mesmo suas palestras, que eram dadas em todos os cantos do mundo, ficaram raras devido a doença.




Prêmios

gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Richard Frederick

    13 de outubro de 2014 em 13:58

    Stephen Hawking, aquele que zomba das crenças dos religiosos ao mesmo tempo que sustenta que os corpos estelares são ligados por cordas mágicas e invisíveis, sua famosa Teoria das Cordas. Por isso que eu não vejo diferença entre ateu e religioso, são tudo fundamentalistas lunáticos.

  2. garuub

    10 de janeiro de 2014 em 15:26

    Esse sim é um Baita de um Exemplo a ser seguido.

  3. Nikita Khrushchov

    14 de outubro de 2013 em 10:22

    Beleza, fera. Mas você já ouviu falar de outro gênio chamado Georges Lemaître? Fariam um post sobre ele?

  4. Rastreio Viagprs

    9 de outubro de 2013 em 23:43

    Eu Tenho uma Breve historia do tempo, Li e reli não ele todo. dficio de entender, mais muito interessante.

  5. Aline Gonçalves

    9 de outubro de 2013 em 18:55

    Só faltou colocarem o fato de que ele é ATEU. Acho que não mencionaram isso pra não gerar mais discussão inútil sobre isso no Minilua.

  6. Mr. Seven

    8 de outubro de 2013 em 20:46

    Conheci ele no The Big Bang Theory

  7. Riddle Boy®

    8 de outubro de 2013 em 03:46

    Nunca ganhou um premio nobel, Cientista polemico que é a favor do suicídio que apesar der ser considerado o homem mais inteligente do século, nenhuma das suas ideias trouxeram tanta revolução quanto a do seus antecessores.
    http://imageshack.us/a/img28/4057/if3.gif

    • The Van Hoheheim

      8 de outubro de 2013 em 12:31

      Existem genios melhores que einsten e nunca ganharam o premio nobel ‘-‘

      • Riddle Boy®

        9 de outubro de 2013 em 11:58

        Fala aí então sabichão?

  8. Soriano

    8 de outubro de 2013 em 01:13

    Até ele com toda sua genialidade afirmou que é mais facil entender o universo do que uma mulher

  9. Creeper-Atômico

    8 de outubro de 2013 em 00:46

    Um grande guerreiro e gênio da Ciência Contemporânea.

  10. Green Oak

    8 de outubro de 2013 em 00:33

    Mesmo com a doença não desistiu e continuou em frente , e vc ai sentado na frente do PC reclamando da vida .
    Eu ouvi dizer que ele tem um “KI” muito alto , mais de 8000 para cer exato (foi o vegeta que disse quando passou lá em casa para o Churrasco dos personagens fodas que ficam em segundo , o Luigi também tava lá)

  11. Noob Saibot

    7 de outubro de 2013 em 23:36

    Como já dizia Facção Central – Castelo Triste

    …”Aí cuzão preconceituoso, Bethoveen era surdo
    Steve Wonder é cego e encanta o público
    Depois de Einstein, o físico mais brilhante do planeta
    Steve Hawking, o matemático preso numa cadeira”…

  12. Dragon of the Darkness Flame

    7 de outubro de 2013 em 23:30

    Good post,gosto muito dos livros,e do trabalho dele…

  13. metaleiro

    7 de outubro de 2013 em 23:13

    conheci esse genio atravez do big bang kkk

  14. Dark J

    7 de outubro de 2013 em 21:41

    Bruce Lee e Stephen Hawking, dois exemplos de nunca desistir de seus sonhos.

  15. Wagner

    7 de outubro de 2013 em 21:00

    E ELA tentou atrapalhar a vida dele, porém ELA não conseguiu e_e

    • Little Uchiha™

      7 de outubro de 2013 em 21:04

      Mulheres, sempre tentando fuder com o homem.

      • Little Uchiha™

        7 de outubro de 2013 em 21:47

        Não tentaram me corrigir?

        • Karkat Vantas

          9 de outubro de 2013 em 16:45

          Não, ja acostumaram com isso :v

  16. Lucas Rodrigues

    7 de outubro de 2013 em 20:26

    Só uma palavra o define: GUERREIRO!
    Muito emocionante essa história, não deixou a doença lhe derrubar, um verdadeiro exemplo a ser seguido 🙂

    • Lilian

      7 de outubro de 2013 em 21:18

      Sim, embora algumas pessoas não sigam esse exemplo… Uma mulher conhecida da minha tia ( minha tia é médica ) estava sem os movimentos por causa de um acidente… Ela falava com todos do hospital, era mt alegre. Mas um dia ela soube que ia fazer uma cirurgia, mas chegou o dia e o médico a chamou em sua sala e disse: vc não vai poder fazer a cirurgia e o seu caso não poderá ser resolvido… Vc não vai poder andar nunca mais… Minha tia foi visita-la uns dias depois e ela ( aquela mulher que não pode mais andar) não falava mais, não ria.. Entrou em depressão por algum tempo. Ficava com febre( coisa que ela não tinha a algum tempo atrás) depois de mt tempo morreu dessa depressão. 🙁

      • Aline Gonçalves

        9 de outubro de 2013 em 18:59

        nem todos são gênios da Ciência ou seja nem todos tem um propósito pra viver e viver assim, sinceramente é só pros fortes mesmo

        • Lilian

          11 de outubro de 2013 em 22:22

          Infelizmente

      • Lucas Rodrigues

        8 de outubro de 2013 em 06:15

        Nossa, que triste 🙁

        • Lilian

          8 de outubro de 2013 em 12:53

          Pois é. É a vida…

      • Creeper-Atômico

        8 de outubro de 2013 em 00:48

        Tenso…

  17. Angel Bob

    7 de outubro de 2013 em 20:12

    Mas, falando sério. Tenho orgulho, só de admirar esse cara.

  18. Little Uchiha™

    7 de outubro de 2013 em 20:12

    Só sei que esse cara é um péssimo perdedor, chorão e competitivo kkkkkk
    Acho que houve um caso dele com a enfermeira dele né? , vi isso em big bang e em outro lugar, mas deixando piadinhas de lado, Q guerreiro!

  19. Angel Bob

    7 de outubro de 2013 em 20:10

    Só faltou uma coisa neste post, Stephen é fã de “Doctor Who”!

    • Diego Martins

      8 de outubro de 2013 em 14:24

      Era para ter uma sessão de curiosidades no fim, mas no evento que eu estava a internet parou de funcionar, tive que escrever só com o que já tinha pesquisado XD

      • Angel Bob

        10 de outubro de 2013 em 23:17

        Mas, você vai fazer uma post de curiosidades?

  20. lipesg

    7 de outubro de 2013 em 19:50

    Dêem logo o Nobel para o homem poxa!

    • Diego Martins

      8 de outubro de 2013 em 14:22

      Pior que vão esperar ele morrer antes, sempre assim.

      • Felipe Seko

        13 de outubro de 2013 em 01:20

        pessoas mortas não ganha o Nobel

    • Lilian

      7 de outubro de 2013 em 21:19

      Falou bonito.

  21. Mariana Kaulitz

    7 de outubro de 2013 em 19:30

    NOSSA ESSA DOENÇA É TERRÍVEL!

  22. Gamzee Makara (nepeta)

    7 de outubro de 2013 em 19:27

    me lembro dele dos simpsons ‘-‘

  23. Sousa Caldas

    7 de outubro de 2013 em 19:06

    Esse ai, é um verdadeiro vencedor vitorioso!

  24. Greg

    7 de outubro de 2013 em 19:01

    Mui interessante !

  25. L

    7 de outubro de 2013 em 18:51

    “Uma breve história do tempo”, “O Universo numa casca de nós”, É taí mais dois livros pra incluir na minha coleção…..

    • Diego Martins

      8 de outubro de 2013 em 14:23

      Nem fale, também tô afim, mas por enquanto estou em contentando com Carl Sagan.

      • L

        9 de outubro de 2013 em 23:03

        não conheço mas vou procurar conhecer um pouco sobre ele…
        mas muito obrigado pela dica Diego….

  26. L

    7 de outubro de 2013 em 18:49

    malditos ninjas cortadores de cebola mal posso ver seus movimentos……T_T

  27. Terrorista

    7 de outubro de 2013 em 18:48

    Stephen Hawking é doidera.

  28. Lhama Charmosa

    7 de outubro de 2013 em 18:44

    Lembrei desse episódio…

    [img]http://i1.cdnds.net/12/14/618×437/bigbangtheory_stephenhawking2.jpg[/img]

    Desse também…

    [img]http://1.bp.blogspot.com/-zTOLKE29PrA/UjryVd5psII/AAAAAAAABVc/dCOKzpZ5dkA/s1600/stephen-hawking-simpsons.jpg[/img]

    • Felipe Langame

      28 de outubro de 2013 em 19:16

      todos épicos :p

    • Lucy

      9 de outubro de 2013 em 11:27

      [img]http://i.imgur.com/w3Qzt5G.png[/img]

    • Soriano

      8 de outubro de 2013 em 01:13

      legal também é um epi de padrinhos mágicos que ele prova que 2+2=5

    • Maloqueiro popai

      7 de outubro de 2013 em 20:21

      Esqueceu dessa xD
      [img]http://collateraldamage.files.wordpress.com/2008/03/gygax.jpg[/img]

    • Felipe Langame

      7 de outubro de 2013 em 19:29

      Tudo em uma frase : “Fiz caquinha e entreguei pro Stephen Hawking” ahuahuahu

      • Capitão Jack Sparrow

        7 de outubro de 2013 em 20:17

        Esqueceu de dizer que ele desmaio.

53 Comentários
mais Posts
Topo