Minilua

Sua personalidade pode determinar seu cheiro

A fim de tentar reconhecer a personalidade de uma pessoa, pesquidasores da Universidade de Wroclaw, na Polônia, decidiram utilizar um indicador conhecido e relevante: ‘traços da personalidade podem alterar seu odor corporal’.

Para o estudo foram recrutados 30 homens e 30 mulheres, onde cada um ganhou uma camiseta branca de algodão que deveriam usar por três dias. Foi proibido usar perfume ou qualquer outro tipo de produto para disfarçar o cheiro, além de fumar e comer alimentos com odores muito fortes.

Após o período especificado, as camisetas foram recolhidas e cada uma foi colocada em um saco plástico inodoro e não transparente. Neste ponto do estudo foram selecionados 100 homens e 100 mulheres para avaliar o cheiro das camisetas.

Estes avaliadores classificaram cheiros semelhantes e classificaram, a fim de separar “grupos de odores”. Em paralelo, um acompanhamento psicológico foi conduzido com os 60 voluntários, que também foram separados de acordo com os traços da personalidade, definind: extroversão (alto grau de sociabilidade), dominância (vontade de liderar) e nervosismo (constantes demonstrações de ansiedade).

Ao final da pesquisa dos dados dos cheiros das camisas e os resultados psicológicos foram analisados. Os dados não foram perfeitos, porém houve grande semelhança entre um determinado cheiro e um traço psicológico.

O estudo concluiu que pessoas com alto grau de nervosismo tendem a suar mais, o que reflete em seu cheiro, porém, características como dominação fazem com que certos tipos de hormônios sejam produzidos em maior quantidade, um fator que pesa bastante na balança.

Adaptado de hypescience