Minilua

Superpoderes animais: Abelhas #2

Para sobreviver, os animais precisam desenvolver técnicas para caçar, se esconder e todo tipo de artimanhas, mas algumas vezes eles desenvolvem maneiras de fazer certas coisas que mais parecem superpoderes:

A abelha

As abelhas são como formigas com asas e passam seus dias extremamente atarefadas, afinal para produzir um simples quilo de mel, elas precisam visitar cinco milhões de flores. Em um bom dia de trabalho cada abelha consegue visitar até 40 mil flores, recolhendo pólen e depois levando para colmeia.

Para organizar essa trabalheira, elas se reúnem em colmeias de até 80 mil abelhas e um pouco menos de 500 zangões. Tudo isso é comandado pela rainha, que reina por até cinco anos. O estranho é que se nascem duas rainhas elas lutam até a morte, pois apenas uma pode comandar por vez.

Como todo mundo sabe, as abelhas normalmente deixam seu ferrão para trás quando picam alguém e por isso elas acabam morrendo pouco tempos depois, mas como a via média de uma abelha é de pouco mais de um mês e meio, elas não sacrificam tanto tempo de vida assim.

O superpoder

As abelhas passam o dia voando de um lado para outro em um mundo que é enorme para elas, afinal são bem pequenas. Assim elas precisam ter algo que lhe ajude na localização e esse é seu superpoder.

A abelha possui um estranho “órgão” dentro do abdômen, que é feito de partículas de ferro e magnetita (mineral magnético). Assim ela consegue se localizar em relação ao polo campo magnético da terra, como se aquele órgão de metal dela fosse uma espécie de bússola implantada em seus abdômen. Graças a isso, as abelhas conseguem achar o caminho de casa todos os dias.

Para completar, elas tem outro poder incrível. Uma abelha normalmente possui cinco olhos, dois são aqueles grandes que todo mundo conhece, mas elas tem mais três pequenos que são usados para medir a luminosidade.  E, apesar delas não enxergarem vermelho, seus olhos conseguem algo realmente impressionante, sendo capazes de gerar imagens com um zoom de 60 vezes!

Essa é a abelha, um pequeno ser com impressionantes poderes.

 

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/