Minilua

A surpreendente inteligência animal

Nós somos os únicos seres racionais do planeta Terra, mas existem muitos animais com uma inteligência surpreendente convivendo conosco:

Corvos

Historicamente, os corvos são considerados inteligentíssimos. As capacidades dessas aves são tão grandes, que o intelecto delas pode ser comparado a uma criança de 7 anos.

Um estudo feito por Sarah Jelbert, pela Universidade de Auckland, revelou que os corvos são capazes de resolver problemas complexos para atingir uma recompensa. Usando um teste onde as aves precisavam usar pedras para elevar o nível de água de um pote, a pesquisadora mostrou que essas aves pensam bastante e conseguem usar as leis da natureza a seu favor.  

De maneira incrível, os corvos conseguiram entender que as pedras jogadas dentro do pote subiam o nível da água, dando acesso a comida. Assim eles completaram o teste. Algo que muitas crianças não conseguem fazer sem uma explicação direta dos adultos.

Cachorros

Todo mundo que convive com cães sabe que esses seres possuem uma inteligência excepcional e isso já foi comprovado por alguns estudos científicos.

O pesquisador Stanley Coren, que tem um livro sobre a inteligência dos cachorros publicado, revelou que os cães são capazes de aprender até 165 palavras diferentes e possuem o intelecto de uma criança de 2 a 3 anos.

Cacatuas

As cacatuas possuem um dom especial, que pode ser complicado para algumas pessoas reproduzirem. Elas tem a habilidade de abrir diversos tipos de fechaduras, como se a evolução as tivesse levado a um patamar de inteligencia que permite a fuga das gaiolas.

A Universidade de Viena desafiou uma cacatua, chamada Pipin, a abrir uma fechadura altamente complexa e o resultado foi incrível. Para abri-la, o animal precisava remover um pino, em seguida um parafuso, depois outro parafuso, após isso girar um roda em 90º e depois levantar um trinco.

A ave esperta solucionou o problema em menos de duas horas, revelando uma capacidade incrível de entender complexos sistemas de travamento.

Golfinhos

Não podemos falar de inteligência animal sem que os golfinhos sejam citados. Esses seres são tão incríveis, que os cientistas acreditam que um dia poderemos nos comunicar com eles e mantermos conversas, como com outras pessoas.

Estudo revelaram que os golfinhos possuem personalidade, reconhecem a si mesmo no espelho (e usam essa imagem para analisar seu próprio corpo), são capazes de pensar no futuro e se comunicar de maneira rudimentar com os humanos.

Os golfinhos são tão inteligentes e comunicativos entre si que, quando ficam presos por um tempo e aprendem algo em cativeiro, como ficar a cima da água com o rabo, eles ensinam aos seus companheiros depois, transmitindo o conhecimento a frente, uma característica humana.

Hoje em dia, depois de todos os estudos, muitos cientistas acreditam que o golfinhos deviam ser tratados como humanos, devido a sua grande inteligência, que supera em muito a de macacos.