Minilua

A surpreendente origem de clássicos da cultura pop

Em um mundo globalizado, a cultura de um lugar pode se espalhar para todos os cantos do planeta, o que cria algo que costumamos chamar de cultura pop. Mas poucas pessoas conhecem a origem de muitos ícones que são conhecidos por milhões de pessoas:

James Bond

Ian Fleming é reconhecido mundialmente pode ter sido o criador do mais famoso agente secreto que existe. Antes de criar James Bond, o autor trabalhou para o governo britânico, onde participava de missões secretas na inteligência Naval. Seu real conhecimento do mundo da espionagem foi a base pra a criação de Bond e suas histórias épicas.

Enquanto escrevia sua primeira obra sobre James Bond, Ian estava tendo um grande problema em encontrar um nome marcante, porém simples para seu herói. Mas eis que o destino lhe ajudou, pois quando olhou em volta, ele viu um livro e foi assim que Bond, James Bond surgiu:

Pale Man

O Labirinto do Fauno é um dos filmes com o visual mais estranho e bizarro da história do cinema e, no meio de tudo isso, um personagem se destaca. Conhecido como Pale Man, o ser que tem olhos nas mãos, chama a atenção por sua face estranha e bizarra:

Mais estranho que a cara desse ser é a origem da mesma. Segundo o diretor do filme, Guilhermo del Toro, durante sua infância, ele morria de medo de arraias e, por isso, o Pale Man tem uma cara que lembra muito esses seres marinhos:

Jack Sparrow

Capitão Jack Sparrow é um dos personagens mais marcantes da história do cinema, graças a genial interpretação de Johnny Depp. É de conhecimento do público em geral que o pirata mais louco dos setes mares foi baseado no guitarrista do Rolling Stones, Keith Richard. Porém, não é apenas essa pessoa que ajudou a formar a personalidade de Jack.

Segundo Depp, Pepe Le Pew foi outra importante fonte de inspiração. Johnny revelou que acha o gamba dos desenhos o personagem mais galanteador do mundo, algo que caiu muito bem na personalidade do capitão do Pérola Negra.

Clube da luta

Um dos maiores ícones do cinema mundial é o aclamado filme Clube da Luta. O longa, que foi baseado na obra de Chuck Palahniuk, foi adaptado com Brad Pitt e Edward Norton nos papéis principais.

E apesar dos milhões de fãs, poucos sabem a origem da historia central do filme e ela é surpreendente. Chuck, certa vez, se envolveu em um briga, depois de discutir por causa do som alto com outro homem. No dia seguinte, ele foi ao trabalho, cheio de cicatrizes e machucados, porém, em nenhum momento, alguém lhe perguntou sobre o que havia acontecido. Vendo aquilo, Chuck notou que as pessoas não querem conhecer nosso lado obscuro e desejam apenas nos conhecer o bastante para um bate-papo sem profundidade e dessa ideia surgiu o roteiro desse grande filme.