A surpreendente origem das palavras #3

Todos os dias, nós usamos palavras para nos comunicar com as outras pessoas, mas são raras as vezes em que paramos para pensar no seguinte: “De onde surgiram essas palavras? E qual seu real significado?”

Quase toda palavra possui uma origem e um porque, muitas vezes são surpreendentes:




Azar

dados--azar-wallpaper-18332

Essa palavra tem origem árabe. Durante a época das cruzadas, era normal o jogo de dados entre os árabes, que chamavam-no de “al Zahr”. Com o tempo, essas duas palavras começaram a ganhar uma conotação negativa, virando o famoso azar.




Desastre

planets

Os gregos olhavam muito para o céu e usavam a posição dos planetas para explicar diversas coisas. Por isso, a palavra desastre remonta essa época, onde “dis” significa mau e “aster” quer dizer estrela.




Heresia

Untitled

A palavra heresia, que hoje em dia tem conotações religiosas e pecaminosas, possui origem grega e significava simplesmente “escolha” naquela época.




Lunático

Casa Lunático

A palavra lunático, que quer dizer louco para nós, tem origem no latim “luna”, que significava Lua. No passado, muitos acreditavam que os problemas mentais eram causados pela Lua, por isso que a palavra lunático virou sinônimo de maluco.




Quarentena

quarentena capa

Após as viagens de barco para diversos lugares do mundo, os franceses faziam os marinheiros ficarem “qarante” dias esperando para retornarem a terra e foi assim que a quarentena surgiu.




Panfleto

158-610x360

A origem dessa palavra vem de um poema chamado Pamphilus, que foi escrito e distribuído livremente nas cidades. Devido a sua popularidade, tudo que foi escrito e dado as pessoas nas ruas de graça ganhou o apelido de Pamphilus, que acabou virando panfleto por aqui. 

  1. Dr.V

    20 de maio de 2014 em 16:20

    Interessante,não sabia de nenhuma dessas 😛

  2. Jesse Pinkman

    18 de maio de 2014 em 22:45

    Então não era uma pessoa que ficou tirando palavras aleatórias da cabeça e escrevendo no dicionário….. quem garante???

  3. Riddle Boy®

    18 de maio de 2014 em 22:17

    Por isto eu sou minilunatico com muito orgulho .-.

  4. ultramen Tiga

    18 de maio de 2014 em 15:45

    mini LUNÁTICO! OH GOD FAÇO PARtE DE UMA SEITA DA LUA!

    • Jesse Pinkman

      18 de maio de 2014 em 22:45

      Na verdade, vc é um maluco do tamanho de uma formiga

  5. Angie

    18 de maio de 2014 em 15:28

    Interessante, não sabia da origem de nenhuma dessas palavras. A forma que o ser humano usa pra se comunicar se pararmos pra pensar, é mais que admirável.

  6. Emmanov Kozövisck

    18 de maio de 2014 em 15:16

    “A palavra heresia, que hoje em dia tem conotações religiosas e pecaminosas, possui origem grega e significava simplesmente “escolha” naquela época.” Certo, mas como esta palavra adquiriu um significado religioso e pecaminoso? Eu até tenho uma suposição, mas não posso torná-la como verdade por não possuir fatos concretos.

    • Fora Esteira

      18 de maio de 2014 em 15:24

      A Igreja Católica faz o que quer e porque sim. Agora cala a boca senão eu vou te queimar na fogueira, seu herege.

      • Emmanov Kozövisck

        18 de maio de 2014 em 15:40

        • nightmare_wolf

          19 de maio de 2014 em 09:57

          e o dollynho tambem
          [img]http://http://images.uncyc.org/pt/thumb/9/90/Dolly_satanico.jpg/210px-Dolly_satanico.jpg.png[/img]
          LOL

        • DCemblemático

          18 de maio de 2014 em 17:05

          Qualquer semelhança é mera coincidência he-he-he

      • Emmanov Kozövisck

        18 de maio de 2014 em 15:37

        Os ateus (do mundo ocidental) e satanistas deveriam agradecer muito ao cristianismo e vice-versa, pois sem a existência de Jesus e de Deus não haveria quem lutasse contra eles e não acreditassem neles. Logo, todos deveriam criar uma Igreja Única que reuniria todos os seres humanos, com suas crenças e mitos.

        • Super Choque

          18 de maio de 2014 em 18:26

          Os ateus não são contra Deus, como alguém vai ser contra algo que acredita que não exista ?

          • Fora Esteira

            18 de maio de 2014 em 18:43

            É tipo dizer que satânicos não acreditam em Deus.

          • Capitão Ablon de Ghanor da Ordem dos HUEBR

            18 de maio de 2014 em 20:42

            Mas existem alguns satânicos que não acreditam em deus.

          • Fora Esteira

            18 de maio de 2014 em 20:55

            Só me explica onde está o sentido nisso? Quer dizer, se você serve ao Diabo, logo o Deus que pensamos ser o “bom” é, na verdade, o “ruim”, então ele na verdade seria o Diabo… Pra crer em um “tem” que crer o outro… A não ser que exista algum ponto de vista onde Deus não existe, só o Diabo…

          • Capitão Ablon de Ghanor da Ordem dos HUEBR

            18 de maio de 2014 em 21:01

            Satânicos são os que acreditam e seguem satã, não necessariamente há um bom e um mal na historia.

          • Fora Esteira

            18 de maio de 2014 em 21:03

            Eu só dei um exemplo.

        • Fora Esteira

          18 de maio de 2014 em 15:50

          Ah, e já existe uma Igreja assim, ela é chamada “O Templo dos Hereges Cujos Escaparam da Fogueira”

          • Emmanov Kozövisck

            18 de maio de 2014 em 16:52

            Faço parte dela!

        • ultramen Tiga

          18 de maio de 2014 em 15:47

          what?

        • Fora Esteira

          18 de maio de 2014 em 15:46

          Eu não sou contra a Igreja Católica, eu só acho que eles fizeram muito mal à população e que, se eles não fossem tão mente fechada, pessoas inocentes não precisariam ter morrido e pagado por simplesmente pensarem diferente. Joana d’Arc é só um pequeno exemplo, e quando digo pequeno, eu quero dizer pequeno com todo seu significado ao pé da letra, porque ainda se fosse só ela que morreu injustamente…
          Antes do catolicismo, existiam muitas outras crenças, e ninguém era obrigado a acreditar naquilo, mas depois do catolicismo, todos foram obrigados à acreditar, caso contrário, seriam mortos da pior forma possível.

          • Forasteira Hardrock

            19 de maio de 2014 em 16:26

            Concordo contigo.. definiu minha maneira de pensar

          • Emmanov Kozövisck

            19 de maio de 2014 em 22:21

            Ah, que criatura mais ordinária e sem criatividade! Deve acreditar na filosofia dos Gorks.

          • Forasteira

            20 de maio de 2014 em 13:39

            Fica calmo, Newton te ama!

          • Emmanov Kozövisck

            20 de maio de 2014 em 19:51

            Sim, eu sei.

          • Forasteira

            19 de maio de 2014 em 16:35

            Qualé a de roubar meu nick? Tu tá de armação pra cima de mim? Meu olho tá aberto, morô?

          • Emmanov Kozövisck

            18 de maio de 2014 em 15:59

            O meu comentário acima foi puramente cômico, mas já que tu queres um diálogo sério, tu o terás. Eu não sou contra nenhuma crença, pois acredito que todos têm o direito de escolher o que acreditam, desde o cristianismo até o satanismo, mas sou contra a influência negativa que as religiões exercem em seus crentes. A fé é pessoal e a religião é estatizada e burocrática, e por tais motivos o mundo sofreu desgraças (e ainda sofre) graças a elas.
            Eu acredito que a religião surgiu a partir de uma interpretação da fé e após essa interpretação ser feita, aquele que o fez quis propagar sua ideia à todos de forma maníaca. A partir disso, o “chefe” quis divulgar e propagar a sua opinião, neutralizando todos que discordavam com ela. Esse pensamento irracional causou muitas desgraças ao mundo, mas não deve-se culpar unicamente ao catolicismo, pois TODAS as religiões tem esse aspecto semelhante, mesmo que de forma mais amena.
            Agora, eu tenho uma dúvida. Como você pode afirmar “Antes do catolicismo, existiam muitas outras crenças, e ninguém era obrigado a acreditar naquilo […]”? Quem garante-me que outras religiões não seguiam o mesmo aspecto do catolicismo, só quem em menor escala?

          • Fora Esteira

            18 de maio de 2014 em 16:30

            Você está certo, e eu concordo com você. Eu realmente não posso garantir que ninguém era obrigado a acreditar no que lhes era imposto, assim como ninguém pode garantir se Deus existe ou não, se a bíblia é verdade e etc. Falhei em meu comentário, minhas sinceras desculpas.
            Eu tenho várias teorias, tanto sobre a bíblia como para com a criação do mundo, mas não posso garantir que estão certas. E, no final, todos falhamos.

  7. Repede

    18 de maio de 2014 em 15:08

    A origem da palavra também pode ser chamada de Etimologia que é o estudo de suas origens.

  8. Matheus Silva

    18 de maio de 2014 em 14:56

    EU SO LUNATICO??

    MOTIVOS PARA NAO ACESSAR O MINILUA:::
    (1) O SITE NAO APOIA A PROSTITUIÇÃO
    (B) NAO TEM SUPORTE PARA ENVIO DE TORRESMO GRÁTIS POR COMENTARIOS
    (III) NAO DISTRIBUI ANGU GRATUITAMENTE PARA SEUS USUARIOS
    (4°) NAO SABEM A DIFERENÇA ENTRE PARAFUSO GRUDADO DE CLÍNICA OU JOIAS DE MACACO
    (6) AS PESOAS QUE COMENTAM NO MINILUA TEM PROBLEMAS MENTAIS (MENOS EU)

    • Marvelunatico

      18 de maio de 2014 em 15:21

      É? e
      [img]http://1.bp.blogspot.com/-xuWDCFalPmw/TjCiq-3oXQI/AAAAAAAAAFA/wgVen9VASc0/s1600/Street_Fighter_HD___Ken_Sample_by_UdonCrew.jpg[/img]

      [img]http://img1.wikia.nocookie.net/__cb20130822003953/simswiki/pt-br/images/6/6e/CAS_The_Sims_2.png[/img]

      [img]http://www.famossul.com.br/blog/wp-content/uploads/porta-tauari-famossul1.jpg[/img]
      ?

      • Matheus Silva

        18 de maio de 2014 em 17:16

        MARVELUNATICO, TO POCO ME FUDENDO SE ALGUEM SE IMPORTA OU NAO, EM RESUMO EU TENHO TODO O DIREITO DE ME PROSTITUIÇÃO TIO DE ANGU!

        • Capitão Ablon de Ghanor da Ordem dos HUEBR

          18 de maio de 2014 em 20:49

          Tu anda fumando muita pedra de calçada…

          • Fora Esteira

            18 de maio de 2014 em 21:01

            Que nada, ele anda fumando musgo enrolado em papel de pão.

      • Fora Esteira

        18 de maio de 2014 em 15:43

        Eu saquei essa zueira, tá?
        Mas o correto é “Nobody yes door”

        • Capitão Ablon de Ghanor da Ordem dos HUEBR

          18 de maio de 2014 em 20:45

          Aqui é “Nobodi ies dor”

          • Marvelunatico

            18 de maio de 2014 em 20:48

            No

            [img]http://www.emaisgoias.com.br/noticias/imagens/30451/d4a875b3343e5399631147fdca1aa5b5.jpg[/img]

            [img]http://www.dotsites.com.br/imagens/clientes/39/Logotipo.jpg[/img]

            [img]http://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2012/06/Dor_cronica.jpg[/img]

          • Capitão Ablon de Ghanor da Ordem dos HUEBR

            18 de maio de 2014 em 21:11

            LOL HUEHEUHEU

        • Emmanov Kozövisck

          18 de maio de 2014 em 15:49

          Não, ele está correto. Somos brasileiros e não precisamos de seu imperialismo americano.

          • Fora Esteira

            18 de maio de 2014 em 15:53

            Vou relevar.
            Nobody yes door é um termo com o selo hu3 de qualidade, logo não faz sentido nos EUA.
            Quanto ao meu “imperialismo americano”, é melhor parar de fumar orégano, ó intérprete de Pegasus Fantasy…

          • Capitão Ablon de Ghanor da Ordem dos HUEBR

            18 de maio de 2014 em 20:47

            Não, não tem o selo HUEBR de qualidade, “nobodi ies dor” que o tem.

          • Emmanov Kozövisck

            18 de maio de 2014 em 16:05

            Faça elevar!
            O Cosmo no seu coração
            Todo MAL, combater
            Despertaaaarrrrrr o PODER!

            Nobre Forasteira, eu sei que este termo tem o selo hu3 br de qualidade, mas este termo surgiu a partir da frase “Ninguém se importa” ou “Quem se importa” A partir daí, o imperialismo americano impregnou-se na mente dos brasileiros hu3 br e eles criaram esse termo para homenagear o Tio Sam.

            E eu não fumo orégano, mas sim cheiro rosa.

          • Fora Esteira

            18 de maio de 2014 em 16:26

            Tudo bem, então. Só porque você cantou Pegasus Fantasy, vou abaixar a cabeça e seguir em frente.

          • DCemblemático

            18 de maio de 2014 em 17:01

            E eu pensando que ia te uma treta agr, mais estava errado, forasteira pq tu acabaste com essas tretas? he-he-he

          • Fora Esteira

            18 de maio de 2014 em 17:13

            Eu admito meus erros e, mesmo quando não estou errada, relevo ou aceito o ponto de vista do próximo.

          • DCemblemático

            18 de maio de 2014 em 17:25

            Isso sim e um ato lindo de se ver he-he-he
            [img]http://geradormemes.com/media/created/k2ee60.jpg[/img]

          • Emmanov Kozövisck

            18 de maio de 2014 em 16:48

            Saint Seiya faz você ganhar uma discussão na internet. Opa, essa eu não sabia. Vou anotar na minha lista!

      • Cacuety Comment

        18 de maio de 2014 em 15:42

        Quando você mesnos espera um BR aparece hu3hu3hu3hu3hu3h3u3hu3hu3

        [img]http://1.bp.blogspot.com/-hzqeyGyU7xQ/UQEzz4XxiNI/AAAAAAAAZS4/CVOqgxjNHxw/s1600/huehuehue-brbrbr-oque-e-significado-brchan-b-como-usar-humortalouco.gif[/img]

        • Adriano Saadeh

          20 de maio de 2014 em 11:58

          que bruxaria infernal

        • Jeff Dantas

          18 de maio de 2014 em 22:05

          Nossa, nossa, einnn? Isso q eh seca!!!!

          • Marvelunatico

            18 de maio de 2014 em 22:41

            Só pensa em safadezas ein Jeff? kkkkkkkk

  9. Senhor do Tempo

    18 de maio de 2014 em 14:26

    Os árabes deviam ser os mestres

    [img]http://mlb-s1-p.mlstatic.com/arte-de-roubar-no-jogo-rarissimo-livro-ricardo-arruda-1926-14384-MLB217909097_4240-F.jpg[/img]

  10. Ricardo Ok

    18 de maio de 2014 em 14:13

    E esse poema Pamphilus, tem a ver com o latim Papiro?

  11. Fora Esteira

    18 de maio de 2014 em 14:07

    “Essa palavra tem origem árabe. Durante a época das cruzadas, era normal o jogo de dados entre os árabes, que chamavam-no de “al Zahr”. Com o tempo, essas duas palavras começaram a ganhar uma conotação negativa, virando o famoso azar.” Realmente, não sabia dessa. Muito interessante!
    Pra ver como todas as línguas tem a influência inegável de outras faladas em lugares muito distintos.

  12. Lucas Rodrigues

    18 de maio de 2014 em 14:04

    “A palavra lunático, que quer dizer louco pra nós…”
    Não é a toa que os users são chamados de minilunáticos ._.

    • Adriano Saadeh

      20 de maio de 2014 em 11:55

      Eu que batizei hihiihih
      😮

    • ultramen Tiga

      19 de maio de 2014 em 10:46

      não é a toa que chamamos este sitio de hospício virtual 😀

      • Marvelunatico

        19 de maio de 2014 em 11:45

        Hospício virtual, Seita satânica, Site Illuminati, Grupo Terrorista, Movimento Ateu…etc, etc…

        • ultramen Tiga

          19 de maio de 2014 em 17:05

          heuheuhe

    • cara anonimo

      18 de maio de 2014 em 21:07

      boa kkkkk

  13. The Fox

    18 de maio de 2014 em 13:53

    É estranho uma palavra de origem árabe ser portuguesa…

    • Jairo Leal

      19 de maio de 2014 em 15:08

      Pode ter certeza de uma coisa, quase todas as palavras que começam com “al” vem do árabe!

  14. DCemblemático

    18 de maio de 2014 em 13:49

    Bem interessante essa materia he-he-he

64 Comentários
mais Posts
Topo