Minilua

A surpreendente origem das palavras #3

Todos os dias, nós usamos palavras para nos comunicar com as outras pessoas, mas são raras as vezes em que paramos para pensar no seguinte: “De onde surgiram essas palavras? E qual seu real significado?”

Quase toda palavra possui uma origem e um porque, muitas vezes são surpreendentes:

Azar

Essa palavra tem origem árabe. Durante a época das cruzadas, era normal o jogo de dados entre os árabes, que chamavam-no de “al Zahr”. Com o tempo, essas duas palavras começaram a ganhar uma conotação negativa, virando o famoso azar.

Desastre

Os gregos olhavam muito para o céu e usavam a posição dos planetas para explicar diversas coisas. Por isso, a palavra desastre remonta essa época, onde “dis” significa mau e “aster” quer dizer estrela.

Heresia

A palavra heresia, que hoje em dia tem conotações religiosas e pecaminosas, possui origem grega e significava simplesmente “escolha” naquela época.

Lunático

A palavra lunático, que quer dizer louco para nós, tem origem no latim “luna”, que significava Lua. No passado, muitos acreditavam que os problemas mentais eram causados pela Lua, por isso que a palavra lunático virou sinônimo de maluco.

Quarentena

Após as viagens de barco para diversos lugares do mundo, os franceses faziam os marinheiros ficarem “qarante” dias esperando para retornarem a terra e foi assim que a quarentena surgiu.

Panfleto

A origem dessa palavra vem de um poema chamado Pamphilus, que foi escrito e distribuído livremente nas cidades. Devido a sua popularidade, tudo que foi escrito e dado as pessoas nas ruas de graça ganhou o apelido de Pamphilus, que acabou virando panfleto por aqui.