Minilua

A surpreendente origem das palavras

Todos os dias, nós usamos palavras para nos comunicar com as outras pessoas, mas são raras as vezes em que paramos para pensar no seguinte: “De onde surgiram essas palavras? E qual seu real significado?”

Quase toda palavra possui uma origem e um porque, muitas vezes são surpreendentes:

Aluno – Ela vem do latim “alumnus”, que significa “criança de peito, lactente, menino” e, por extensão de sentido, “discípulo”. O verbo ao qual se liga é alere, “fazer aumentar, nutrir, alimentar”.

Erroneamente, alguns alegam que a origem da palavra é outra. A palavra poderia ser dividida em dois, onde a primeira parte é o “a”, que significa ausente ou sem, e a parte “luno” que em latim é lumni e poderia ser traduzida como luz. Ou seja, aluno seria aquele sem luz, que não possui o conhecimento.

Secretária – Com origem no latim “secretarium”, a palavra secretária que dizer guardião dos segredos, que deve deixar tudo oculto e revelar apenas para o chefe.

Cadáver – Se você pensar um pouco poderia até descobrir a origem dessa palavra, pois ela é bem literal. Ela é uma junção das sílabas inicias de “carne dadas aos vermes”.

Carnaval – A origem dessa palavra é um pouco mais polêmicas. Alguns dizem que ela vem do latim “carne vale”, que significa adeus a carne. Contudo existe outra vertente, que afirma que a palavra carnaval na verdade vem da sílabas iniciais das palavras “carne nada vale”, uma referência a libertinagem dessa festa, onde as pessoas devem esquecer tudo e aproveitar os desejos carnais, pois nosso corpo nada vale sem isso.

Baunilha – O significado mais antigo dessa palavra é vagina, mas para chegar até essa origem obscena existe todo um caminho. Os astecas deram a essa planta o nome de “vainilla”, que vem de “vaina”. E no latim “vaina” quer dizer vagina. A baunilha acabou ganhando esse nome, pois suas folhas se abrem de um jeito que lembra o órgão sexual feminino.

Quer saber a origem de mais palavras? Não deixe de curtir esse post!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/