Minilua

O tamanho do seu cérebro pode prever quantos amigos você terá

Você já pensou que fazer amigos e mantê-los pode estar diretamente ligado ao tamanho de uma região de seu cérebro?

De acordo com uma equipe de cientistas britânicos, liderada pelo professor Oxford Robin Dundar, o córtex pré-frontal orbital, uma região do cérebro, desempenha um papel fundamental na capacidade do indivíduo de sustentar amizades por longo período.

Se capaz de entender a perspectiva de outra pessoa (mentalização) e o que ela está pensando (leitura da mente), são considerados dons essenciais para manter uma conversa e criar uma relação de amizade.

Mentalização é o lugar onde um indivíduo é capaz de seguir uma hierarquia natural, envolvendo os estados mentais de outro indivíduo”, disse Dundar.

Foram analisados cerca de 40 voluntários, os quais tiveram que listar as pessoas com quem tiveram contato nos últimos sete dias, ou seja, quantos amigos tinham visto neste período.

“Descobrimos que os indivíduos que tinham mais amigos se saíram melhor em tarefas de mentalização, possuindo mais volume no córtex frontal orbital, a parte do cérebro anterior imediatamente acima dos olhos. Entender essa ligação entre o tamanho cerebral de um indivíduo e o número de amigos que possui nos ajudará a entender os mecanismos que levaram os seres humanos a desenvolver cérebros maiores do que outras espécies de primatas nos últimos milhões de anos”, concluiu Dundar.

 

Adaptado de jornalciencia