As tecnologias que irão mudar a sua vida nos próximos anos

Todo dia uma nova ideia que pode mudar o mundo surge,  mas para uma invenção chegar até o nosso dia a dia, pode levar anos entre pesquisas, protótipos e fracassos. As tecnologias que irão mudar a sua vida nos próximos anos já foram inventadas e estão sendo aperfeiçoadas para chegarem até você na próxima década.




Impressora 3D

20141738221342
A tecnologia da impressão 3D não é atual, surgiu em 1984, mas só recentemente que as impressoras 3D ficaram mais poderosas e baratas e até possíveis de serem construídas em casa. Com essa poderosa ferramenta de criação, novas aplicações surgem para esses equipamentos, como por exemplo, a bioimpressão de membros para o corpo humano que deve aumentar até 2020.

Empresas como Nike e Adidas, por exemplo, já anunciaram que seus tênis poderão ser impressos em 3D em breve. Essa tecnologia também está sendo usada para criar protótipos de automóveis, imprimindo peças específicas de veículos. Recentemente, a Audi exibiu um carro de tamanho reduzido criado pelas suas impressoras 3D de metal. A empresa Local Motors, que já criou vários protótipos de carros com impressão 3D, anunciou que vai fabricar um automóvel completo e em tamanho real somente através de impressão 3D nos próximos anos.




Carros autônomos

20142133673346
Os veículos autônomos integram um conjunto de tecnologias de sensores e sistemas de controle para determinar as melhores opções de ações a serem tomadas e executá-las da maneira mais segura possível. Essa revolução nas ruas tem prazo final de lançamento das grandes montadoras, é o ano de 2020. Porém, é provável que essa tecnologia só deve ser adotada em massa a partir de 2025.

Até 2050, estima-se que as pessoas não precisarão mais colocar as mãos em um volante de carro. Atualmente, companhias como a Tesla e o Google já têm carros que dirigem parcialmente sozinhos.




Realidade Virtual e Realidade Aumentada

size_810_16_9_realidade-virtual
Com o objetivo de recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, a realidade virtual coloca o usuário de aparelhos, como o Oculus Rift, em um ambiente totalmente virtual, com o qual não se pode interagir fisicamente. Já a realidade aumentada traz elementos do mundo virtual para o mundo real, como alguns aplicativos já fazem, por exemplo, colocar um dinossauro no meio da sua sala de estar. Ou como aqueles óculos do Exterminador do Futuro, que traz informações em tempo real do objeto a sua frente. Essas duas tecnologias podem trazer melhorias para os setores de educação e turismo, pela interatividade que pode trazer ao seu usuário.




Biotecnologia

size_810_16_9_remedio
Em 2018, decodificar o genoma de uma pessoa pode ser mais barato do que comprar um pedaço de pizza! Isso graças a evolução da biotecnologia, que deve ajudar principalmente na redução do impacto ambiental da produção humana e também ajudar a atender demandas globais com mais segurança. Há ainda muitos avanços na indústria farmacêutica, que desenvolve medicamentos mais eficientes, e da têxtil, que inventou o feltro, um tecido que não pega fogo.




Energia solar

20141826706343
A tecnologia que envolve energia solar já existe há tempos, porém não é algo tão popular. Nos últimos anos, o custo médio dos painéis solares tem diminuído bastante. Um painel solar nos Estados Unidos custava aproximadamente US$ 75 em 1972, valor que hoje é de somente alguns dólares. No Brasil, essa tecnologia ainda não é muito barata. Em uma busca rápida na internet vemos valores que partem dos R$500, o que a longo prazo compensa na conta de luz.

A previsão é que até 2050 os painéis solares sejam capazes de gerar 27% da energia total do mundo, segundo pesquisas da Agência Internacional de Energia (IEA). Desta forma, a energia solar irá se tornar a nossa principal fonte de energia no planeta. Isso é ótimo, pois essa fonte de eletricidade é considerada bastante limpa. Se isso se concretizar, aproximadamente 6 bilhões de toneladas de dióxido de carbono poderiam ser evitadas todos os anos.

  1. Guilherme

    23 de maio de 2016 em 19:21

    E a imortalidade vai chegar também 🙂

  2. Eric Eluiz

    21 de maio de 2016 em 01:23

    Tô loco pra imprimir a Alexis Texas hehe

  3. André Silva

    20 de maio de 2016 em 00:28

    “Já a realidade aumentada traz elementos do mundo virtual para o mundo real, como alguns aplicativos já fazem, por exemplo, colocar um dinossauro no meio da sua sala de estar. ” – Hehe, aposto que os caras vão usar pra outra coisa, se é que você me entende.

    • Jhonnatan Henrique Castro

      20 de maio de 2016 em 09:48

      haushaushua

4 Comentários
mais Posts
Topo