Tecnologias que vão salvar o mundo

Nós vivemos a Era de Ouro da humanidade. Nunca antes nós vivemos tanto, tivemos tantas riquezas e conhecimento. Ao mesmo tempo em que usufruímos de todas essas conquistas, temos o perigo de um mundo sem os recursos necessários para manter toda sua população. Por isso, a tecnologia corre para mudar as coisas e salvar o mundo:




Soylent

19bohev1v1y4wjpg

Dois grandes problemas humanos são a falta de tempo e a alimentação. No mundo moderno, as horas são curtas e os dias corridos, com trabalho, faculdade e outras obrigações. Isso faz com que poucos tenham tempo para fazer sua comida, o que leva a uma má alimentação na maioria dos casos. Para completar esse cenário de caos, existe a possibilidade de falta de alimentos no mundo, porque nosso planeta caminha a passos largos para seu limite de produção.

Tentando solucionar todos esses problemas com apenas um golpe, o engenheiro Rob Rhinehart resolveu criar algo chamado Soylent. O composto desenvolvido por ele tem a intenção de suprir todas as necessidades humanas, no quesito nutrição, com o mínimo possível.

Usando ingredientes comuns do dia a dia e tendo inclusive uma versão para vegetarianos, o produto de Rob conquistou o mundo antes mesmo do lançamento. O financiamento coletivo criado para botar o Soylent na prateleira arrecadou mais de 3,5 milhões de dólares.

O Soylent é uma bebida, que lembra muito uma batida, mas contém tudo que um ser humano precisa, custando pouco mais de 10 reais por dia, para as três doses que são necessárias. Dessa maneira, uma pessoa poderia passar um mês inteiro gastando apenas 300 reais, ao mesmo tempo em que se alimenta corretamente.

Os primeiros lotes já foram vendidos nos EUA, mas o gosto não agradou muito os clientes. Contudo pela saúde e pelo preço, talvez o produto conquiste o mercado.




Forno sem gás ou lenha

Solar_oven_Portugal_2007

Para cozinharmos alguma coisa, nós precisamos ter um fogão, que usa gás. Ou algum outro tipo de equipamento, que também precisa de combustível para funcionar. Contudo, existe um forno feito com espelhos e metais que pode ser a solução para todos esses problemas.

Utilizando um jogo de espelho, que direcionam a luz para o local onde o alimento é cozido, o forno solar consegue atingir temperaturas de 180 graus, o mesmo que um fogão é capaz. Como mais de 2 bilhões de pessoas usam madeira e gás todos os dias para fazer seus alimentos, se elas decidissem mudar esse hábito, o mundo poderia receber menos poluição. Fora que, ao longo prazo, esse forno é extremamente barato, pois dura até 20 anos e consome zero de combustível.




Árvores que dão luz

Bioluminescent-Tree

Praticamente todas as cidades do mundo possuem milhares de postes espalhados por todos os cantos para iluminar as ruas a noite. Porém, existem poucas árvores, afinal elas criam pontos escuros e não são muito desejadas após escurecer.

Para solucionar esse enorme problema moderno, Daan Roosegaarde, um artista e inovador holandês, apareceu com uma ideia capaz de resolver os dois problemas de uma vez. Alguns animais possuem a capacidade de brilhar no escuro, algo chamado bioluminescência. Esse fenômeno natural é produto de alguns genes do código genético. Assim, seria possível importar para as árvores esses genes e criar plantas que brilham no escuro. Elas, por sua vez, poderiam substituir os postes no quesito da iluminação, além de trazer todos os benefícios que uma árvore traz ao ambiente onde ela vive.

  1. Pensador Alternativo

    18 de janeiro de 2015 em 03:46

    Essa história do soyent me lembra o fim “surpreendente” do filme Soylent Green. Recomendo (y)

    • Thiago Medeiros

      27 de junho de 2015 em 23:01

      Fiquem longe dos Green Soylent kkkk

  2. Blue

    15 de janeiro de 2015 em 16:56

    Proteger a natureza não dá dinheiro, você realmente acha que os caras de terno sentados nos tronos de suas grandes empresas se importam com a natureza? eles não querem salvar o mundo, fazer um mundo melhor, ajudar pessoas ou proteger a natureza, eles querem dinheiro, riquezas, pisam na cabeça de quem for preciso para subir no mundo dos negócios, não se importam com as pessoas, 99% dos donos de grandes empresas não se importam com o mundo, só com o próprio bolso, existem alguns bons, que cresceram na vida honestamente, mas isso é muito difícil, e não se engane com atos de generosidade, na maioria dos casos é puro marketing (“compre meus produtos, eu ajudo crianças pobres”),

  3. Jibril

    15 de janeiro de 2015 em 11:21

    Whey > Soylent

  4. P Pierrot

    15 de janeiro de 2015 em 10:00

    Essa batida tá me lembrando aquela gororoba que o pessoal do matrix comia nas naves lá.
    São boas idéias. A das arvores tem que ver se isso não ia afetar a fauna (os insetos que seguem luzes por exemplo).

  5. César Marques

    15 de janeiro de 2015 em 09:39

    Se é loco, imagina trocar todos os postes de São Paulo por arvores mutantes, ia ser uma invasão de mosquitos mutantes sugadores de jugular que da até medo

  6. Gabriel Frigini

    14 de janeiro de 2015 em 22:34

    quem dera!

  7. Rodrigo Duarte

    14 de janeiro de 2015 em 21:57

    Diet Shake >>>>>>>>> Soylent
    [img]http://i.ytimg.com/vi/Dnuu7EzNNbY/hqdefault.jpg[/img]

    • Jeff Dantas

      14 de janeiro de 2015 em 22:11

      Meu deussssss, quem eh essa loka? hahahaha

      • Rodrigo Duarte

        14 de janeiro de 2015 em 22:35

        A ex do Mick, nossa querida Luciana Gimenez.

  8. Ferto Malis

    14 de janeiro de 2015 em 21:27

    ta se eles podem fazer mutaçoes geneticas para fazer arvores brilharem mais não fazem eu virar o ciclope.

    • Kuzan

      15 de janeiro de 2015 em 01:42

      Vc conhece algum bicho que dispara laser pra transplantarem o gene dele pra vc?

      • Ferto Malis

        15 de janeiro de 2015 em 20:23

        quando o Mc Guime canta é como se ele disparasse lasers no meu cerebro,mas ele é um bug da realidade e não um animal

    • chapolim do mal

      14 de janeiro de 2015 em 21:44

      Não dá pra manipular o DNA na doida, tem que saber exatamente que genes que causam a mutação.

  9. FunkyMiniluaCat

    14 de janeiro de 2015 em 20:24

    O que teremos no futuro: Arvores de natal,Comida artificial e um forno inútil pois o c02 presente na atmosfera vai tampar o sol…O futuro “cyberpunk” está chegando :3

    • Jeff Dantas

      14 de janeiro de 2015 em 22:10

      Então, nunca se sabe. De repente… 🙂

    • Neko-san

      14 de janeiro de 2015 em 21:03

      ‘-‘ eita poha, e não é que faz sentido o.0

  10. Greg

    14 de janeiro de 2015 em 19:19

    Tomara que deem certo… mas o melhor mesmo é o ser humano tomar vergonha na cara e cuidar da natureza o quanto antes…senao estamos… ´[e … como posso dizer…. a palavra certa é ….. fudidos …

    • Blue

      15 de janeiro de 2015 em 09:18

      Só que para os chefões gananciosos das grandes empresas proteger a natureza não dá dinheiro, se o objetivo fosse ajudar no progresso da humanidade ao invés de ter mais que os outros, nós estaríamos muito mais avançados.

  11. Anne

    14 de janeiro de 2015 em 18:38

    Salvariam o mundo se entrassem em prática, enquanto essas idéias forem utopia o mundo continuará afundando nessa podridão.

  12. DCemblemático

    14 de janeiro de 2015 em 17:52

    I árvore brilhando, Slenderman não curtiu isso he-he-he

  13. Romulo Augusto

    14 de janeiro de 2015 em 17:43

    esperando a hora em que vai surgir um efeito colateral nas arvores que brilham no escuro, e vai fazer elas quererem dominar o mundo e ai vai começar uma rebelião de arvores mutantes…..

  14. Caciano Genz

    14 de janeiro de 2015 em 17:32

    esse forno ai o manual do mundo ensina a fazer, com super baixo custo.

  15. Caciano Genz

    14 de janeiro de 2015 em 17:31

    cade os “domínios de origem utilizados como base para o artigo” (fonte.)?

  16. chapolim do mal

    14 de janeiro de 2015 em 17:12

    Já tinha ouvido falar desses e de outros 7, foi numa lista que tinha 10 coisas que mudariam nossas vidas.
    Muito legal essa árvore, o suco deve ter um gosto terrível e a churrasqueira é uma coisa muito específica.

    • Wayne Griffin

      14 de janeiro de 2015 em 18:28

      Esse suco me lembrou daqueles “shakes” que eles misturam tudo e fica uma coisa escrota verde escura. Mas esse até que tem uma carinha melhor.

      • chapolim do mal

        14 de janeiro de 2015 em 19:44

        Esse shake de carne deve ter gosto de vômito depois de uma feijoada.

  17. Um Usuário

    14 de janeiro de 2015 em 17:08

    O truque dos espelhos eu ja tinha visto em um filme era um cone preto com um espelho na parte de cima no meio dele, a luz do sol reflete no espelho e aquece o alimento e simples mas genial.

  18. André Silva

    14 de janeiro de 2015 em 17:00

    Muito interessante!

29 Comentários
mais Posts
Topo