Os tentilhões e a prova da evolução

A Evolução é uma das teorias científicas mais importantes da história e também uma das mais polêmicas, pois, apesar de todas as evidências, muita gente simplesmente prefere ignora-la. Mas os tentilhões podem ajudar Darwin e sua teoria:




A evolução

darwin-

A evolução é um processo simples, que usa a aleatoriedade para criar melhorias. Quando dois seres se reproduzem, o DNA deles é combinado, gerando uma nova criatura única, com uma nova combinação de DNA. Muitas vezes essa nova combinação gera novas características, que podem ser boas ou ruins. Se forem ruins, essa criatura provavelmente vai morrer, sem passar isso para frente; se forem boas, esse ser se reproduz e passa essa nova habilidade a diante.

Assim, na tentativa e erro, a seleção natural faz com que as melhores mudanças nos seres passem para frente, criando uma linha evolutiva. Ou seja, quem se adapta sobrevive, quem não se adapta morre e junto com ele seus genes problemáticos.




Tentilhões

Tentilhões de Darwin

Um dos melhores exemplos da evolução animal são os tentilhões, pois eles passaram por uma situação única, que permitiu a Darwin embasar fortemente sua teoria.

Os tentilhões são aves que habitam as Ilhas de Galápagos. Há milhões de anos, eles foram parar nesse local e como não havia competição, nem predadores, eles cresceram rapidamente em número, mas, no início, todos eram da mesma espécie. Até que em certo momento haviam tantos pássaros que começou a faltar comida! darwin_finches

Os tentilhões começaram a morrer! Os mais fracos eram subjugados pelos mais fortes, porém alguns dos fracos também sobreviveram, pois as mudanças genéticas que eles tinha sofrido ao longos dos anos, deu-lhes um bico diferente da maioria, que permitia comer minhocas do chão.

Assim, com o passar de alguns milhares de anos, haviam os tentilhões originais e uma nova espécie, que se alimentava de minhocas. Só que nesse meio tempo, outras espécie foram surgindo, alguns comiam insetos, outros frutas, outros peixes…

Todas essas modificações derivaram dos bicos. Cada formato diferente permitia a alimentação com outras coisas, o que foi criando disparidades entres os tentilhões, que antes eram todos iguais.

finches

Atualmente, mais de 2,3 milhões de anos após a chegada dos tentilhões nas Ilhas, existem 14 espécies diferentes. Alguns são bem parecidos, outros são diferentes, mas nenhuma dessas espécies consegue se reproduzir entre si e todos vieram de uma única espécie, que foi dividida várias vezes, devido a mudanças no ambiente, em um processo claro e direto de evolução.

É exatamente dessa maneira que as novas espécies surgem e antigas somem. Quem se adapta rapidamente sobrevive e quem não consegue, acaba morrendo. E no fim, uma pequena mudança de alimentação pode, depois de muitos anos, gerar uma espécie totalmente nova.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Fernando Soares

    17 de julho de 2016 em 22:23

    A evolução é um fato real, mas isso não comprova que não exista um Deus, afinal não é a evolução que comprova a origem da vida.

  2. Raquel Gentil

    29 de outubro de 2015 em 14:51

    Ola Andre, vc esta completamente correto mas usando seu proprio exemplo
    Imagine que o Pirarucu desenvolveu esse sistema de guelras, e cruzou com outro pirarucu com esse sistema. Com o passar de muitos anos, os descendentes desse pirarucu todos tem guelras e nesse local os que não conseguiram desenvolver o sistema morreram. Agora imagine que em um lago vizinho, existe a especie de pirarucus que não precisou desenvolver o sistema de guelras porque no lago que ele morava havia oxigênio suficiente. Se vc pegar esse pirarucu que e “original” e tentar cruzar com o pirarucu que desenvolveu guelras eles não cruzam, e se cruzam não tem descendentes férteis. ou seja, a especie evoluiu. Quando falamos de evolução, não nos referimos a uma espécie se tornar outra, como por exemplo um macaco com o tempo se tornar homem. Estamos falando exatamente a mesma coisa q vc falou. Um organismo tem uma característica que faz dele melhor que os outros, passando essa caracteristica a descendentes que com o passar de muitos anos e com isolamento reprodutivo dará origem a uma nova especie.

  3. Michele Vieira

    5 de junho de 2015 em 20:39

    Só pra constar, o próprio nome já diz: TEORIA da Evolução. Se realmente fosse verídico não se chamaria TEORIA e sim Comprovação, teoria quer dizer que NADA foi comprovado. ;)’

  4. Carolina Bastos

    11 de janeiro de 2015 em 18:43

    Os tentilhões não provam a evolução, pq não viraram outra coisa! Continuam sendo tentilhões!
    Darwin acreditava que aquilo que ele chamou de seleção natural favoreceria as formas de vida que melhor se adaptassem ao ambiente, enquanto as formas de vida menos adaptadas acabariam se extinguindo. Os evolucionistas modernos ensinam que, ao passo que as espécies se espalharam e se isolaram, a seleção natural escolheu as espécies cujas mutações genéticas as tornaram mais adaptadas ao novo ambiente. Eles afirmam que, em resultado disso, esses grupos isolados, por fim, evoluíram para espécies totalmente novas.
    Conforme observado anteriormente, as provas obtidas pelas pesquisas científicas indicam fortemente que mutações não podem produzir espécies de animais e plantas totalmente novas. Mesmo assim, que provas os evolucionistas dão para apoiar sua afirmação de que a seleção natural escolhe as mutações mais favoráveis para produzir novas espécies? Uma brochura publicada em 1999 pela Academia Nacional de Ciências (NAS), nos Estados Unidos, diz: “Um forte exemplo de especiação [a evolução de novas espécies] envolve as 13 espécies de tentilhões estudadas por Darwin nas ilhas Galápagos, conhecidos como os tentilhões de Darwin.”
    Nos anos 70, um grupo de pesquisa liderado por Peter e Rosemary Grant começou a estudar esses tentilhões e descobriu que, depois de um ano de seca, os tentilhões que tinham o bico ligeiramente maior sobreviviam com mais facilidade que os de bico menor. Visto que o tamanho e o formato do bico é uma das principais maneiras de classificar as 13 espécies de tentilhões, essas descobertas foram encaradas como significativas. A brochura prossegue: “O casal Grant calculou que, se houvesse uma seca a cada dez anos nas ilhas, uma nova espécie de tentilhão poderia surgir em apenas cerca de 200 anos.”
    No entanto, a brochura da NAS deixou de mencionar alguns fatos significativos, mas embaraçosos. Nos anos que se seguiram à seca, os tentilhões com bicos menores voltaram a dominar a população. Assim, Peter Grant e o universitário Lisle Gibbs escreveram na revista científica Nature, em 1987, que eles haviam observado “uma inversão da seleção natural”. Em 1991, Grant escreveu que “a população, sujeita à seleção natural, oscila entre um tipo de tentilhão e outro” cada vez que o clima muda. Os pesquisadores também perceberam que algumas das diferentes “espécies” de tentilhões estavam cruzando entre si e produzindo descendência que sobrevivia melhor do que as suas “espécies” de origem. Peter e Rosemary Grant concluíram que, se esse cruzamento continuasse, o resultado poderia ser a fusão de duas “espécies” em apenas uma, dentro de 200 anos.
    Em 1966, o biólogo evolucionista George Christopher Williams escreveu: “Considero lamentável que a teoria da seleção natural tenha sido desenvolvida inicialmente para explicar os processos da evolução. Ela é muito mais relevante para explicar a preservação das adaptações.” O teórico evolucionista Jeffrey Schwartz escreveu, em 1999, que se as conclusões de Williams estiverem corretas, a seleção natural pode estar ajudando as espécies a se adaptar às exigências variáveis da existência, mas “não está criando nada novo”.
    De fato, os tentilhões de Darwin não estão se transformando em “nada novo”. Ainda são tentilhões. E o cruzamento entre eles lança dúvidas sobre os métodos usados por alguns evolucionistas para definir uma espécie. Além disso, fica exposto o fato de que mesmo academias científicas de prestígio não estão imunes a apresentar provas de maneira tendenciosa.
    http://WWW.JW.ORG

  5. Felipe Pacchini

    9 de setembro de 2014 em 23:22

    O que eu não entendo! oque ganham tentando tirar as crenças das pessoas ?
    se acredita em Deus ou em Buda ou Maomé poxa o mundo já está violento com religião, imaginem só se todas as pessoas perdessem a fé, a esperança o amor.

  6. Pedro

    12 de novembro de 2013 em 12:33

    outras provas irrefutáveis da evolução são o cavalo marinho, o peixe boi, o leão marinho, o elefante marinho, todos animais que se adaptaram a terra e hoje assumem suas formas quadrupede terrestres. Afinal no mar a guerra por comida já tava ficando difícil mesmo e os dinossauros marinhos estavam monopolizando as fontes de alimento.

    Tudo isso complementa o que o gênio Darwin dizia a milhões de anos atrás e prova que todo o resto é uma grande mentira.

    agora sem dúvida a evolução está provada. esse passarinho é demais. chupem crentes. =P

    • Carolina Bastos

      11 de janeiro de 2015 em 18:48

      Que provas vc tem que isso aconteceu? A evolução nunca foi provada, meu querido!
      Dois motivos para duvidar da evolução
      Os cientistas têm opiniões diferentes sobre a evolução. Mesmo depois de décadas de pesquisas, os cientistas ainda não chegaram a um acordo sobre como explicar a evolução.
      Para você pensar: Se os próprios cientistas — que deveriam ser os especialistas no assunto — não conseguem chegar a uma conclusão sobre a evolução, acha mesmo que você está errado em duvidar dela? — Salmo 10:4.

      O que você acredita faz diferença. “Se a vida surgiu do acaso; então, nossa vida e todas as coisas no Universo não têm um objetivo”, disse um jovem chamado Zachary. Isso faz sentido. Afinal, se a evolução fosse verdadeira, aparentemente a vida não teria qualquer propósito. (1 Coríntios 15:32) Por outro lado, se a criação for verdadeira, conseguimos responder a perguntas sobre o objetivo da vida e o que podemos esperar para o futuro. — Jeremias 29:11.
      Para você pensar: Por que é bom que você saiba a verdade sobre a evolução e a criação? — Hebreus 11:1.

      Perguntas que você deve analisar
      O QUE DIZEM: ‘Tudo no Universo surgiu de uma grande explosão.’
      Quem ou o que causou a grande explosão?
      O que faz mais sentido: achar que tudo surgiu do nada ou que tudo surgiu de alguma coisa ou de alguma pessoa?

      O QUE DIZEM: ‘Os humanos evoluíram de animais.’

      Se os humanos evoluíram de animais — por exemplo, dos macacos —, por que existe uma distância enorme entre as habilidades intelectuais dos humanos e as dos macacos? *
      Por que até as formas mais “básicas” de vida são tão incrivelmente complexas? *

      O QUE DIZEM: ‘A evolução é um fato provado.’
      Será que a própria pessoa que diz isso investigou as provas?
      Quantos acreditam na evolução só por que ouviram que pessoas inteligentes acreditam nela?

      “Se você caminhasse por uma floresta e descobrisse uma cabana feita de troncos de árvores, será que pensaria: ‘Impressionante! As árvores devem ter caído do jeito certinho para montar essa casa’? É claro que não! Não faria sentido. Então, por que deveríamos acreditar que tudo no Universo simplesmente surgiu do acaso?”

      http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201501/como-vida-se-originou/

  7. Renato Souza filho

    9 de novembro de 2013 em 18:09

    Eram pássaros e continuam passaros XD

  8. Nyew Ortiz

    9 de novembro de 2013 em 13:38

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
    Em 2,3 milhões um simples tentilhão só adapta o bico e, no dobro do tempo, um macaco vira homem. Perfeito! Não há o que discutir! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    • gato do apocalipse

      10 de novembro de 2013 em 11:23

      Existem muitas falhas na teoria da evolução. Essa é uma delas
      mais existem algumas considerações, O homem não evolui de um macaco, e sim de um mesmo ancestral do macaco.
      Apesar do ambiente não ser um fator para as mutações ocorrerem, ele é importante para que quando ocorra essa mutação, ela decida o sucesso daquela espécie.
      em relações aos tentilhões, qualquer observação distante é complicada de se fazer, nao tem como reproduzir o que aconteceu.
      mas realmente houve muita diferença dos macacos para os homens em pouco tempo(a nível de eras), difícil também fazer qualquer avaliação.

      • Nyew Ortiz

        10 de novembro de 2013 em 14:44

        Valeu meu amigo!
        Gostei da explicação e da educação!

        Obrigado!

  9. Pedro Tomasia Silva

    8 de novembro de 2013 em 19:51

    Ou seja se o ser humano pode gerar duas espécies diferentes, caso isso aconteça tenho a leve empressão de uma grande guerra

  10. gleisson soares

    8 de novembro de 2013 em 18:17

    Um dos maiores erros da ciencia e da historia é mostrar esse caso como a ”evolucao perfeita e incontestavel”,claro que esse caso do tertilhao esta certo e foi documentado,mais observem primeiro que:
    Isso foi apenas uma selecao natural basica,como ocorre com qualquer especie de porte e vida util pequena
    evolucao é uma determinada especie mudar sua constituicao fisica e biologica por selecao natural,selecao induzida,mutacao natural ou forcada
    um exemplo de evolucao é a orca e o golfinho,ambos sao golfinhos e evoluiram de um unico ancestral em comum mas é inviavel o cruzamento dos 2 por se tornarem extremamente diferentes e se tornaram especies novas,mas da mesma familia
    Sou evolucionista,mas nao sou ignorante ao ponto de achar que essa é a unica opcao do surgimento das especies,do mesmo jeito que acredito em evolucao acredito na religiao,ambas estao corretas se vc olhar de diferentes angulos

    • Carolina Bastos

      11 de janeiro de 2015 em 18:49

      “Se você caminhasse por uma floresta e descobrisse uma cabana feita de troncos de árvores, será que pensaria: ‘Impressionante! As árvores devem ter caído do jeito certinho para montar essa casa’? É claro que não! Não faria sentido. Então, por que deveríamos acreditar que tudo no Universo simplesmente surgiu do acaso?”
      http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201501/como-vida-se-originou/

  11. Li Syaoran

    8 de novembro de 2013 em 15:51

    Uma coisa que o povo tem deixado passar aqui nos comentários é que Darwin foi sim ateu, mas não durante toda sua vida. Quando pequeno ele acreditava piamente na Bíblia, mas após a viagem do Beagle ele já começou a postular a sua teoria e questionar os dogmas religiosos e se tornou ateu completo após a morte de sua segunda filha, Annie.

  12. Marcellus Dos Anjos

    8 de novembro de 2013 em 14:39

    Você já começou errado quando disse que ” A Evolução é um processo simples”.
    aleatoriedade para criar melhorias? – Você matou as aulas de Biologia né?
    Você faz menção de Darwin mas ao menos sabe o que ele diz sobre a sua Teoria no final de sua vida?
    Sabe a respeito dos “retoques” que tal teoria teve que tomar antes de ser “plausível”?

    Você nem ao menos soube a ENORME diferença entre evolução/adaptação!

    Olha, não sou de falar essas coisas mas você realmente defecou pelo teclado!

    Você deveria sentir vergonha por estar alienando ainda mais uma população que carece de senso critico, mostrando apenas um lado e vendendo uma ideia tão simplória!

    Meus parabéns ao Minilua por ser tão seletivo e criterioso em suas matérias! #Lixo

    • Litzen Vampiro

      8 de novembro de 2013 em 15:31

      Alienando?, eles apenas estão mostrando uma teoria cara, pois a ciência vive de teorias, a ciência não afirma que isso é totalmente verdade,isso é uma hipótese, a mais aceita por enquanto na biologia, e acho muito bom que eles mostrem várias teorias, pelo menos estão mostrando algo para essa sociedade que se esqueceu o que é estudar, você pode acreditar ou não(ai entraria o senso critico)…

      • Marcellus Dos Anjos

        8 de novembro de 2013 em 16:13

        As afirmações que você fez não foram as mesmas que ele, não concorda?
        E independentemente do que seja ensinado tem que se tomar muito cuidado! Ainda mais com algo tão complexo!

        Ele não esta apenas mostrando uma teoria mas disseminando ela, (fazendo apologia do que acredita)! Porquê? Porque ele não enfatiza que é uma teoria e apenas isso, não entra em detalhes em nenhum momento, não mostra nenhum lado, e ainda faz afirmações!! “A Evolução é uma das teorias científicas mais importantes da história e também uma das mais polêmicas, pois, apesar de todas as evidências, muita gente simplesmente prefere ignora-la.” e varias outras!
        Quer fazer tal afirmação com um texto desses e sem justificar devidamente? Me desculpe mas isso é sim alienar!

        • Litzen Vampiro

          8 de novembro de 2013 em 16:21

          Essa é a posição dele frente a essa teoria, alienar é uma palavra um tanto forte para isso, cabe a você acreditar ou não na teoria …

          • Marcellus Dos Anjos

            8 de novembro de 2013 em 16:28

            cara, todas as afirmações que fez são suas e não dele. percebeu a diferença?
            É realmente uma palavra forte que cabe perfeitamente.

          • Litzen Vampiro

            8 de novembro de 2013 em 16:30

            Concordo com você que forçou a falar aquelas palavras, mas o importante é nos fazer pensa sobre essa teoria..

          • Litzen Vampiro

            8 de novembro de 2013 em 16:31

            ele forçou*…

          • Litzen Vampiro

            8 de novembro de 2013 em 16:32

            Pensar*…

          • Marcellus Dos Anjos

            8 de novembro de 2013 em 16:44

            Sim, o minimo que uma pessoa deve fazer é pensar a respeito assim como procurar alguém imparcial que a guie devidamente apresentando os fatos e relações de ambos os lados.

            Eu particularmente refutei essa teoria depois de pesquisar a fundo ambos os lados.

          • Litzen Vampiro

            8 de novembro de 2013 em 16:24

            hoje é essa a teoria mais aceita, amanhã pode ser outra, não digo que é verdade, mas ainda creio que é uma boa teoria…

          • Marcellus Dos Anjos

            8 de novembro de 2013 em 16:29

            Depende em que circulo Litzen e em que sentido diz isso.. ^^

  13. Henrique Magalhaes

    8 de novembro de 2013 em 13:53

    espero q o minilua tenha mais matérias sobre evolucionismo

    • Diego Martins

      14 de novembro de 2013 em 10:03

      Com certeza!

  14. Elias Da Silva

    8 de novembro de 2013 em 13:25

    “Momento em que um sujeito, ser, ou qualquer outro tipo de vida passa de um estágio para outro; ou passa a ser algo mais complexo; ou ainda, tornar-se melhor em algo que se faz.”(http://dicionarioinformal.com.br/evolu%C3%A7%C3%A3o/) Acho que isso quer dizer que ele “EVOLUI” sozinho,sem nenhum tipo de mistura de Genes.

  15. Dr. Sheldon Cooper

    8 de novembro de 2013 em 11:30

    Ah, é bem divertido ficar observando as pessoas comuns tentando compreender uma coisa que jamais vão conseguir entender.

    [img]https://lh3.googleusercontent.com/SvNN0X8bqaez6CeMZzq3of2CRzGTSz_v8pyoannuw1g=w323-h182-p-no[/img]

    • Renato Souza filho

      9 de novembro de 2013 em 18:07

      pessoas comuns? HA HA HA e mais divertido ainda e ver pessoas como vc achando que sabem mais. XD

      • Dr. Sheldon Cooper

        9 de novembro de 2013 em 18:17

        Como assim ver “pessoas” como eu? A cada cem anos surge apenas uma mente tão brilhante como a minha, você não vai encontrar outra tão cedo. E sim, você faz parte da massa de mentes comuns.

    • Emmanov Kozövisck

      8 de novembro de 2013 em 19:32

      E você compreende? Hahaha. E, devo lhe avisar para parar de utilizar este gif, pois ele é extremamente irritante.

      • Dr. Sheldon Cooper

        9 de novembro de 2013 em 00:32

        Claro que compreendo. Quanto ao gif não se preocupe, eu vou achar outro porque até eu já tô enjoado de olhar para ele.

  16. gato do apocalipse

    8 de novembro de 2013 em 11:10

    A teoria da evolução não segue padrões. Em outras palavras, nunca vamos conseguir reproduzi-la, nem mesmo em escalas. Também não temos e dificilmente teremos todos os fosseis para explicar esse processo. Não tendo isso ela nunca será totalmente comprovada, embora cientificamente é aceitável.

    Em relação ao criacionismo(estou falando isso, pois a muita gente aqui que colocou esse assunto), precisasse provar a existência de um Deus. Cientificamente falando, Deus nunca terá sua existência ou inexistência comprovada. Como comprovar que a inexistência de algo que não existe? por outro lado, que ferreamente cientifica poderá comprovar a existência de Deus?

    ao final, é como e velho ditado diz, cada um acredita no que quer

  17. ultramen Tiga

    8 de novembro de 2013 em 08:58

    .-. não sei como o assunto virou religião nos comentários.

  18. Luís Felipe

    8 de novembro de 2013 em 08:05

    Pois é… se eu perguntar o q são tentilhões pra algumas pessoas, é capaz de me responderem:
    “É um número q vem depois dos trilhões.”

    • Greg

      8 de novembro de 2013 em 09:16

      No começo eu pensei que era isso mesmo

    • Dr. Sheldon Cooper

      8 de novembro de 2013 em 09:10

      Uma piada com a semelhança entre o nome da ave e um número de valor alto. Gostei.

      [img]https://lh3.googleusercontent.com/SvNN0X8bqaez6CeMZzq3of2CRzGTSz_v8pyoannuw1g=w323-h182-p-no[/img]

    • ultramen Tiga

      8 de novembro de 2013 em 08:51

      haaha eu iria responder isso mesmo XD

  19. Dr. Sheldon Cooper

    8 de novembro de 2013 em 01:13

    Fascinante! Pena que a humanidade só sofre regressão. Quanto mais o tempo passa, mais vão ficando preguiçosos, ignorantes e com um péssimo gosto musical.

    • Litzen Vampiro

      8 de novembro de 2013 em 02:35

      Exatamente, é só observar os humanos um pouco pra ver, que o interessante pelo estudo, só decaiu no passar dos anos, cada vez menos intelectuais…

  20. Renato Souza filho

    8 de novembro de 2013 em 00:15

    Eita passaros famosos mas a evolução não cuida de mudar as especie? todos que vejo ai ainda são passaros. ^^ “Adaptação” não impõe evolução todos os seres tem ja no código genetico a adaptação.

  21. Hugo Almeida

    7 de novembro de 2013 em 22:39

  22. Greg

    7 de novembro de 2013 em 21:59

    Sei lá nao botei muita fé nisso ae não…

  23. diego carvalho

    7 de novembro de 2013 em 21:59

    Nao sei se o autor da matéria entendera meu ponto de vista, mas acompanhando o site a muito tempo eu venho percebendo que as matérias da categoria ciência são na sua grande maioria assuntos que no fim de alguma maneira levam ao debate religioso, so pra constar eu sou ateu, e entre os leigos a teoria da evolução ainda não é bem entendida e as pessoas ainda a tratam como uma simples teoria ou algo do tipo, acontece que a evolução é um fato comprovado, tanto em relação a fosseis, quanto a resquícios no dna e etc, não sou eu que estou falando isso e sim a própria ciência comprova isso, e ao contrario do que muitos acham, a ciência não é nenhuma vilã ou qualquer coisa do tipo criada pelos illuminatis pra tentar afastar o homem de deus, e nem é cética em relação a deus, e por isso fica inventando novas teorias pra tentar explicar as coisas, acontece que tudo aponta para a evolução, e para os religiosos que não aceitam bem a ideia saibam que isso não descarta a hipótese de qualquer tipo de deus, para quem quiser recomendo procurar ler sobre francis collins, diretor do projeto genoma e cientista muito respeitável nos dias atuais, que a proposito é cristao, e inclusive escreveu um livro ate certo ponto interessante sobre ciencia e religiao. enfim, o principal assunto que eu quero abordar no meu comentário, é em relação a frustração que eu sinto ao entrar nessa categoria, obviamente porque os assuntos aqui descritos tratam muito pouco sobre ciência de verdade e sim sobre objeções mais religiosas, gostaria de propor assuntos mais interessantes cientificamente, assuntos que chamem mais a atenção dos leigos para a ciência, e no fim informe verdadeiramente as pessoas, ao autor do tópico recomendo matérias sobre, teoria da gravidade, força eletromagnética, teoria da relatividade geral, mecânica quântica, força nuclear forte e fraca, física de partículas, teoria M, enfim, coisas que envolvam realmente teor cientifico e que dependendo da forma como descrita seja interessante para aqueles que queiram realmente entender sobre as coisas ao nosso redor, como eu disse no começo do comentário, talvez muitos não entendam que a minha opinião seja uma forma de melhorar o conteúdo do site, mas se a opinião não for bem vinda agradeço pela atenção! abçs

    • Juliano

      14 de novembro de 2013 em 02:27

      Não vai dar, o Diego é um que tudo que ele faz é criticar a religião. Espere por mais posts sobre esse tema.

    • gato do apocalipse

      8 de novembro de 2013 em 10:32

      A teoria do evolucionismo em si não fere a religião, e sim parte pequena dela.
      quem é cristão deve seguir e praticar as palavras de Jesus
      Desmentir o criacionismo não afeta em nata a fé do cristão.
      Mas concordo que já esta meio passado ficar explicando a teoria de evolução de Darwin.

      • diego carvalho

        8 de novembro de 2013 em 11:53

        Sobre ferir ou não a religião, vai da interpretação da pessoa em relação ao seus livros sagrados ou ensinamentos, muitas pessoas hoje em dia acreditam que a “criaçao” veio por uma unica célula que evoluiu nas diversas formas de vida que conhecemos hoje em dia, isso se chama teísmo evolucionista e muitos cientistas de respeito acreditam nessa visão das coisas, esse tipo de crença ainda tem respaldo ja que perguntas como ‘como surgiu a primeira forma de vida?’, ‘qual o sentido da vida?’, ‘porque o universo evoluiu ao ponto em que existissimos nele?’, ainda não tem respostas e provavelmente nunca terão, em si a teoria da evolução não desmente a hipótese de um deus ja que ela mesma não trata e não sabe como a vida surgiu. enfim, acho que toda a matéria envolvendo esse tipo de assunto deveria vir com essa observação, pra evitar certos tipos de ofensas e discussões que em si que não tenham muito a ver com o assunto tratado. Todo ateu é evolucionista mas nem todo evolucionista é ateu, não a motivo pra tanta discussão sem sentido!

        • Joseph Cluckers

          9 de novembro de 2013 em 21:41

          Ainda há esperança para os ateus na internet! Há, se todos fossem respeitosos e inteligentes como você não haveriam tantas brigas.
          Além do mais você foi bem informativo, obrigado.

          • Juliano

            14 de novembro de 2013 em 02:21

            e vice-versa

    • Litzen Vampiro

      8 de novembro de 2013 em 02:30

      Pois é, podem variar mais nos temas, pois existem milhares de teorias interessantes, que poderiam ser mostradas aqui…

    • Angel Bob

      7 de novembro de 2013 em 22:55

      Aprovado!

  24. Dawdson Bartelli

    7 de novembro de 2013 em 21:46

    Parabéns pelo post , muito bem feito^^

    • Diego Martins

      14 de novembro de 2013 em 10:02

      Valeu!

  25. Riddle Boy®

    7 de novembro de 2013 em 21:15

    • kurama yoko

      7 de novembro de 2013 em 21:21

      Nossa que pinto pequeno

    • Mime

      7 de novembro de 2013 em 21:17

      cade aquele enfiando o dedo no tob@ e caindo pra tras? kkkkk

      • Lucas Rodrigues

        7 de novembro de 2013 em 21:21

        Já vi esse uma vez no faustão kkkkkkk

  26. Lucas Rodrigues

    7 de novembro de 2013 em 21:14

    O evolucionismo é uma das teorias que faz mais sentido no que diz respeito à história da humanidade, porque o criacionismo é pura balela, na minha opinião.
    Muito bom o post, explicou tudo direitinho, até porque eu sou fã do Charles Darwin, mesmo ele estando morto rsrsrs 🙂

    • gato do apocalipse

      8 de novembro de 2013 em 10:39

      A teoria da evolução tem suas falhas, eu acredito nela, mas mesmo assim existem muitas falhas.
      e talvez nunca consigamos atingir a perfeição dessa teoria.
      A religião foi e é importante para sociedade, no entanto, o que estraga ela são as pessoas embutidas nela, seus lideres e seus seguidores fanáticos. Mas ao contrario que foi dito, não precisa de religião para formar a moral de uma sociedade, o que forma a moral da uma sociedade é o caracter humano.

      • Nyew Ortiz

        8 de novembro de 2013 em 14:44

        Como dito acima, neste caso específico, temos apenas uma adaptação, não uma evolução. Se está é a melhor carta que a ciência tem pra provar a evolução, então…

        Não acredito muito no caráter humano. Quando crianças, temos o instinto egoísta para outras crianças, ou mesmo o de matar (pobres insetos). Até onde sei, antigamente nossos ancestrais se digladiavam por terras ou seja pelo que for (lógico, até hoje é assim), entretanto, no meu ver, as coisas começaram a mudar depois do crescimento da religião. Enfim, realmente estas questões são complicadas demais e não creio que qualquer discussão neste contexto terá um cessar.

        • Rafa_Pego

          8 de novembro de 2013 em 22:16

          Por mais que falem dos fosseis, não faz nenhum sentido quando vc estuda formação dos solos pela sedimentação em geologia e a idade de cada camada da mesma, com a profundidade que esses fosseis são encontrados não batem. Encontram um fóssil de 5 milhões de anos, depois encontram um de 15 milhões, ae falam de um “elo” perdido durante esse processo. Mas se olhar o espaço de tempo, seria mais lógico achar os fosseis mais “novos”. e se repararem bem, os sitios arqueológicos não são assim tão profundos.

          O cara discorda sobre os princípios morais e éticos não terem ligação com a igreja com a analise mais superficial possível. Todos que tiveram o poder por muito tempo acabaram fazendo uma besteira ou outra no caminho. Para analisar a contribuição de religião para o humanidade é preciso olhar pelo lado filosófico e sociológico, o que só confirma o que tinha dito.

          • gato do apocalipse

            9 de novembro de 2013 em 11:06

            O caráter humano e a base, tanto a religião quanto ética vem do caráter. Ninguém precisou me dizer que matar e errado. roubar e errado. Já existiram sociedades sem religião e ainda existem, e mesmo assim muitas delas são bem evoluídas em relações a outras religiosas.

      • Lucas Rodrigues

        8 de novembro de 2013 em 13:59

        Concordo 🙂

    • Rafa_Pego

      7 de novembro de 2013 em 23:03

      Essa mudança de especie ae está mais para adequação ao “meio” do que evolução propriamente dito. Mesmo sendo muito bem montada esta teoria de Darwin, ela já foi provada errada pela própria ciência, na área da microbiologia. Darwin dizia que sua teoria só cairia caso provassem que existe formas de vidas microscópicas complexas. Bem, lembro de ter visto um documentário a anos atras na discovery se não me engano.

      Detalhe que, Darwin nunca foi ateu ou contestou as teorias do cristianismo. Muito pelo contrario era muito ligado a religião.

      Também não acho que religião seja balela, o papel dela na sociedade é extremamente importante, os princípios morais e éticos vieram delas. Agora, falar mal de religião por causa do comportamento de alguns é generalizar. É como diz a frase: “sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende”.

      • Diego Martins

        9 de novembro de 2013 em 11:15

        Pois é, a adequação foi toda que se transformaram em novas espécies… Não sei o que é isso, se não evolução.

      • joao pedro

        8 de novembro de 2013 em 19:41

        e car vc ta certo poque realmente chales darwin era cristao ele fez facudade ou curso de teologia

      • Blue

        7 de novembro de 2013 em 23:28

        religião até é uma coisa comum e aceitável,até o ponto em que resolve meter o nariz onde não é chamada,a religião ja impediu que a raça humana evoluísse,poderíamos ser muito mais avançados.

      • Metalborn (Dolendo discit mori mortalis)

        7 de novembro de 2013 em 23:19

        “os princípios morais e éticos vieram delas”
        Me conte mais sobre os escravos que você mantêm em casa por ter baseado seus princípios nela….

        • Francisco Santiago

          8 de novembro de 2013 em 20:15

          Eu não sabia que a religião tinha criado os escravos!

          • Metalborn (Dolendo discit mori mortalis)

            8 de novembro de 2013 em 20:17

            Mas eu sei que possuir escravos é moralmente e éticamente aceito pela religião cristã ^^
            .-.

    • Diego Martins

      7 de novembro de 2013 em 21:36

      Valeu!

  27. kurama yoko

    7 de novembro de 2013 em 21:07

    [img]http://4.bp.blogspot.com/-I0-y6EczJ04/Tlyh22bmG1I/AAAAAAAAFcY/SZVYivlCXyk/s1600/evolucao.jpg[/img]

    [img]http://3.bp.blogspot.com/-2kHjFJCiEYs/T6xSZDPEFrI/AAAAAAAAAc0/mtuWqCTS2sA/s1600/Evolu%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BHumana.jpg[/img]

    [img]http://www.humornaciencia.com.br/blog/wp-content/uploads/evolucao.jpg[/img]

    • Emmanov Kozövisck

      7 de novembro de 2013 em 21:13

      [img]http://geradormemes.com/media/created/nk0f2c.jpg[/img]

      [img]http://geradormemes.com/media/created/8b4ngx.jpg[/img]

  28. Julia Avani

    7 de novembro de 2013 em 20:24

    Sinto muito em dizer, mas cientificamente e biologicamente eles continuam sendo tentilhões, não se transformaram em outro ser, que seria o principio da evolução, mas simplesmente vieram a existir muitas variedades da mesma espécie, assim como acontece com os cães e gatos e outros animais maiores ou menores, existem inúmeras variedades deles mas continuam sendo cães, gatos, répteis, etc…. Nenhum deles se transformou em outra coisa, assim como não existem fósseis com a metade de um réptil e a metade de um mamífero ou características de ambos como seria de se esperar serem encontrados segundo Darwin, mas as principais espécies de animais, aparecem e desaparecem tanto dos fósseis como da vida, de repente sem nenhuma modificação grande que as transformem em outra espécie, portanto continuam sendo variedades diferente das mesmas criaturas, assim como os humanos, brancos, negros, amarelos, mestiços, etc… continuam sendo humanos, sem se transformar em outra coisa. Somos como Deus nos fez, apenas permitindo a variedade para que não fique monótono, tudo igual……

    • Marcio Andre

      28 de agosto de 2014 em 10:26

      Ótimo justamente o que eu iria dizer, em todo meio biológico muitos animais espécies por exemplo em nosso país temos um Peixe chamado pirarucu que antigamente respirava pelas guelras e com p passar do tem a falta de oxigênio fez com que ele desenvolvesse um sistema de respiração igual da baleia, tendo que subir a superfície para respirar, nem por isso ele deixou de ser peixe, ou seja as espécies sofrem mudanças físicas para se adaptarem as condições climáticas do habitat e não mudando de uma espécie para outra, teoria Darwina 100% falia, não acredito nem um pouco.

    • Bruno Soares

      15 de novembro de 2013 em 13:39

      Cara, não adianta descutir com pessoas ignorantes e estúpidas, que vivem em um ambiente onde todos afirmam que estudar é pra burros… Faça o seguinte: ignore-os, essas pessoas não querem evoluir mentalmente e preferem virar predeiros ou garçons(não quero dizer que todos são deste jeito, todos precisam trabalhar para viver)

    • Lucas

      10 de novembro de 2013 em 00:22

      Falou besteira logo no começo então nem li o resto, o que identifica uma especie com cães e gatos e poder se reproduzir e compartilhar genes entre si e os tentilhões não fazem isso ou seja são 14 especies diferentes e não 14 raças de uma mesma especie se informe mais antes de falar besteira.

    • chopper

      8 de novembro de 2013 em 16:09

      e as ppk sheldon, rola? ou nem? huehuehuehuehuehuh

      • Dr. Sheldon Cooper

        8 de novembro de 2013 em 16:28

        Mas é claro que sim. A Amy tem uma ao meu dispor.

    • chopper

      8 de novembro de 2013 em 13:52

      estou me sentindo tão intelectual depois desse comentário. Liguem para Estocolmo, quero meu nobel agr prfvr ! :3

      • Wagner

        8 de novembro de 2013 em 14:56

        Gosto tanto do prêmio Nobel que até mataria para poder ganhar um 😀

        • Dr. Sheldon Cooper

          8 de novembro de 2013 em 15:46

          Com certeza, vocês merecem.

          [img]https://lh4.googleusercontent.com/FPFA5Pqj2F8eGmhQ1ohD0NDyBHW8d5rK1nA2vQ8CNI4=w333-h222-p-no[/img]

          Com suas mentes primitivas jamais alcançarão a glória de um prêmio nobel.

          • Emmanov Kozövisck

            9 de novembro de 2013 em 16:49

            Hahaha. Observe quem fala, o “gênio” que tem fobia de germes e jamais ganhou um Prêmio Nobel.

          • Dr. Sheldon Cooper

            9 de novembro de 2013 em 18:13

            Um momento, eu “ainda” não ganhei o prêmio nobel, mas sso é apenas uma questão de tempo. Em breve você estará na sua casinha humilde me assistindo receber o prêmio na sua televisão.
            Germes não são do bem.
            Ah, toma cuidado com esse cara aí em cima, ele odeia a gente.

          • Emmanov Kozövisck

            10 de novembro de 2013 em 21:37

            Enquanto você comenta, eu trabalho para ganhar o Nobel.

          • Dr. Sheldon Cooper

            11 de novembro de 2013 em 09:13

            Mas eu estou trabalhando também. Meus comentários no Minilua são feitos nos intervalos de 2 minutos que faço de vez em quando.

          • Wagner

            8 de novembro de 2013 em 16:50

            Óia só, começou com as idiotices .-.

    • Nyew Ortiz

      8 de novembro de 2013 em 08:18

      Este é justamente meu ponto de vista!
      Disse tudo o que penso!!

    • E.T.E

      8 de novembro de 2013 em 01:35

      Em nenhum momento a teoria da evolução diz que um ser “se transforma” em outro. As mudanças são sempre graduais e ocorrendo com as gerações. Um animal não muda em vida. O que o ocorre é uma seleção natural de fenótipos que acaba por propagar genótipos.

    • grandluc

      7 de novembro de 2013 em 23:10

      DESCULPE MS ESSA TEORIA DA EVOLUÇÃO EH TÃO FANTASIOSA QUANTO AS RELIGIÕES

      ESSA HISTORINHA TODA DE TENTILHOES FORNECE TANTAS EVIDENCIAS QUANTO SE EU DISSESSE Q DEUS, NO PRINCIPIO CRIOU AS 14 ESPÉCIES DE TENTILHOES E ETC

      • Diego Martins

        9 de novembro de 2013 em 11:14

      • Alexandre Klabunde

        8 de novembro de 2013 em 13:58

        houve uma epoca onde havia apenas uma especie de tentilhao em Galapagos, e isso tem como comprovar, e as outras especies vieram de onde?

    • chopper

      7 de novembro de 2013 em 20:40

      Eu que sinto muito em dizer amigo, mas você esta redondamente errado. Vamos abordar por partes: Primeiramente, você argumentou que eles, apesar da evolução aparente, continuam sendo tentilhões, como ocorre com espécie de cães ou gatos. Devo discordar. No post acima, eles comentam, que as determinadas espécies, não podem mais cruzar entre si. O fato do cruzamento se tornar infértil, ou até impossível, é um dos pontos culminantes que indicam evolução, pois se o organismo evoluiu a ponto de não poder cruzar com sua espécie progenitora, ele definitivamente, é um organismo totalmente diferente. Utilizando seus próprios exemplos, eu contextualizo: Gatos domésticos, são felinos, assim como leões e onças, porém, eles não se cruzam, mas todos ainda são felinos, com diferentes evoluções, entendeu?
      Segundo ponto: Você comenta, que não existem fósseis de criaturas meio répteis, meio mamíferas. Isso é u engano comum tratando-se de evolução. Um ser, ao evoluir, não carrega características tão rústicas, ao ponto de gerar algo com ‘cabeça de macaco e corpo de dinossauro”. A evolução é lenta e massante, e trabalha por partes. Usando como exemplo claro, seria como evoluir o numero “1’ para o número “2” , não existe um meio termo, não existe um “1,5”.
      Espero que você tenha entendido a minha argumentação, e já reforço que não venho aqui com a intenção de subjugar sua crença, ou algo assim. Apenas tenho a intenção de esclarecer os fatos, caso esteja interessado, este link, do wikipédia, poderá tirar algumas duvidas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o
      grato ^^

      • TIMOTEO VIANA

        3 de dezembro de 2014 em 15:21

        se um homem e uma mulher cruzarem e terem filhos inférteis…esse homem e essa mulher sao de especies diferente ?? não são os dois humanos?

      • Francisco Santiago

        8 de novembro de 2013 em 20:11

        Você quem está querendo ser enganado, como você pode afirmar com certeza que estes tipos diferentes, não são oriundos de outras aves que também pousaram na ilha de Galápagos? Afinal se os tentilhões chegaram porque outras aves não poderiam?
        Claro que eu acredito que uma espécie pode evoluir, mas dentro da própria espécie, até agora estou esperando o ser meio homem e meio macaco, afinal ainda temos macacos vivendo pelo planeta.

        • Lucas

          10 de novembro de 2013 em 00:27

          Amigo vc é burro ou só se faz de burro? Primeiro não viemos dos macacos segundo dependendo da especie de macaco nem compartilhamos descendente direto, e especies derivadas de uma outra podem viver numa mesma época como por exemplo o Homo Sapiens e Homo Neanderthal que coexistiram por um bom tempo até o Neanderthal ser extinto.

        • Diego Martins

          9 de novembro de 2013 em 11:09

      • Diego Martins

        7 de novembro de 2013 em 21:12

        Ótima resposta, nem vou precisar responder o cara!

      • Capitão Jack Sparrow

        7 de novembro de 2013 em 20:53

        Não li nem metade dos dois comentários.

        • Lucas Araujo Maciel

          10 de novembro de 2013 em 01:02

          Eu manjo dessas putarias, mas….
          É sábado porra foda-se !
          Só vou dizer….
          caralho vai se foder quem quer ser contra Darwin, este cara foi um gênio no meio de fanáticos religiosos!
          Genial este homem

        • Joseph Cluckers

          9 de novembro de 2013 em 21:48

          Por isso que você é idiota e ele é inteligente. Aliás, avatar de meme é a prova concreta de que você é idiota.

        • Mime

          7 de novembro de 2013 em 21:18

          muito papo cabeça, esses genios acham que nos somos iguais a eles, eu eim..

        • Lucas Rodrigues

          7 de novembro de 2013 em 21:08

          Eu também não rsrsrsrs

  29. Metalborn (Dolendo discit mori mortalis)

    7 de novembro de 2013 em 19:57

    Então está decidido…. o evolucionismo é verdade, o criacionismo é mentira e não se toca mais no assunto õ/
    .-.

    • Um qualquer

      7 de novembro de 2013 em 21:44

      Cara, para de tentar ser troll, você não leva mais jeito pra coisa 🙂

      • Metalborn (Dolendo discit mori mortalis)

        7 de novembro de 2013 em 21:59

        Na época que a gente discutia eu não era troll, eu só tava defendendo de verdade o meu ponto de vista (que como todos sabem, é o ponto certo)….
        Mas agora que ninguém mais da bola pra isso eu to só aproveitando 🙂 .-.

        • Um qualquer

          8 de novembro de 2013 em 09:21

          Antes eu me importava com estas opiniões, daí eu vi que não leva a nada isso, daí passei a ignorar, o Diego , você e o resto do site não vão mudar o que eu penso, e nem o contrário, então só observo 😛

          • Bru ~

            8 de novembro de 2013 em 13:41

            Por isso que eu digo, essas tetas já tão manjadas.

        • Black King Mello

          7 de novembro de 2013 em 23:06

          “(que como todos sabem, é o ponto certo)”
          EHAUEHAUHEUAHUEHAUEUHAUHEUHAUEHUAHEUH
          Ganhou meu like por isso, ri a bandeiras despregadas.

    • Lucas Rodrigues

      7 de novembro de 2013 em 21:09

      Concordo, criacionismo pra mim é pura fantasia u.u

      • Renato Souza filho

        8 de novembro de 2013 em 00:17

        Evolução também amigo, pois a evolução é uma HIPÓTESE pois a mesma não tem nenhum tipo de dado estudável nem testável logo ela é somente uma hipótese.

    • Wagner

      7 de novembro de 2013 em 20:10

      Essas tretas já tão manjadas já.

      • Bru ~

        7 de novembro de 2013 em 21:05

        Essas tetas já tão manjadas já.

        • Mime

          7 de novembro de 2013 em 21:15

          pior..

        • Lucas Rodrigues

          7 de novembro de 2013 em 21:09

          Foi assim que li kkkkkk

          • Wagner

            7 de novembro de 2013 em 21:16

            Quase que mandei assim.

        • Wagner

          7 de novembro de 2013 em 21:08

          Concordo com você 🙂

    • Kuzan

      7 de novembro de 2013 em 20:07

      Todos salvem Odin!!

      • Mime

        7 de novembro de 2013 em 20:20

        Sim, por Odin!

      • Kuzan

        7 de novembro de 2013 em 20:10

        Pq ele é foda e foda-se vc e sua teoria evolucionista

  30. Terrorista

    7 de novembro de 2013 em 19:40

    Charles Darwin servo de Satã.

    • lt.kun surge

      7 de novembro de 2013 em 20:34

      Relaxa cara, vo te dar um selo entei pra vc não se exaltar.

      [img]http://bullyingvirtual.files.wordpress.com/2010/12/seloenteiseguranca.jpg[/img]

  31. Mime

    7 de novembro de 2013 em 19:37

    tentilhões, culhões, esperando aviões… nao gostei desse post.. e ai de quem achar ruim

    • Terrorista

      7 de novembro de 2013 em 19:41

      Klabok sua raxa imsportada

      • Mime

        7 de novembro de 2013 em 20:17

        klabok ja morreu, quem manda na minha boca sou eu!!
        [img]http://www.deathms3.altervista.org/mime/mim208.jpg[/img]

        • Emmanov Kozövisck

          7 de novembro de 2013 em 22:03

          Mime, o viadinho de CDZ com suas cordinhas homossexuais. Orfeu>>>>>>>>>Mime.

        • Lucas D

          7 de novembro de 2013 em 20:42

          Clássica.

          • Lucas Rodrigues

            7 de novembro de 2013 em 21:08

            Tão clássica que eu nem conhecia rsrsrs (sério mesmo :P)

    • Bru ~

      7 de novembro de 2013 em 19:39

      Achei ruim :<

      • Mime

        7 de novembro de 2013 em 19:59

        achei o post legal, to brincando o/

        • Bru ~

          7 de novembro de 2013 em 21:04

          :3 seu lindo

          • Mime

            7 de novembro de 2013 em 21:13

            sua linda, voce ta tão na minha.. :3

          • Greg

            7 de novembro de 2013 em 22:00

            essa frase é minha cara .. olha os direitos autorais

          • kurama yoko

            7 de novembro de 2013 em 21:28

            Seu lindo

          • Bru ~

            8 de novembro de 2013 em 13:39

            É lindo <3

          • Mime

            8 de novembro de 2013 em 14:58

            assédio detected? :3

          • Mime

            7 de novembro de 2013 em 21:34

            :3

          • kurama yoko

            7 de novembro de 2013 em 21:10

            Sua linda

          • Mime

            7 de novembro de 2013 em 21:14

            sai sapo..

  32. Bru ~

    7 de novembro de 2013 em 19:36

    Como diriam outros membros do Minilua: doidera.

142 Comentários
mais Posts
Topo