Minilua

Teremos uma “superlua” no dia 29

O fim de semana reserva bons momentos para os amantes da astronomia, pois no próximo sábado, dia 29 de agosto, contaremos com uma Superlua!

A Superlua é o evento em que a Lua aparenta estar maior por estar mais próxima do nosso planeta, por isso o satélite natural da Terra geralmente fica visualmente maior e mais brilhante do que em uma noite de lua cheia comum.

Devido ao fato das órbitas elípticas, existem momentos em que a Lua se encontra mais próxima da Terra, o evento batizado como Superlua ocorre justamente quando a Lua está cheia e o satélite está a menos que 10% de sua aproximação máxima.

Vale lembrar que ainda contaremos com mais uma Superlua esse ano, datada para o dia 27 de outubro, porém a observação mais favorável será a do próximo sábado, já que a diferença entre a Lua Cheia e o perigeu será de apenas 66 minutos.

Uma dica valiosa para quem pretende observar o evento é ficar de olho na Lua já nas primeiras horas da noite, pois nesse momento ela estará mais alinhada com o horizonte, já que a proximidade do horizonte causa uma ilusão de ampliação. Além disso em contraste com árvores e prédios, poderá parecer ainda maior.

 

Gostou do post? Então não esqueça de compartilhar logo abaixo!

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/Minilua

E se inscreva em nosso canal para acompanhar nossos vídeos semanais clicando na imagem abaixo!