Terraformação e o futuro da humanidade

Todo mundo sabe que nós temos uma data que limita nossa existência na Terra, pois, daqui há alguns bilhões de anos, o Sol vai colapsar e transformar nosso planeta natal em um lugar inabitável. Para evitar que esse trágico fim nos leve junto, alguma coisa radical precisa ser feita:




As opções

600px-TerraformedMoonFromEarth

Quando falamos no futuro da humanidade fora da Terra, a primeira ideia que vem a cabeça é abandonarmos o planeta e irmos morar em outro. Porém existem vários problemas que tornam essa opção bastante complicada.

O primeiro deles é o tamanho das distâncias nesse Universo. Nós estamos acostumados a medidas pequenas, como metros, quilômetros, milhas, mas tudo a nossa volta é muito maior do que isso. As distâncias interestelares são medidas em anos-luz, sendo que cada ano-luz é 100000000000000000 metros!

A estrela mais próxima que existe por aqui é a Proxima Centauri, que está a 4,24 anos-luz do Sol. Mesmo com a espaçonave mais rápida já criada pela humanidade, levaríamos mais de um bilhão de anos para chegarmos lá.

Apesar dessas enormes distâncias, existem mais de 300 bilhões de estrelas na Via Láctea e a maioria delas tem planetas em sua órbita. Por isso, as chances de acharmos um planeta com uma atmosfera semelhante à de nosso planeta, que tenha água em abundância e as outras coisas necessárias para vida, são bastante boas. O problema é que esse planeta perfeito pode estar longe demais. E se assim for, resta ainda uma opção, meio maluca, mas que é levada a sério por alguns cientistas que acreditam no futuro da humanidade:




Terraformação

MarsTransitionV

O ser humano é um organismo muito complexo, que precisa de diversas coisas para sobreviver. Como a evolução foi moldando os humanos para viverem bem na Terra atual, a adaptação a outro lugar pode ser impossível a curto prazo. O pensamento que temos, sempre que falamos em colonizar um planeta, é a criação de grandes estruturas capazes de sustentar a vida, onde haja oxigênio, proteção contra raios solares e um local capaz de sustentar a vida de outros animais e plantas para a alimentação.

Esse tipo de construção é complicada, mas pode dar certo. Porém, basta um pequeno acidente para que tudo vá por água abaixo. Além disso, essas cápsulas de sobrevivência limitariam a vida a um espaço pequeno, impedindo grandes populações, deixando tudo mais caro e complexo. Por isso, o ideal mesmo é um planeta que seja bem semelhante a nossa Terra atual. Mas se não existe nenhum aqui por perto, porque não criamos ele?

O petróleo possui registros com mais de 6 mil anos de idade, contudo, seu uso ostensivo só começou a ocorrer no século XIX. Desse tempo para cá, essa simples atitude humana acabou afetando todo o clima do planeta, gerando um aquecimento que pode desequilibrar tudo e causar diversos problemas. Agora imagine, se pudéssemos usar esse tipo de modificação em escala global para deixar um planeta mais aprazível para a vida?

Essa é a ideia da terraformação. Transformar um planeta com um clima diferente ao que estamos acostumados e criar uma nova Terra, onde a vida possa se desenvolver livremente, da mesma maneira que ocorre por aqui.




É possível?

terraforming-12

Sim e não. Atualmente, nós não dispomos de todas as tecnologias necessárias, mas talvez daqui há algum tempo isso possa ser diferente. E para o futuro já existem até algumas ideias.

A terraformação é um processo longo, que deve levar décadas para ser completado. O primeiro ensaio dos humanos nesse sentido deve ocorrer em Marte.

O primeiro passo seria dar uma atmosfera ao planeta vermelho, gerando um efeito estufa proposital. Como não temos os gases necessários sobrando aqui na Terra, teríamos que buscá-los em outro lugar. A opção mais óbvia é a Nuvem de Oort, um enorme aglomerado de asteroides dos mais diversos tipos, formados por muitos materiais diferentes.

A ideia seria jogar esses asteroides, com os materiais necessários, em Marte, de maneira controlada, evitando impactos que poderiam mais atrapalhar do que ajudar. Depois que o planeta tivesse uma atmosfera densa o bastante para se manter em uma temperatura semelhante à da Terra, gases como oxigênio e nitrogênio precisariam ser colocados no ar para possibilitar a vida.

Esse processo ainda precisaria de algas e outros seres modificados geneticamente para fazerem alguns serviços de mudanças químicas no ar e coisas do gênero. Por isso, a terraformação é um processo complexo, que além de envolver avanços na área espacial, teria que ser um processo conjunto de todas as áreas do conhecimento humano.

Um dos maiores problemas existentes com esse tipo de ação é a economia. O investimento necessário para tal projeto seria gigantesco e o retorno levaria muito tempo para ocorrer. Porém, talvez, no futuro, essa seja a única saída para que a humanidade continue vivendo. Aí sim, o dinheiro terá que ser deixado de lado e a luta contra a extinção será mais importante.

  1. Gustavo Moura

    12 de julho de 2015 em 21:35

    spore manda um beijo

  2. Jonathan Nunes

    2 de abril de 2015 em 14:36

    se tivessemos tecnologia que pudesse fazer esse evento ”terraformar” uma empresa passaria a terraformar varios planetas e vendes o KM desse planeta bem caro haha

  3. Ivanilson Santos Praia

    29 de março de 2015 em 00:11

    Sou mto alucinado por essa questão de vida fora da terra. Acredito eu q existem varias civilizações fora do nosso sistema, porem esses seres ñ disponham d uma tecnologia tão avançada como nos pensamos. Pq si eles tivessem c certeza ja estavam em nossa portas, devido a curiosidade ( si tiverem curiosidade, si ñ forem tão diferente da gente c certeza devem te) nem um ser é tão passivo de saber q existe algo de interessante ao seu lado e n quere dar uma espiadinha!!

  4. Jonathan Alves

    15 de dezembro de 2014 em 18:37

    Ok… e o que faremos para evitar o Big Rip? :p

  5. Leandro Mendes

    5 de outubro de 2014 em 04:06

    me lembro do anime terra formarshttps://www.google.com.br/search?q=terraformars&tbm=isch&imgil=rarDJq-GMLXwvM%253A%253BqhvBdqjT4S8jkM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fen.wikipedia.org%25252Fwiki%25252FTerra_Formars&source=iu&pf=m&fir=rarDJq-GMLXwvM%253A%252CqhvBdqjT4S8jkM%252C_&usg=__Vp76pDD5Yb6SXaBv9Fn11VhitSE%3D

  6. Waldivino José Vicente

    16 de setembro de 2014 em 22:16

    Fomos agraciados com esse planeta lindo, maravilhoso, cheio de vida e o estamos destruindo…de onde vem a ideia de que vamos transformar um planeta hinóspito, num paraiso??? não seria muito mais fácil recuperarmos o nosso, já que ainda estamos aqui??? e muita coisa ainda poderia ser feita??? Essa ideia de colonizarmos outro planeta, acho totalmente sem fundamento. Não será permitida a nossa saída deste planeta para outro. Porquê se formos para Marte, Jupter, Saturno…outras galaxias, não importa…levaremos guerras, e destruição, que foi o que sempre fizemos com esse planeta…”Pegar asteroides da nuvem de Oort e Jogar em Marte…” Tenha santa paciencia…tenha um minimo de bom senso…isso seria interferir na ordem das coisas…Pense nas consequencias que isso traria para o sistema solar. Tamanho desequilibrio…Pelo amor de Deus. O terraqueo pensa que vai poder sair por aí…destruindo tudo que encontra pela frente…para seus caprichos…Não vai nâo…

  7. Gustavo dos santos

    24 de junho de 2014 em 01:30

    bom,seria muito mais simples e pratico resolver nosso atual problema de efeito estufa causado pela queima de combustível fóssil,e aprendermos a utilizar a usina nuclear que nos erradia diariamente energia suficiente para anos,o nosso sol.

    • Sargento Genisclei Mata-Illuminate da Silva

      26 de junho de 2014 em 00:15

      Mas afinal você esta falando de usar energia nuclear ou energia solar? Ficou meio confuso seu comentário.
      E acredite, nenhuma das duas são o “mar de rosas” que muitos dizem.
      Além disso, isso seria uma forma de solucionar a poluição causada pela forma de obtenção da energia elétrica que alguns países usam(termelétrica), e não resolveria a poluição causada pelos veículos.

  8. Douglas Nunes

    21 de junho de 2014 em 21:30

    “cer” humano…. legal hein.

    • Coronel Tretador de Tretas Tretadas Que Tretam Com Tretas

      22 de junho de 2014 em 20:09

      Esses pseudos….

  9. Dr.V

    21 de junho de 2014 em 10:09

    Ótima matéria 😛

  10. VanDrak SubZero

    20 de junho de 2014 em 21:32

    Aí os Ricos vão e os pobres ficam pra morrer… fim da história :p

  11. Hélio Cavalcante Maia

    20 de junho de 2014 em 11:42

    Seria mais racional se usássemos todo o conhecimento existente pra tentar consertar as coisas aqui na terra mesmo, isso aí é tão utópico quanto tentar criar uma máquina do tempo ou conseguir cavar até a crosta terrestre.

    • Bruno Henrique

      10 de dezembro de 2014 em 23:42

      Nossos Dias aqui na terra estão contados de uma maneira ou de outra.

    • Yago Salaroli

      24 de junho de 2014 em 12:24

      É impossivel “consertar” a Terra, a temperatura vai continuar aumentando, por conta do expandimento do Sol.

    • Coronel Tretador de Tretas Tretadas Que Tretam Com Tretas

      20 de junho de 2014 em 21:45

      Só não se esqueça que um objetivo da terraformação é continuar com a raça humana depois do expandimento do sol.

      • Coronel Tretador de Tretas Tretadas Que Tretam Com Tretas

        22 de junho de 2014 em 20:07

        Apesar de que provavelmente a raça humana não exista mais até la…

  12. Son Goku

    19 de junho de 2014 em 22:12

    VCS ACHAM QUE SE ELES FIZEREM ISSO VAO LEVAR OS SERES HUMANOS LA ? NAO ELES SERÃO ESCOLHIDOS A DEDO E AINDA TERÃO QUE PAGAR PRA ISSO JA QUE O INVESTIMENTO LA SAIRÁ MUITO CARO. ACEITO OPINIÕES DEIXA AI O COMENTARIO

  13. lucas farias

    19 de junho de 2014 em 21:46

    O MUNDO VAI ACABAR DE QUALQUER FORMA…E EU ACHO QUE VAI SER EM BREVE!

    • Coronel Tretador de Tretas Tretadas Que Tretam Com Tretas

      20 de junho de 2014 em 03:57

      [img]http://she-says.com/wp-content/uploads/2012/03/imagingNoReligion.jpg[/img]
      .
      [img]http://3.bp.blogspot.com/_cBFjBnNv0dM/STkuA_okWqI/AAAAAAAAAYs/BexZ_8ABzHc/s400/IIiImagineNoReligion.jpg[/img]

  14. Death

    19 de junho de 2014 em 14:57

    O problema é que se acharem outro planeta habitável,vão fazer a mesma coisa que estão fazendo com esse.

  15. Victor Campos

    19 de junho de 2014 em 14:24

    O futuro vai ser igual Star Trek!

  16. Willy Nery

    19 de junho de 2014 em 14:01

    Assim acaba a corrupção

  17. Dragovich

    19 de junho de 2014 em 12:51

    sera q seres de outro planeta tbem nao fizeram isso com a nossa terra?

    pq no começo a terra era inabitavel,dpois as coisas foram surgindo e talz … sei la ne O.o

    • DCemblemático

      19 de junho de 2014 em 14:37

      O planeta chewbacca criou os humanos he-he-he

  18. Celsinho

    19 de junho de 2014 em 11:31

    https://www.youtube.com/watch?v=61YnRmId9AA

    Vamos para o planeta Zebes…mas primeiro temos que exterminar todas e quaisquer ameaças!

  19. Beth

    19 de junho de 2014 em 11:30

    Terraformação ? me lembrou Spore…

    • Coronel Tretador de Tretas Tretadas Que Tretam Com Tretas

      19 de junho de 2014 em 19:47

      E você me lembra traveco, não pera, é o Vayne.

  20. Marvelunatico

    19 de junho de 2014 em 10:23

    Vamos todos nos mudar para o Planeta Chewbacca e de lá ficar Observando O Mundo…

    • DCemblemático

      19 de junho de 2014 em 12:38

      E viveremos felizes para sempre he-he-he

  21. Li Syaoran

    19 de junho de 2014 em 10:16

    É só chamar o Genreal Zod, pois a máquina dele consegue terraformar um planeta em minutos usando apenas o poder do DUBSTEP.

  22. chapolim do mal

    19 de junho de 2014 em 09:41

    Não sei porque a humanidade tem tanto medo do fim, é necessário o fim para haja um novo recomeço.Muitas espécies acabaram para que outras surgissem e prosperassem.

    • Kuzan

      19 de junho de 2014 em 10:02

      Mas elas acabaram naturalmente, nós que estamos nos acabando e acabando com as outras especies.

      • DCemblemático

        19 de junho de 2014 em 12:37

        Naturalmente ainda he-he-he

  23. Lucas Rodrigues

    19 de junho de 2014 em 08:39

    “Aí sim o dinheiro terá que ser deixado de lado e a luta contra a extinção será mais importante.”
    Faz-me rir. O dia em que certos humanos deixarem de lado a ganância e a obsessão pelo dinheiro, será um largo passo para a evolução, porque a partir daí vão dar valor não só às suas vidas mas a de outros também. Mas é uma pena que este dia aparenta estar tão longínquo, com a mesquinharia subindo a cabeça das pessoas, fica difícil acreditar em um futuro próspero.
    Quanto à terraformação acho que pode dar m.erda. Sei que a tecnologia vem avançando muito ultimamente, mas como é um processo longo, como bem dito na matéria, fico aqui pensando que há outros meios da humanidade se ferrar legal. Os asteroides, por exemplo, vários passam todos os anos quase que raspando na Terra, vai chegar uma hora em que, inevitavelmente, um irá colidir com o nosso planeta. Isto me lembrou uma matéria que vi ontem no MegaCurioso, em que os russos planejam criar naves para colonizar Marte, mas sabem como é né… russos sendo russos.

  24. Jose Neto

    19 de junho de 2014 em 03:54

    Eu espero que a colonização de outros planetas de certo pena que eu não vou estar vivo pra ver

  25. Gato Endiabrado

    19 de junho de 2014 em 01:31

    Vou morrer antes mesmo 😀

    • Death

      19 de junho de 2014 em 14:56

      Vai mesmo

  26. AnimeLunatico

    19 de junho de 2014 em 00:51

    Porra hoje o Minilua ta complicado ein.

  27. AnimeLunatico

    19 de junho de 2014 em 00:48

    Interessante lembro-me que a primeira ver que ouvi falar em terraformação foi em um mangá que só li o primeiro volume (preciso voltar a lê-lo logo) por que na época ainda não era traduzido no Brasil. Mas enfim no mangá eles a uns 50 anos atrás (tempo do mangá) a humanidade havia levado umas especies de musgos (ou algo do tipo) e colocado em toda a superficie de Marte para criar oxigênio e atmosfera, e para que a terra tivesse nutrientes para manter os musgos vivos eles lançaram varia baratas no planeta vermelho também já que elas são bem “evoluídas” para sobreviver em ambientes extremos, a partir desse ponto entra a ficção cientifica então pararei por aqui se quiser ver o resto leia o mangá 😀

    • AnimeLunatico

      19 de junho de 2014 em 00:49

      ah o nome do Mangá é Terra Formars.

      • SatanLuvsU

        4 de abril de 2015 em 22:26

        Depois que eu li esse manga prefiro ficar na terra mesmo….

  28. Adriano Hidden®

    19 de junho de 2014 em 00:45

    Antes de criar condições de vida em Marte o homem acabará com as condições de vida na Terra.

    • Adriano Saadeh

      25 de junho de 2014 em 12:40

      Muito em breve, ao menos para a nossa existência sem dúvidas. Não somos o centro do Universo, somos menos do que nada e ele vai se virar bem nós!

    • Emmanov Kozövisck

      19 de junho de 2014 em 00:46

      Oh, que previsão mais caótica. Por que tu achas isso? Por que tem-se uma visão tão pessimista do homem?

      • Adriano Hidden®

        19 de junho de 2014 em 00:54

        Uma análise histórica da humanidade e toda sua ação nesse planeta, e uma pitada de desejo pessoal.

        • Emmanov Kozövisck

          19 de junho de 2014 em 01:37

          Há de haver um período de após tantas guerras, não?

          • Adriano Hidden®

            19 de junho de 2014 em 01:40

            Eu não tenho esperanças na humanidade mas se vc tem tudo bem. De uma forma ou de outra não estaremos vivos até lá, então boa sorte aos envolvidos

  29. Hermann Delgado

    19 de junho de 2014 em 00:36

    essa proposta não resolver problema algum… formar condições em marte é meio desnecessário, o sol destruiria marte do mesmo jeito que destruiria a terra, e se fosse modificar outro planeta, que não seria destruído, ele teria que ficar bem longe da própria terra.

    • Emmanov Kozövisck

      19 de junho de 2014 em 00:45

      Bem, por enquanto eu considero essa uma medida viável, pois o processo de destruição durará bilhões de anos e só se concluirá daqui alguns bilhões de anos e, a partir da minha expectativa do desenvolvimento científico, esta pode ser uma medida muito útil por alguns milhões de anos.

    • AnimeLunatico

      19 de junho de 2014 em 00:44

      Marte é só um teste e também para caso a terra se torne inabitável tenho um planeta reserva.

      • Marvelunatico

        19 de junho de 2014 em 10:22

        O Planeta Chewbacca…

      • Coronel Tretador de Tretas Tretadas Que Tretam Com Tretas

        19 de junho de 2014 em 01:46

        “caso a terra se torne inabitável tenho um planeta reserva”
        Porra cara tem um planeta só seu? Quanto luxo.

        • AnimeLunatico

          19 de junho de 2014 em 14:01

          porra revelei meus planos sem querer.

          • Marvelunatico

            19 de junho de 2014 em 18:19

            Seu planeta é o Planeta Xuxa…

        • Kuzan

          19 de junho de 2014 em 09:57

          Nossa! Quero um planeta pra mim também.

  30. André Silva

    19 de junho de 2014 em 00:10

    Interessante, gostei do post.

  31. Blue

    19 de junho de 2014 em 00:06

    começou,mas não seria melhor trabalhar em naves melhores primeiro? aqueles vibradores voadores flamejantes não vão muito longe,quero só ver quando os humanos tentarem habitar um planeta e descobrirem que ele ja esta habitado,o massacre vai ser lindo,e vai ser tudo culpa dos próprios humanos

    • Wheatley

      30 de junho de 2014 em 16:44

      Huehuehue
      Sempre tem um viado que joga a bosta no ventilador. Quando descobrirmos vida inteligente habitando um planeta que seja útil para nós eu adoraria ver o sangue (nesse caso, não seria bem sangue xD) voando para todos os lados

    • Lucas Vinicius

      20 de junho de 2014 em 18:36

      Não, a culpa ai se da Dilma

    • Marvelunatico

      19 de junho de 2014 em 10:15

    • Kuzan

      19 de junho de 2014 em 09:55

      Eu ouvi falar de um sistema de propulsão para naves que usa bombas atômicas para atingir velocidades incríveis, porém não sei se é verdade.

      • AnimeLunatico

        19 de junho de 2014 em 13:58

        Sim se não me engano ele pode atingir de 5% a 10% da velocidade da luz mas é um projeto bem complicado.

    • Coronel Tretador de Tretas Tretadas Que Tretam Com Tretas

      19 de junho de 2014 em 01:43

      Mas da pra fazer estudos sobre as duas coisas ao mesmo tempo né cara.

    • paulo89988

      19 de junho de 2014 em 01:42

      Por enquanto, o foguete de plasma é a melhor opção

    • Gato Endiabrado

      19 de junho de 2014 em 01:33

      Vibradores Voadores Flamejantes…
      Hum…
      Fetiches

    • AnimeLunatico

      19 de junho de 2014 em 00:51

      “Vibradores voadores flamejantes” pqp kkkkkkkkkk ganhou um like fera 😀

    • Noob Saibot

      19 de junho de 2014 em 00:14

      Vibrador voador só o Shun o tem. ;D

    • Emmanov Kozövisck

      19 de junho de 2014 em 00:11

      Concordo com você, pois mesmo para que poucos astronautas possam viajar para astros de nosso Sistema Solar, como a Lua, gasta-se milhões (ou seriam bilhões?) de dólares; assim, em curto prazo, será impossível que uma grande quantidade de pessoas vá para alguma futura Terra.

  32. Noob Saibot

    19 de junho de 2014 em 00:05

    Bora pá Namekusei…

    • Kuzan

      19 de junho de 2014 em 10:06

      Seria uma pena se ele já tivesse explodido.

  33. Mother of Dragons

    18 de junho de 2014 em 23:45

    no fim a nossa Via láctea vai colidir com a Andrômeda e vai ser aquela belezura só ^^ luzes pra todo lado

    • Kuzan

      19 de junho de 2014 em 09:56

      É mas nós não vamos ver. :C

    • Emmanov Kozövisck

      19 de junho de 2014 em 00:09

      Este fim é apenas um recomeço, e, ao mesmo tempo, um dos fins que surgirão neste vasto Universo. Além disso, esse choque demorará bilhões de anos.

      • Kuzan

        19 de junho de 2014 em 09:56

        Não seria fim, porque não ia afetar a vida aqui por causa do espaço enorme entre as estrelas.

    • DCemblemático

      18 de junho de 2014 em 23:48

      E eu dançado na pista como se não existise o amanha he-he-he

      • Marvelunatico

        19 de junho de 2014 em 10:20

        [img]http://i.imgur.com/dFic89K.gif[/img]

        • Marvelunatico

          19 de junho de 2014 em 10:21

          AnimeLunático e Gato Endyabrado entrando na dança:

          [img]http://stream1.gifsoup.com/webroot/animatedgifs1/1923776_o.gif[/img]

          • AnimeLunatico

            19 de junho de 2014 em 14:00

            Que zueira é essa com minha pessoa, querida? Dá licença

          • Marvelunatico

            19 de junho de 2014 em 18:18

            Aiiin, que gay

          • DCemblemático

            19 de junho de 2014 em 12:27

            Ocê e o de amarelo huehue he-he-he

          • Marvelunatico

            19 de junho de 2014 em 12:49

            Você é o de vermelho, o mais vi.a.dão de todos. Soltou não só a franga, mas o galinheiro inteiro! \o/

          • DCemblemático

            19 de junho de 2014 em 14:35

            Nem sou, e o Gato Endyabrado, animelunático e ocê

            : ocê mesmo disse he-he-he

          • Wheatley

            30 de junho de 2014 em 16:49

            Começou a putaria

  34. DCemblemático

    18 de junho de 2014 em 23:35

    Desse jeito um humano seria o criador para esse novo mundo?? he-he-he

  35. Jeff Dantas

    18 de junho de 2014 em 22:45

    Nossa, gente! Quase que não consigo comentar… :'(

    • Luís Felipe

      18 de junho de 2014 em 23:28

      Eu ainda tô tentando.

    • DCemblemático

      18 de junho de 2014 em 23:25

      Tomara que se conseguir cria esse novo “mundo”, a raça humana não cometa o mesmo erros de antes he-he-he

      • DCemblemático

        18 de junho de 2014 em 23:29

        Cormenti no lugar errado Lol he-he-he

        • Marvelunatico

          19 de junho de 2014 em 10:16

          “Cormentou” mesmo

    • DCemblemático

      18 de junho de 2014 em 23:15

      Os comentarios tava dando uns erros sinistro he-he-he

      • Jeff Dantas

        18 de junho de 2014 em 23:19

        Sim, de vez em quando, acontece isso! Ainda bem, que voltou ao normal… 🙂

  36. Le Mateus

    18 de junho de 2014 em 22:31

    Interessante, o foda seria a humanidade não se destruir até o dia que tivermos tal tecnologia ‘-‘

95 Comentários
mais Posts
Topo