A terrível realidade do afogamento

De todos os jeitos que uma pessoa pode morrer, o afogamento é uma das piores e mais dolorosas. E, além disso, ele é mais comum e mortal do que você imagina:




Afogando

afogamento

Nosso cérebro possui um mecanismo capaz de retirar da pessoa o controle do corpo em certas situações, para evitar alguns problemas. Uma dessas ocasiões é durante a privação do oxigênio. Por mais que alguém tente, é impossível prender a respiração voluntariamente até a morte. Quando o dióxido de carbono chega a certa taxa no sangue, o cérebro assume o comando e faz o corpo respirar, mesmo que a pessoa esteja tentando fazer o contrário.

Essa artimanha é muito útil, pois ajuda em várias circunstâncias, porém é esse mesmo mecanismo que acaba ocasionando o afogamento.

99% dos casos de morte por afogamento ocorrem em água (90% em água doce e o resto no mar) e as crianças são as mais afetadas. O afogamento normalmente é causado por falta de experiência com a água e descuido.

No momento em que a pessoa nota que não tem mais condições de manter sua cabeça acima da superfície, a reação natural é um desespero maluco, onde o corpo luta para chegar em um local mais raso. Essa batalha é problemática, pois faz o corpo consumir mais oxigênio.

Poucos segundos depois, a taxa de dióxido de carbono no sangue chega a níveis preocupantes – em um fenômeno conhecido como Hipercapnia – e o cérebro começa a enviar mensagens de alerta (aquela sensação estranha, que sentimos quando prendemos o ar por bastante tempo), avisando que ele vai tomar conta da situação.

Poucos segundos depois, o cérebro força os pulmões a respirarem, mas em vez de oxigênio, eles recebem uma dose de água. Rapidamente, o corpo reage a essa entrada de água, gerando uma contração involuntária das cordas da laringe, bloqueando a entrada dos pulmões – esse fenômeno é chamado de laringoespasmo.

afogamento (1)

Por isso, nos primeiros momentos do afogamento, a pessoa normalmente não recebe uma grande dose de água nos pulmões. Em 10% dos casos de morte na água, as vítimas morrem de algo chamado “afogamento seco”, onde o laringoespasmo persiste até que o corpo sofre uma parada cardíaca, fazendo com que a vítima morra praticamente sem nenhuma água nos pulmões.

Logo após a primeira tentativa de tragar o ar embaixo da água, o cérebro entra em estado de Hipoxia – privação de oxigênio. Nesse momento, a vítima desmaia para nunca mais acordar, morrendo sem notar.

Em outros casos, a vítima sofre uma parada cardíaca, devido as alterações químicas causadas pela água no sangue e nos pulmões. A partir desse momento não existe mais oxigênio circulando, pois o sangue não se move e o cérebro começa a sofrer os efeitos disso. Em média, seis minutos após o coração parar de bater o cérebro morre, tornando a situação irreversível.




Números

drowning-girl-sea-water-favim-com-112419-1

O afogamento é uma das maiores causas de morte do planeta. Quando falamos de lesões não intencionais, o afogamento ganha a medalha de bronze, sendo responsável por 7% das mortes acidentais. Em 2004, excluindo os grandes desastres, morreram mais de 380 mil pessoas devido a afogamentos e seus efeitos posteriores. 96% dessas mortes ocorreram em países de baixa renda. Ou seja, a falta de informação junto com a água é um vilão extremamente perigoso.




O Mar Morto

floating-in-the-dead-sea-reading-a-newspaper

O Mar Morto tem esse nome porque a quantidade de sal lá é 10 vezes maior do que a existente em outras águas salgadas, fazendo com que qualquer ser vivo tenha sérios problemas em sobreviver nessas condições.

Essa quantidade exagerada de sal também cria outro fenômeno estranho: É praticamente impossível se afogar no Mar Morto. Por ter uma água muito mais densa, o local faz com que o corpo humano sempre flutue. Ou seja, mesmo que você quisesse submergir totalmente, a água lhe jogaria para cima, impossibilitando um afogamento acidental. Ou seja, o Mar Morto não mata.




Devorador de corpos

drowning

Entre os estados da Califórnia e Nevada existe um lago chamado Tahoe, que possui uma condição única no mundo.

Normalmente quando alguém se afoga em um lago ou rio, o corpo afunda logo após a morte. Poucos dias depois, a decomposição causada pelas bactérias começa a gerar gases dentro do morto, até o ponto em que o corpo tende a flutuar e se manter na superfície. É graças a esse fenômeno, que as pessoas mortas na água normalmente são encontradas.

Mas no Tahoe isso não ocorre! As águas lá são muito frias, o que não permite que as bactérias decomponham o corpo. Por isso, quem morre lá acaba submergindo e nunca mais voltando. Em alguns pontos, o lago tem mais de 1,9 quilômetro de profundidade, impossibilitando buscas.

Em 2011, o corpo de um homem desaparecido em 1995 foi encontrado em perfeito estado dentro da água gelada, mas ele estava a apenas 100 metros de profundidade. Sabe-se lá quantos outros corpos podem estar perdidos dentro desse estranho lago.

  1. Leandro Orique

    8 de junho de 2015 em 19:57

    Uma dúvida que eu tenho sobre isso,e desculpe se minha pergunta é boba,mas se mesmo que a pessoa saiba nadar,ela pode morrer afogada,depois de tanto nadar,nadar,nadar sem achar uma profundidade suficiente para se manter em pé e poder descansar,e com isso,ficar tão cansada a ponto de não conseguir mais nadar por não ter mais fôlego,disposição ou resistência pra isso…É possível chegar a isso??
    Por exemplo,se a vítima estiver bem no meio do Oceano,a chance de conseguir achar um lugar raso o suficiente para ela se pôr de pé e parar de nadar por um momento que seja é nula,praticamente,né?

  2. Marco Andrade

    12 de março de 2015 em 16:16

    Alguém pensou no mesmo que eu. Pior morrer afogado ou carbonizado, para mim carbonizado é pior, depende se a pessoa sai de consciência durante o incêndio ou outro tipo de situação ou não.

  3. Mr.Red Adventures

    5 de janeiro de 2015 em 01:17

    Eu não acho certo usar frase : é impossivel,agora usar improvavel ou a frase : Nessa(s) simcustancia(s) é impossivel.

    • Mr.Red Adventures

      5 de janeiro de 2015 em 01:19

      e tambem não acho certo es quecer oacento no i e no a achou que eu não notaria mais eu notei, nunca confie em si mesmo amigo!

      • Mr.Red Adventures

        5 de janeiro de 2015 em 01:24

        Tambem não é certo começar frase com letra minuscula e esquecer de usar espaço !(mas você é bonitão)

        • Mr.Red Adventures

          5 de janeiro de 2015 em 01:26

          Nossa essa vai pro Minilua!! (você tambem é bonitão)

          • Mr.Red Adventures

            5 de janeiro de 2015 em 01:27

            Nos já estamos no Minilua bonitão inteligente!!!

          • Mr.Red Adventures

            5 de janeiro de 2015 em 01:29

            Sou tão Forever Alone que brigo com mim mesmo na net ! (FODA – SE O PORTUGUES EU QUE FALAR KLINGON )

  4. Greg

    22 de outubro de 2014 em 14:36

    o mar morto nao mata ningay porque está morto…

  5. noemi enge

    13 de outubro de 2014 em 19:29

    Ainda bem q nado muito bem!

  6. Muh Ribeiro

    9 de junho de 2014 em 18:41

    (0% dos afogamentos são em agua

  7. Rafaela Deacon

    9 de junho de 2014 em 12:22

    Sempre nadei bem, meus irmãos e eu sempre fomos bons em braçadas, nunca me afoguei. Mas lembro que em 2010 estávamos em Balneário Piçarras e o meu irmão ajudou um homem que havia caído no mar enquanto pescava. Só de ver aquele sr. gritando de desespero já me doeu por dentro, imagina o que ele sentiu 😡 ele não morreu e os dois saíram no jornal local.

  8. larissa

    9 de junho de 2014 em 09:15

    Ai que agonia :'(

  9. Aline Elis

    8 de junho de 2014 em 13:56

    não foi mencionado que o afogamento tem 2 tipos, o afogamento molhado que é quando se entra água no pulmão, e o afogamento seco, o afogamento a seco é o resultado de um espasmo laríngeo, que ocorre devido a uma contração involuntária das cordas na laringe. Elas se contraem quando detectam a entrada de água ou algum outro tipo de líquido, o que resulta em um bloqueio temporário da entrada de oxigênio nos pulmões. Assim, até mesmo um acidente de quase afogamento pode acarretar o afogamento a seco e a morte, já que as cordas na laringe se contraem quando a menor quantidade possível de água entra nos pulmões. Quando a laringe se fecha, a entrada de oxigênio para os pulmões é interrompida, no entanto, o coração continua a bombear sangue para os pulmões e um pouco desse sangue entra no espaço aéreo destes. Eventualmente, a pessoa se afoga em seus próprios fluidos ou morre devido à hipoxia.

    • Adriano Saadeh

      9 de junho de 2014 em 15:31

      Cara, tu não leu nada né…
      afss

    • Super Choque

      8 de junho de 2014 em 16:17

      No texto não está tão detalhado, mas citaram esse “afogamento seco”.

  10. OtakuSan

    8 de junho de 2014 em 13:06

    Goste! Bem informativo. Só achei exagerado o título e o início “De todos os jeitos que uma pessoa pode morrer, o afogamento é uma das piores e mais dolorosas.”

    • Leandro Orique

      8 de junho de 2015 em 20:00

      dolorosa pode até não ser mesmo,mas quanto a ser uma das piores,não acho exagero não…
      Imagina só o desespero pra se livrar de uma situação dessa!

  11. Moacir Batista

    8 de junho de 2014 em 12:49

    Tenso,

  12. Yuri Schuelter

    8 de junho de 2014 em 12:29

    achei a parte de devorar corpos empolgante

    • Marvelunatico

      9 de junho de 2014 em 01:51

      [img]http://users.atw.hu/wattohun/meme/ultra.png[/img]

  13. Yuri Schuelter

    8 de junho de 2014 em 12:27

    99% dos casos de morte por afogamento ocorrem em água
    porra….incrivel

    • Leandro Orique

      8 de junho de 2015 em 20:02

      Não é? Tô pensando até agora como será o outro 1%??
      kkkk

    • Esdras Queiroz

      8 de junho de 2014 em 13:26

      eu buguei nessa parte, fiquei pensando onde mais ocorreria?

  14. Lhama Charmosa

    8 de junho de 2014 em 12:21

    Cara, deve ser horrível mesmo D:
    ótimo post Diego…

    • Diego Martins

      8 de junho de 2014 em 18:34

      Valeu!

  15. Adriano Hidden®

    8 de junho de 2014 em 10:45

    Eu ia me jogar no rio Belém aqui, vulgo “Tietê de Curitiba” mas depois dessa matéria acho melhor não.
    Suicídio por afogamento está descartado!
    Aliás, bela matéria.

  16. Dr.V

    8 de junho de 2014 em 08:45

    Quase me afoguei algumas vezes,não é nada legal ;-;

  17. Andre Sousa

    8 de junho de 2014 em 01:36

    eu uma vez quase morri afogado, na água, ai eu acordei e vir que era um sonho mas depois vir so que tinha desmaiado e acordei na areia com um monte de pessoas ao meu redor, fiquei famoso naquele dia na praia

  18. Hitsugaya Toushirou

    8 de junho de 2014 em 01:13

    Teve um dia que eu quase morri por afogamento.
    Eu tinha uns 6 anos e estava na praia brincando no mar, porém de repente eu afundei do nada, acho que pisei num buraco sei lá, e a sensação é simplesmente horrível, a de não poder respirar, além de que eu não sabia nadar. Bateu um desespero, eu comecei a espernear de tudo o que é jeito, esticar ao máximo o meu pescoço, mas não deu e afundei, a maré ia me levando, quando meu pai me levantou. Não dava pé para ele e onde eu estava antes de pisar no buraco, a água estava mais ou menos no meu peito. Eu fiquei meio que traumatizado e logo que voltamos para casa, minha mãe tratou de me colocar na natação e hoje penso que nado muito bem.
    .
    P.S. Isso foi o que meus pai me contaram, eu obviamente não tenho à memória essa riqueza de detalhes que eles me contaram.

  19. Xion

    8 de junho de 2014 em 00:52

    Quase matei meu primo afogado uma vez,eu devia ter deixado ele morrer,ele é muito chato.

  20. Luís Felipe

    8 de junho de 2014 em 00:04

    Imagem 3
    “Ora, mas vejam só, q bela vítima!”
    DANTAS, Jeff.

    • Kuzan

      8 de junho de 2014 em 08:39

      Será que ele é necrófilo?

      • Luís Felipe

        8 de junho de 2014 em 16:48

        Ele visita cemitérios, e isso é um prerrequisito pra ser um necrófilo.

  21. Kuro Black

    7 de junho de 2014 em 23:37

    Uma das 79 vezes que eu quase morri foi afogado, não é nada legal…

    • Lucas D

      7 de junho de 2014 em 23:46

      Pelo numero de vez da pra sentir que não ._.

  22. Neko-san

    7 de junho de 2014 em 23:35

    Agua maldita ‘-‘, por isso gatos tem medo dela

    • Lidya Hyuuga

      28 de junho de 2015 em 02:07

      konnichiwa neko-san

  23. Joel Alvarenga

    7 de junho de 2014 em 22:59

    “99% dos casos de morte por afogamento ocorrem em água”, o 1% que falta acontece onde?

    • Joel Alvarenga

      7 de junho de 2014 em 23:00

      Cerveja, refrigerante, chá, cimarrão, tereré?

      • Leandro Orique

        8 de junho de 2015 em 20:04

        O Alexandre Pires consegue se afogar de boa num copo de cerveja,né?
        kkkk
        Pelo menos é o que ele canta na música…
        😀

      • ...Cry...

        7 de junho de 2014 em 23:06

        Não sei, só sei que eu vou me afogar em martini essa noite.

        • Joel Alvarenga

          7 de junho de 2014 em 23:13

          Vê se vira homem e toma Velho Barreiro!

      • Joel Alvarenga

        7 de junho de 2014 em 23:01

        Esperma, no caso de alguma atriz porno?

        • Little Uchiha™

          8 de junho de 2014 em 10:44

          Ai q delícia kara.
          ta sumido hein?

  24. Lucas D

    7 de junho de 2014 em 22:52

    Diego anda inspirado ultimamente. Ta de parabéns

    • Diego Martins

      8 de junho de 2014 em 18:32

      Sim! Agora tenho que fazer apenas um post por dia, daí é possível pesquisar mais e melhor.

    • Emmanov Kozövisck

      8 de junho de 2014 em 02:51

      Gostei apenas das duas primeiras partes, pois as duas demais (Mar Morto e “O devorador de corpos”) eu já havia visto em MUITOS (muitos mesmo) sites.

  25. Riddle Boy®

    7 de junho de 2014 em 22:49

  26. Little Uchiha™

    7 de junho de 2014 em 22:45

    Coisa de loko.

  27. Jeff Dantas

    7 de junho de 2014 em 22:36

    Então, né? Anos atrás, eu quase me afoguei na praia… E detalhe, não foi nada bonito! hauahahaha

    • Lucas D

      7 de junho de 2014 em 22:54

      Salva vidas era homem, né? =/

    • Jumplunático de Afro

      7 de junho de 2014 em 22:42

      Você morreu?

      • Forasteira

        7 de junho de 2014 em 22:54

        Morreu. Só que ele reencarnou como vendedor do Mercadão.
        [img]http://i.imgur.com/ESZpDNL.png[/img]

        • Jumplunático de Afro

          7 de junho de 2014 em 23:43

          Você ama essas foto

          • Marvelunatico

            9 de junho de 2014 em 01:48

            É porque ela ama o Jeff e quer o corpo dele nu numa bandeja.

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 12:44

            Não.
            .
            .
            .
            .
            .
            .
            .
            .
            #ArianeVemNiMim

          • Arianne

            9 de junho de 2014 em 17:52

            Claro que vou, dlç e.e

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 19:47

            Opa.

          • Marvelunatico

            9 de junho de 2014 em 14:00

            Para de via.da.gem. E para de tarar a Ariane, ela não é seu amor! u_u

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 14:04

            Isso não depende de você, mas sim dela.

          • Marvelunatico

            9 de junho de 2014 em 14:05

            Por isso mesmo. Aliás, ela nem gosta de você u_u
            Pronto falei…

          • Arianne

            9 de junho de 2014 em 17:57

            Isso pq pensei que ela fosse uma tal pessoa desagradável. Mas já tirei minhas próprias conclusões…

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 19:48

            Vou fingir que eu não sei quem é essa “tal pessoa desagradável” 😉
            De qualquer forma, vemk dlç

          • Arianne

            9 de junho de 2014 em 21:29

            Mas é claro 😀

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 14:10

            Não me importo. Ela é gostosa de qualquer jeito.

          • Marvelunatico

            9 de junho de 2014 em 14:17

            E você não vai pegar :p

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 14:20

            Nem você :p

          • Marvelunatico

            9 de junho de 2014 em 14:28

            Pru que faiz içu? ;_;

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 14:47

            A verdade dói né? Eu sei.

          • TouhouNoLunático

            9 de junho de 2014 em 15:58

            chat

          • Marvelunatico

            9 de junho de 2014 em 16:43

            chato

        • Repede

          7 de junho de 2014 em 23:06

          Tirou foto em frente ao Porco -.-

      • Repede

        7 de junho de 2014 em 22:51

        Zumbigothic.

  28. André Silva

    7 de junho de 2014 em 22:14

    Muito louco!!
    Pior que eu não sei nadar, por isso nunca vou muito pro fundo quando vou à praia, pois se eu não conseguir mais sentir o chão, já era!

    • Ana Lastites

      9 de junho de 2014 em 13:23

      • Marvelunatico

        9 de junho de 2014 em 14:04

        Tá, vi o gif e quero saber qual a

        [img]http://s7.postimg.org/aa8rvaivf/rela_o_com_o_post.jpg[/img]

    • Allen Walker

      7 de junho de 2014 em 23:50

      lol nadar é a coisa mais facil do mundo para mim, acho que só morreria afogado se ficasse preso em alguma coisa mesmo.

      • Teemo, O Explorador Veloz.

        25 de setembro de 2014 em 10:04

        eu também, já atravessei de uma praia a outra quando tinha uns 11 anos, mar e a coisa que mais gosto *u*

      • André Silva

        8 de junho de 2014 em 01:01

        Parece ser fácil mesmo, mas eu nunca tive muita vontade de aprender, pura preguiça!

    • Lucas D

      7 de junho de 2014 em 22:55

      Sei como é. ahuehuaheuhuae

  29. 3 Hits

    7 de junho de 2014 em 22:13

    Pensar na sensação de afogamento me da uma agonia. Como deve ser horrível morrer desse jeito, naquela agonia.

    • Adriano Saadeh

      9 de junho de 2014 em 15:33

      Imaginar morrer de forma lenta e dolorosa também me causa agonia

  30. Wagner

    7 de junho de 2014 em 22:13

    Ok, acho que estou com a mesma dúvida que a maioria: 99% dos afogamentos acontecem em água? E esse 1% restante ocorre com a pessoa se afogando na areia?

    • Peter Christian

      23 de dezembro de 2014 em 20:26

      talvez seja no chuveiro…kkk

      • Peter Christian

        23 de dezembro de 2014 em 20:29

        aliás, vários roqueiros morreram afogados em seu ´próprio vômito…eca…

    • VAGNER 2337

      9 de junho de 2014 em 03:16

      na favel a aqui do lado eles afogam pessoas que fazem preguntas idiotas em acido, ou gasolina

    • Diego Martins

      8 de junho de 2014 em 18:33

      Outros coisas líquidas. Produtos dentro de uma empresa… Óleo, azeite, sei lá mais o que.

      • Wagner

        8 de junho de 2014 em 18:47

        Em Coca-Cola também?

        • Forasteira

          9 de junho de 2014 em 12:43

          Do jeito que essa coisa é do mal, é capaz de matar, depois reviver a pessoa.

          • Wagner

            9 de junho de 2014 em 17:14

            Fórmula da fênix 😮

          • Forasteira

            9 de junho de 2014 em 19:46

            Claro! Quer dizer… er… não sei de nada… não vi nada… sou brasileira…

    • Roy Mustang, Führer

      8 de junho de 2014 em 07:22

      você pode se afogar na areia movediça

    • Luís Felipe

      8 de junho de 2014 em 00:00

      Vômito, bebida ou qualquer outra substância líquida existente na face da terra. Simples assim.

    • Marvelunatico

      7 de junho de 2014 em 22:58

      O 1% restante é a Igreja Católica. – MARTINS, Diego

      • Forasteira

        7 de junho de 2014 em 23:09

        [img]http://static.minilua.org/resize/cache/c2l0ZTovL2F2YXRhcnMvNzgzNzUtNTEzLmpwZ3w5Nng5Ng**.jpg[/img]

        • Marvelunatico

          9 de junho de 2014 em 01:47

          hueheuheueuhue ta mais gay que antes

    • Kuzan

      7 de junho de 2014 em 22:43

      Alguns afogamentos ocorrem fora da água, porque o pulmão pode acabar cheio de água e consequentemente a pessoa morre.

      • Wagner

        8 de junho de 2014 em 09:16

        Ah tá, valeu 🙂
        A melhor explicação foi a sua rsrsrs

      • Forasteira

        7 de junho de 2014 em 22:54

        Foi basicamente como a minha tia morreu.

      • Repede

        7 de junho de 2014 em 22:49

        Concordo: Afogamento é a asfixia gerada por aspiração de líquido de qualquer natureza que venha a inundar o aparelho respiratório.

    • Forasteira

      7 de junho de 2014 em 22:17

      Pode ser com outro tipo de líquido, sei lá…

    • 3 Hits

      7 de junho de 2014 em 22:16

      Foi uma dúvida que eu fiquei tambem. Não entendi esta parte.

      • Wagner

        7 de junho de 2014 em 22:20

        Por um momento pensei da pessoa engasgar com cuspe, bebendo água e por aí.
        Mas acho que isso não seria por afogamento.

    • Li Syaoran

      7 de junho de 2014 em 22:16

      Para se afogar não é necessário estar completamente submergido na água, basta que ela o impeça de respirar.

      • Wagner

        7 de junho de 2014 em 22:20

        Mas tipo… Alguém morrendo por causa da água o impedindo de respirar, acaba por morrer na água do mesmo jeito.

        • Forasteira

          7 de junho de 2014 em 22:22

          Acho que o “em água” quis dizer submerso.

  31. Forasteira

    7 de junho de 2014 em 22:12

    Eu lembro de um rio (não tenho certeza nem se é um rio ou onde se localiza, mas acho que ele se localiza no Brasil) que tem um vão gigantesco no meio dele, aí quando as pessoas vão nadar lá (muitas desavisadas) acabam indo em direção ao buraco e acabam por ser “sugadas” e morrem afogadas.
    Já quase me afoguei umas 2 vezes, a sensação é horrível. O desespero então, nem se fala…

    • Emmanov Kozövisck

      8 de junho de 2014 em 02:53

      Como você se afogou duas vezes?

      • Major Bafo Mete

        8 de junho de 2014 em 03:02

        “Já QUASE me afoguei umas 2 vezes”
        E além disso, se afogar é diferente de morrer afogado.

        • Emmanov Kozövisck

          8 de junho de 2014 em 18:18

          Obrigado.

        • Forasteira

          8 de junho de 2014 em 14:57

          Obrigada.

    • Kairos

      7 de junho de 2014 em 22:14

      aqui em manaus até algum tempo isso definia a praia da ponta negra

      • Andre Sousa

        8 de junho de 2014 em 01:31

        e verdade meu irmao ja se afogou la uma vez

114 Comentários
mais Posts
Topo