Titanic: A história do navio inafundável

Quando foi projetado e construído, o Titanic era uma obra prima da inteligência humana, um barco considerado perfeito e inafundável, mas infelizmente a história nos mostrou outra coisa, que o poderoso barco era mais frágil do que se imaginava.




A briga pelo poder

titanic_ship-HD

Normalmente, quando existem duas empresas do mesmo ramo, elas adoram criar uma briguinha entre si e esse era o caso entre a Cunard e a White Star Line. A Cunard, em 1907, fez dois navios, chamados Lusitania e Mauretania, que conseguiram bater o recorde de velocidade na travessia do Atlântico.

Vendo aquilo, a White Star resolveu responder a altura e colocou em andamento um plano para projetar a maior construção humana capaz de se mover no mundo. Assim, em 1912, o Titanic apareceu para o público, a um custo de 7,5 milhões de dólares (uma quantia gigantesca na época).




O grande notável

RMS_Titanic_sea_trials_April_2,_1912

O Titanic, que foi feito na Irlanda, demorou 2 anos apenas para ser construído e levou a vida de dois homens nesse período, devido a acidentes. O barco tinha 270 metros de comprimento (quase três campos de futebol), quase 30 metros de altura e pesava 46 mil toneladas.

Esse navio possuía um sistema inovador contra rachaduras no casco, pois ele era todo compartimentado, sendo assim, mesmo um grande furo seria incapaz de afundá-lo. Por isso diziam que ele era inafundável, mas infelizmente estavam todos errados…




A queda do gigante

Titanic-redo

O Titanic era uma atração mundial, todas as mais ricas pessoas do mundo queriam estar na sua viagem inaugural. Assim ele zarpou com 1316 passageiros e 885 tripulantes, indo da Europa para os EUA.

Na noite do dia 14 de abril de 1912, o Titanic estava no meio do mar e a temperatura chegava perto de zero. Avisos de barcos próximos informavam que existia gelo por todos os lados, mas o Capitão do Titanic nada temia, afinal seu navio era indestrutível.

Assim, por volta das 23:40, um enorme iceberg foi avistado pelos observadores do navio e uma curva total a esquerda foi feita, contudo isso não foi o bastante para evitar o choque, que abriu um corte com 90 metros de comprimento no poderoso casco do Titanic.

09_titanic

A abertura foi tão grande que seis das dezesseis câmaras separadas do navio começaram a receber água e a embarcação que era para ser inafundável, começou a afundar. Algumas pessoas confiavam tanto no navio, que se quer deram atenção ao aviso de que ele estava afundando. Foi isso que aconteceu com John Jacob Astor IV, um dos homens mais ricos daquela época. Devido a sua incredulidade no afundamento do navio, ele acabou morrendo, pois quando foi procurar um bote, todos estavam lotados.

O Titanic contabilizou a morte de 1517 pessoas, quase dois terços de todos que estavam a bordo. Isso ocorreu devido à falta de botes, mas na época a lei não exigia um número muito alto, coisa que foi mudada logo depois da tragédia.

Titanic-Featured

Além de todo o azar e daquele enorme ferimento no casco do navio, as condições climáticas daquele dia pioraram muito a situação do Titanic, pois haviam outros barcos bem próximos dele, que não conseguiram ver os sinais de luz devido a um fenômeno chamado miragem de ar frio.

Conforme a parte da frente do navio era preenchida de água, ele começou a ter sua traseira erguida no ar, até que em certo momento ele se partiu no meio, enfim afundando no gelado oceano, levando centenas de pessoas para as profundezas.

titanic-quiet-grave

O primeiro resgate chegou apenas as 4 da manhã, quando muitos haviam morrido por hipotermia e pouca coisa podia ser feita.

Foi assim, que o navio inafundável, afundou.

Siga Diego Martins no tumblr: Tumblr/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Godfather Payne

    12 de julho de 2015 em 13:59

    Moral da história:
    Não faça seu navio em tempo recorde, ou se fizer, não coloque 2201 pessoas dentro, ou você se f.o.d.e.

  2. Luis Gustavo Ferreira

    15 de julho de 2013 em 08:09

    é importante ressaltar que o titanic não era o único em suas proporçoes nem foi o pioneiro neste tipo de tecnologia. a White star lines na época trabalhou com os 3 grandes irmãos Olimpic, Titatic e Britanic, destes sendo o olimpic quase identico ao titanic sendo diferente em alguns aspectos estéticos, é também o mais antigo de 1911 e o mais bem sucedido. O Olimpic sofreu alguns acidentes (inclusive nas mão do capitão Smith o mesmo que afundou o titanic) mas nunca afundou, ele participou da 1° grande guerra depois foi desmontado e vendido como sucata. Ja o britannic era o maior de todos, lançado ao mar em 1914 nunca foi usado como navio de luxo ja que o barco foi imadiatamente recrutado para a marinha Britanica e serviu como navio médico, servndo ao lado do Olimpic, porém afundou após colidir com uma mina marinha.

  3. João Fernandes

    13 de julho de 2013 em 13:59

    Eu curto o filme só pra ver os peitos da Rose e ver aquele povo escorregando no final. É muito hilário o navio se inclinando e a galera brincando de escorregador naquela porcaria.

  4. Nêmesis chapado de maconha e cheirado de cocaína

    13 de julho de 2013 em 12:30

    Jack….

    [img]http://img594.imageshack.us/img594/1219/memesmaruwinslet.jpg[/img]

  5. Shun dlç

    13 de julho de 2013 em 11:37

    A Madonna, a Angelina Jolie e a Jennifer Aniston fizeram testes pra ser a Rose;
    O Johnny Depp, o Brad Pitt e o Macaulay Culkin fizeram testes pra serem o Jack. FORAM TODOS REPROVADOS kkkkkkkkkkkk

    • eduardo (eduh)

      13 de julho de 2013 em 13:32

      porque a madonna não afundaria de tanto botox que ela tem no corpo,a angelina boiaria nos labios dela,jennifer aniston…ela não tem seios tão grandes.O Johnny não queria ser o jack ele queria ser o iceberg,o Brad nessa epoca ainda tava velho
      [img]http://conselheiroacacio.files.wordpress.com/2010/04/benjamin-button.jpg[/img]
      e o Macauly Culkin iria morrer afogado,pois antes de tenta se salva ele iria salva o pacote de Erva que ele tinha deixado na cabine.

      • Little Uchiha™

        13 de julho de 2013 em 15:30

        Joinha cara.

  6. Iago Fernandes

    13 de julho de 2013 em 11:34

    o filme conta tudo

  7. Ouma Shu

    13 de julho de 2013 em 06:01

    Curiosidades XD

    1-como mostrado no filme J Bruce Ismay Realmente fugiu do Titanic ,Tanto que há um tempo atrás lançaram um livro sobre o diário dele falando o quanto ele sofreu por ser um “Arregão”

    2-O estaleiro do Titanic em Belfast ainda reside e hoje tem um Museu ao lado.

    3-Na fase de projeto o Titanic poderia ter usado um novo, e maior, tipo de turco, fabricado pela Welin Davit & Engineering , com cada um podendo segurar quatro botes. 16 conjuntos desses turcos foram instalados, dando ao Titanic a capacidade de carregar 64 botes de madeira, uma capacidade total de mais de 4.000 pessoas.
    mas White Star Line decidiu que apenas 16 botes salva-vidas seriam carregados (também havia quatro botes dobráveis, chamados de desmontáveis), que poderiam acomodar apenas 1.178 pessoas.

    4-O Titanic teve mais dois irmãos o RMS/HMT Olympic e o HMHS Brittanic (Gigantic) (O Brittanic teve o mesmo fim que seu irmão Titanic logo após atingir um mina)

    5- Pra quem não sabe o Navio não afundou da forma que todos vimos no filme , agora no Centenário do Naufrágio o National Geographic fez um Especial e fica ai a teoria do naufrágio
    http://www.youtube.com/watch?v=FSGeskFzE0s

    😀

  8. Derpino

    13 de julho de 2013 em 01:38

    Mas a questão é: a música tema do filme é infinita!

  9. Luis Henrique

    13 de julho de 2013 em 01:23

    acho que até hoje não se sabe se foi o olympic que afundou ou o titanic o.0

    • Ouma Shu

      13 de julho de 2013 em 05:45

      Fera o Titanic que afundou mesmo e já se sabe ,o Olympic participou da 1º guerra entre Setembro de 1915 a Julho de 1919. tanto que logo após o naufrágio do Titanic eles colocaram + 4 botes no navio para suprir, e em Março de 1935 o Olympic fez a sua última viagem para Nova Iorque e depois ele foi vendido a um Milionário Francês 😀

  10. Jorge da Silva

    13 de julho de 2013 em 00:54

    É uma bela história que ainda renderá muitos frutos. Mas a bem da verdade, nunca houve um iceberg. O Titanic trincou ao entrar nas águas gélidas da Terra Nova (Canadá). A tecnologia da liga dos metais ainda não estava plenamente consolidada naquela época. Mas, como explicar às seguradoras que uma falha estrutural havia posto a pique o gigante dos mares?! Inventando uma bela desculpa. Havia um iceberg no meio do caminho; no meio do caminho havia um iceberg…

  11. killvander

    13 de julho de 2013 em 00:04

    Contando a História em uma linha.
    “Um Iceberg abriu uma buce## de 3m e foi tudo pro pa%.

  12. Ana Maria Jonnes

    12 de julho de 2013 em 23:17

    Eu prefiro esse post do que a história do filme.

  13. Vlad

    12 de julho de 2013 em 22:01

    Eu li uma vez q ele só afundou pq entrou água em 6 câmaras, se tivesse entrado em 5 dificilmente ele afundaria. Outra coisa interessante, foi o fato de no desespero, na tentativa de desviar do iceberg, a porrada foi na lateral abrindo vários rasgos no decorrer do navio (mostrado no filme) e inundando as câmaras; dizem q se ele colidisse de frente dificilmente afundaria. A questão dos botes tb é interessante, dizem q os músicos tocaram até o fim como foi mostrado no filme, dizem q o capitão jogava cartas na hora da colisão e q se aquelas pessoas q ficaram a deriva na água, teriam sobrevivido em maior nº se tentassem ficar todas juntas abraçadas e m.i.j.a.s.s.e.m (!?!?). Dizem tb q o mar estava extremamente calmo na hora e isso influenciou para q navios pertos demorassem a acreditar na catástrofe.

    • Mirai Kuriyama

      16 de fevereiro de 2015 em 17:44

      “OWFODEU A GENTE VAI MORRER CONGELADO!!!!!!”
      “Não, não iremos! Todos se juntem em uma suruba e mijem, garanto que o calor irá nos aquecer o suficiente.”
      “OWFODEU A GENTE VAI MORRER CONGELADO”.

      • Vlad

        25 de fevereiro de 2015 em 11:42

        huahuahuahuahua!!!… Eu falei da m.i.j.a.d.a, a suruba quem falou foi vc, Baby Baby. Mas o pior é q talvez tb tenha um fundo de verdade. \o/

  14. Luís Felipe

    12 de julho de 2013 em 22:01

    A única cena q eu lembro do filme, é o navio afundando, afinal é a melhor parte…

  15. Riddle Boy®

    12 de julho de 2013 em 21:54

    Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
    Gálatas 6:7

    • Nêmesis chapado de maconha e cheirado de cocaína

      12 de julho de 2013 em 21:56

      E eu aqui lendo vários gibis do batman até chegar a conclusão de que ele realmente existe…

      • Capitão Jack Sparrow

        12 de julho de 2013 em 22:54

        Você sabia que tanto Bruce Wayne, Dick Grayson ( o segundo Batman e o primeiro Asa Noturna) e Damiam Wayne (o atual Robin) são ateus (bom eu leio gibis á 10 anos e desde que comecei a ler tudo que eu vi sobre eles indica que são ateus).

      • Riddle Boy®

        12 de julho de 2013 em 22:04

        Então continue lendo.

  16. Nêmesis chapado de maconha e cheirado de cocaína

    12 de julho de 2013 em 21:29

    Curiosidade 2: Esse era o jack

    [img]http://s1.e-monsite.com/2009/03/02/01/24183097jackthayer-jpg.jpg[/img]

  17. Nêmesis chapado de maconha e cheirado de cocaína

    12 de julho de 2013 em 21:24

    Um fato importante:
    Jack não sabia desenhar.

    [img]http://i0.kym-cdn.com/photos/images/newsfeed/000/529/098/d65.jpg[/img]
    pena que só o spoder man acreditou

    [img]http://25.media.tumblr.com/tumblr_lvgm7s3Yjb1qhjbeyo1_400.jpg[/img]

  18. Dark J

    12 de julho de 2013 em 20:46

    Por que não foi um meteoro que o destruiu? Séria mais maneiro. Mwahahahahahaha!!!

    • John Rambo

      12 de julho de 2013 em 21:42

      Ou uma bomba nuclear

    • Lucas Rodrigues

      12 de julho de 2013 em 20:48

      Seria mais trágico.

      • Dark J

        12 de julho de 2013 em 21:14

        Mas essa é a ideia! Além de que teria destruição em massa! Mwahahahahaha!!!!!

        • Lucas Rodrigues

          12 de julho de 2013 em 21:38

          Como você é mal kkkkk

  19. Super

    12 de julho de 2013 em 20:35

    como afundou o inafundável? se o inafundável que afundou não pode afundar..

    • Lucas Rodrigues

      12 de julho de 2013 em 20:47

      Ele afundou porque era afundável e não inafundável, logo era afundável porque não inafundável .

      • John Rambo

        12 de julho de 2013 em 21:41

        What?

        • Fox Mulder

          14 de julho de 2013 em 00:37

          Ele era inafundável até se desinafúndavelzado e afundar, deixando de ser inafundável.

  20. Eric Matheus

    12 de julho de 2013 em 20:21

    Titanic deixa romeu e julieta no chinelo, na minha opinião melhor filme de romance.

    • Lisandra

      12 de julho de 2013 em 21:21

      chorei pakas vendo isso aí, affz, odeio ser sentimental

  21. Capitão Jack Sparrow

    12 de julho de 2013 em 20:19

    Engraçado sempre achei que aquela parte na frente dos navios que parece uma lâmina fosse justamente para corta e tirar essa coisas do caminho, como…um…Iceberg?
    (-_-)

  22. Little Uchiha™

    12 de julho de 2013 em 20:09

    [img]http://4.bp.blogspot.com/-bXhqdzY1DPo/UMvnkLHe7dI/AAAAAAAAnJc/0my5b739Bss/s1600/kate-winslet-titanic.jpg[/img]

    Eu lembro por demais dessa cena, o colar dela é divino.

    • João Victor

      13 de julho de 2013 em 14:22

      colar…sei

    • Eric Matheus

      12 de julho de 2013 em 20:22

      Mano eu sonhei com essa cena kkkkkkk(Obs: não so tarado…..)

    • Capitão Jack Sparrow

      12 de julho de 2013 em 20:13

      É..colar…muito…bonito…PEITOS!

  23. Truta Limão

    12 de julho de 2013 em 20:03

    Ele não afundaria se batesse de frente ‘-‘

    • Joel Alvarenga

      12 de julho de 2013 em 20:06

      Verdade né, porque então não ia rasgar, só ia abrir o compartimento da frente. Se eles fossem corajosos, todos sobreviveriam.

      • Truta Limão

        13 de julho de 2013 em 18:10

        Exatamente 😀

  24. Capitão Jack Sparrow

    12 de julho de 2013 em 20:02

    Legalzinho, mas e as desmotivacionais saem quando?

  25. Lucas Rodrigues

    12 de julho de 2013 em 19:58

    Pra mim é uma das maiores tragédias que já ocorreram, mas não é pior do que o atentado de 11/11/2001, essa sim, a maior tragédia da história da humanidade.
    Uma pena várias pessoas perderem a vida nesse acidente 🙁
    P.S: Não gosto do filme, até hoje me pregunto porque ele é a segunda maior bilheteria d mundo :/

    • Li Syaoran

      13 de julho de 2013 em 12:34

      11 de Setembro como a pior tragédia da humanidade? Uma única palavra para você: Holocausto.

      • Mirai Kuriyama

        16 de fevereiro de 2015 em 17:42

        Outra palavra para vocês: Holodomor.

      • Lucas Rodrigues

        13 de julho de 2013 em 13:41

        Esqueci dessa, é difícil dizer qual é a pior 🙁

    • Little Uchiha™

      12 de julho de 2013 em 20:06

      Por causa do Jack, da Rose(e seus peitos), Celine Dion e muita mas muita melação.

      • Lucas Rodrigues

        12 de julho de 2013 em 20:10

        Acho um filme muito chato, poucas coisas se salvam :/

    • AV£ F£NIX

      12 de julho de 2013 em 20:00

      A MAIOR TRAGÉDIA FOI AQUELA DO SONIC NO FOGO DE LARVA, PQP COMO O KRA PODIA MORRE ALI ? ELE Ñ PODIA!!!

    • Lucas Rodrigues

      12 de julho de 2013 em 19:59

      *pergunto

  26. Adriano Hidden®

    12 de julho de 2013 em 19:55

    ta, e onde ta o Jack, a Rose e o ”My Heart Will Go ON” ?

    • Lisandra

      12 de julho de 2013 em 21:19

      kkkkkkkkkkkkkkkk

    • Dark J

      12 de julho de 2013 em 20:38

      O Jack virou um pirata, e junto com o senhor Gibbs estão atrás do Pérola Negra. A Rose foi vitima de macumba, e se transformou num ouriço. Como já era de se esperar, algum maluco deu um cacete na cabeça dela, e ela acha que vai ter algum relacionamento com o Sonic. “My Heart Will Go ON” é só uma música mesmo, não interessa isso.

      • Soriano

        14 de julho de 2013 em 23:39

        pqp que resposta sagaz

      • Jaque-chan

        13 de julho de 2013 em 23:00

        KKKKKKKK ri mt

    • AV£ F£NIX

      12 de julho de 2013 em 19:57

      *rosa

      • Jaque-chan

        13 de julho de 2013 em 23:00

        Rose*
        ta certo…

        • AV£ F£NIX

          22 de julho de 2013 em 14:21

          *REZA

          • Mirai Kuriyama

            16 de fevereiro de 2015 em 17:41

            *EXU

  27. Bardock

    12 de julho de 2013 em 19:52

    Tudo culpa do Sub-Zero, ele deu uma defecada no oceano que formou o iceberg.

  28. nathália Rodrigues

    12 de julho de 2013 em 19:48

    sempre que houver uma tragedia sempre vai haver alguém para dizer que foi Deus quem castigou fulano…

  29. Li Syaoran

    12 de julho de 2013 em 19:44

    Juro que dei risada quando ví o título do post.

    • Truta Limão

      12 de julho de 2013 em 20:04

      Que porra é essa primo? Se rebaixando ao Yahoo Respostas ‘-‘

  30. Estudante

    12 de julho de 2013 em 19:33

    Sempre quando eu tava assistindo o filme alguém vinha e dizia que o capitão dizia que ”nem deus afunda o navio”,eu sempre quis saber se isso é verdade,será que deus pode criar um navio que nem ele possa levantar? .-.

    • Querubim Lacabel

      13 de julho de 2013 em 13:57

      paradox
      ele delia de diminiu seu proprio poder para fazer isso

    • Diego Martins

      12 de julho de 2013 em 19:53

      Não vi nenhuma fonte confiável falando isso, mas pode ser verdade.

    • Li Syaoran

      12 de julho de 2013 em 19:43

      Se ele puder fazer isso não será onipotente, e se não puder também.

      • Estudante

        12 de julho de 2013 em 19:46

        É exatamente esse o ponto cara ^^
        [img]http://www.8balls.com.br/wp-content/uploads/2013/07/facetroll.jpg[/img]

  31. Sabrina

    12 de julho de 2013 em 19:33

    [img]http://http://2.bp.blogspot.com/-REUb6oDaW2M/TyMP6VCZBJI/AAAAAAAAAiE/G95QKFH1hoM/s400/tragico-tragico.jpg[/img]

    • João Victor

      13 de julho de 2013 em 14:20

      seu omar aprovou esse navio.

74 Comentários
mais Posts
Topo