Top 10 guitarristas: Jimi Hendrix #1

O “Top 10 guitarristas” lista os 10 maiores guitarristas de todos os tempos. Aqui você vai ouvir e saber um pouco mais sobre a história de cada uma das músicas de sucesso dos considerados os maiores reis da guitarra. Confira:

jimi hendrix




All Along the Watchtower

All Along the Watchtower” é uma canção escrita e gravada pelo cantor e compositor Bob Dylan. A canção inicialmente apareceu em seu álbum de 1967 “John Wesley Harding”. A versão de Hendrix, foi lançada seis meses após a gravação original de Dylan, ficou entre as Top 20 em 1968 e na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

O próprio Dylan reconheceu que a versão de Jimi Hendrix ficou melhor que a dele, baseada em um violão rudimentar, lançada poucos meses antes. Em seus shows, Dylan até passou a adotar um arranjo elétrico mais parecido com o de Hendrix ao cantar All Along the Watchtower.

Outras bandas gravaram versões de All Along the Watchtower dentre elas: The Nashville Teens, Dave Matthews Band, U2, Eddie Vedder e Pearl Jam entre outras




Voodoo Child (Slight Return)

Voodoo Child (Slight Return) é a última faixa do disco Electric Ladyland do Jimi Hendrix Experience, lançado em 1968. A canção é famosa por sua guitarra carregada de efeitos “wah-wah”, com acordes mudos crescendo para riffs e solos explosivos. Seu riff de guitarra foi eleito o melhor de todos os tempos em eleição promovida pelo site Music Radar, com participação de mais de cinco mil pessoas.

A faixa foi também gravada depois por Stevie Ray Vaughan para seu álbum Couldn’t Stand the Weather em 1984. Esta foi a última música tocada ao vivo por Hendrix. Em 6 de setembro de 1970, ele tocou em um concerto na Alemanha 12 dias antes de sua morte.




Purple Haze

Purple Haze é uma canção gravada em 1967 por The Jimi Hendrix Experience, lançada como single no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos também apareceu no álbum de 1967 “Are You Experienced“. “Purple Haze” é muitas vezes considerada como uma das melhores canções de Jimi Hendrix e também o seu primeiro êxito internacional. Para muitos, é a sua canção de marca.

Em uma entrevista Hendrix disse que a canção foi inspirada por um romance de ficção científica de Philip José Farmer (a frase do livro é “névoa purpúra“). Hendrix afirmava que a canção era sobre amor, explicando que o verso “Whatever it is that girl put a spell on me” era a chave para o significado das letras.
Acredita-se que a canção é uma referência às experiências de Hendrix com uma variedade de LSD produzidas em 1966 por Owsley Stanley ( um químico estadunidense que tronou-se notório por ser o primeiro a fabricar individualmente grandes quantidades de LSD ).




Little Wing

Esta canção foi inspirada em 1967 pelo Monterey Pop Festival, um concerto realizado durante 3 dias do “Summer of Love” (1967) com participações de The Who, The Byrds, Janis Joplin, e muitos outros. Com a presença de cerca de 200.000 pessoas, aconteceu dois anos antes de Woodstock.

Jimi escreveu sobre o ambiente do festival, como se fosse uma menina, ele descreveu a sensação: “Todo mundo realmente parecia voar é um bom estado de espírito.” Ele chamou a canção de “Little Wing” porque ele pensou que poderia apenas voar para longe.




Hey Joe

A versão que inspirou Hendrix para gravar esta canção veio de um cantor folk chamado Tim Rose, que jogou-o em um arranjo lento em seu álbum de estréia em 1967. Rose foi um popular cantor / compositor, mas rapidamente desapareceu na obscuridade antes de um pequeno retorno nos anos 90. Ele faleceu em 2002 aos 62 anos.

Não se sabe quem escreveu esta canção. Muitas pessoas acreditam que ele foi escrito por Chester Powers, mas o próprio Hendrix e também o Leaves diziam ser de William (Bobby) RobertsNinguém foi capaz de registrá-la, por isso a música é considerada “tradicional”, o que significa que qualquer um pode gravá-la sem pagar royalties.




The Wind Cries Mary

Jimi escreveu esta canção em 1967, foi inspirado por sua namorada na época, Kathy Etchingham Mary. Ele tinha chegado em uma discussão com ela sobre sua culinária. Ela ficou muito irritada e começou a jogar potes e panelas e, finalmente, saiu para ficar na casa de um amigo. Quando ela voltou, Jimi tinha escrito “The Wind Cries Mary” para ela.




Foxy Lady

Esta é uma música muito sexual que provavelmente foi inspirado por Heather Taylor, que se casou com Roger Daltrey, o vocalista do The Who. Kathy Etchingham, a namorada de Jimi na época, também afirmou ser uma das muitas inspirações para “Foxy Lady“.

Hendrix gravou esta canção em 13 de dezembro de 1966. No mesmo dia, ele fez sua primeira aparição na TV, que foi no ​​show britânico “Ready Steady Go”. Seu grupo The Jimi Hendrix Experience tinham estado juntos apenas por 2 meses. Três dias depois, seu primeiro single, “Hey Joe” foi lançado.




Fire

As principais letras desta canção (“Let me stand next to your fire“) vieram de uma época em que a banda tinha acabado de terminar um show em um dia muito frio, por volta do Natal de 1966. Eles foram para a casa da mãe do baixista Noel Redding. Quando chegaram lá, Jimi falou para Margaret próximo a uma lareira, “Let me stand next to your fire” para que ele pudesse se aquecer. Eles tinham um pastor alemão que estava perto do fogo, que inspirou a linha, Move over Rover, and let Jimi take over“.




Crosstown Traffic

Esta canção fala sobre uma garota que é difícil de se livrarAs letras são semelhantes a muitas canções de blues em que eles estão cheios de referências sexuais em metáforas inteligentes como: “I’m not the only soul, who’s accused of hit and run, tire tracks all across your back, I can see you’ve had your fun…”. A canção foi inspirada no tráfego de Manhattan entre os lados leste e oeste conhecido pelo seu congestionamento.




Castles Made of Sand

Esta é uma das canções mais autobiográficas e pessoais de Hendrix. Ele odiava falar sobre seu passado, e sempre evitava durante conferências de imprensa e entrevistas. Para compor esta canção, Hendrix tocou todas as partes de guitarra para trás, em seguida, rebobinou a gravação das partes de guitarra, para a canção obter esse efeito que você ouve no início e no meio da música.

  1. JoãoMello

    16 de julho de 2015 em 22:11

    Na minha opinião o maior guitarrista é o Jimmy Page.

  2. Blue

    16 de julho de 2015 em 21:50

    Já gostei da nova série, Jimi Hendrix é uma lenda até hoje, marcou o início do rock, que veio com muitos elementos do jazz e do blues, trazendo uma coisa nova, trazendo músicas cheias de emoção, expressando seus sentimentos através da guitarra, mostrando seu coração, sua alma, com a música, pois é isso o que música realmente é, uma linguagem inconfundível, uma forma de expressão da própria alma, arte de verdade, é uma pena que tudo isso tenha se perdido e a música mainstream de hoje é só mais uma forma de simples entretenimento vazio usada para fazer dinheiro.

  3. Elyane

    16 de julho de 2015 em 20:35

    Adorei o post, isso sim é música de qualidade, espero que venha mais matérias como essa.

    • Luciano Lobato

      16 de julho de 2015 em 21:53

      Vou tentar manter o post e melhorar um pouco a qualidade da mesma mas da um trabalhinho buscar informações e referências. Obrigado pelo feedback 😀

  4. ErlyJy

    16 de julho de 2015 em 19:18

    Isso é Rock de verdade porra !!!

  5. Miroouuww

    16 de julho de 2015 em 18:27

    [img]http://www.quickmeme.com/img/db/db5c7330a78efff6c3adee34cf182646323ab82989b4fde3e7c53e684a4d6044.jpg[/img]

6 Comentários
mais Posts
Topo