Minilua

Universo: Ao infinito e além! #2

Existem várias peculiaridades por aí e disso já sabemos. As cidades, os estados, países, continentes… E se pensarmos um pouco mais, o universo. Que tal conhecer algumas curiosidades que estão espalhadas ao infinito e além?

Por acaso sabem qual é o maior vulcão do sistema solar? Além da Terra, existem vulcões em outros lugares, como em Marte, por exemplo, sendo que é nesse planeta que está localizado o maior: Olympus Mons (Monte Olimpo). Só para terem uma idéia de seu tamanho, ele é três vezes mais alto que o monte Everest, erguendo-se a 27 km da superfície marciana.

Já imaginou quantas crateras se é possível enxergar na lua, daqui da Terra? Quem sabe umas 100, 200 ou até 1 000. Esses números continuam pequenos. A resposta é 500 000 crateras.

Depois de comer aquela bela feijoada, que tal colocar sua roupa de astronauta e ir ao espaço? Nem pensar! Os astronautas não podem comer feijão antes de suas viagens, pois os gases danificam as suas roupas espaciais. Uma dica: nunca solte uma flatulência quando estiver na Lua, caso contrário…

Já conseguiu visualizar a constelação Crux, conhecida como Cruzeiro do Sul? Ela possui um total de 54 estrelas, sendo que apenas cinco são visíveis a olho nu. É também a menor constelação de todas as 88 existentes. Se nunca conseguiu visualizar nos céus, olhem em bandeiras, como, por exemplo, a da Austrália.

O telescópio espacial Hubble, que é um satélite artificial (não tripulado), consegue visualizar o piscar de olhos de uma mosca a uma distância de 13 700 km. Se ele consegue isso com um pequeno ser, imagine o que ele já deve fotografado por aí.

Que o Sol é muito maior que a Terra todos nós já sabemos. Mas já parou pra pensar o quanto? Cerca de 330 000 vezes. Além disso, ele representa em torno 99,867% de toda a massa do sistema solar. O restante está dividido entre planetas, cometas, satélites e asteroides.

Falando em tamanho, Júpiter tem o dobro de massa da junção dos outros planetas, asteroides, cometas e satélites. Dentre os nove planetas (incluindo Plutão), a Terra ocupa o quinto lugar em relação a massa.

Na bandeira do Brasil, as estrelas não representam apenas os estados do país, mas também constelações. As encontradas são: Cruzeiro do Sul (5 estrelas); Cão Maior (5 estrelas); de Escorpião (8 estrelas); Triângulo Austral (3 estrelas); Hidra (duas estrelas); além de Cão Menor, Carina, Virgem e Octante, com uma estrela. Vale lembrar que as constelações estão representadas de forma invertida, pois elas são vistas do espaço em direção ao planeta e não como vemos daqui da Terra.

E se construíssem uma estrada que liga a Terra ao centro da Via Láctea? Demoraria cerca de 221 000 milhões de anos de carro a uma velocidade constante de 160 km/h.

A cada quatro anos ocorre o ano bissexto e isso não é novidade pra ninguém. Mas por quê? Um dia terrestre não possui exatas 24 horas, mas sim 23 e uma fração de hora. Devido a isso um ano possui 365,25 dias (365 dias e seis horas). Então a cada quatro anos aumenta-se um dia e para manter a data correta acaba tornando um ano bissexto, resultando um ano com 366 dias.

Então, o universo é tão interessante o quanto parece?

Não deixe de clicar logo abaixo em “Recomendar”, espalhando esse post e ajudando o Minilua!

Siga-me no Twitter: (@Nandy Martins)

Por Wagner Cezário.