A verdadeira origem dos Fantasmas

Existem milhões de relatos sobre pessoas tendo contato com fantasmas, mas, ao mesmo tempo, as provas sobre a existência desses seres sobrenaturais são fracas ou mesmo inexistentes. Porém a ciência pode ter encontrado a reposta definitiva sobre esses misteriosos seres.




As sensações

medo-2

As aparições de fantasmas normalmente estão ligadas à sensação de medo, observação e alguns outros sentimentos ruins. E, na grande maioria dos casos, as pessoas relatam avistamentos indiretos, ou seja, elas veem um vulto, algo passando “no canto do olho” ou experiências similares. Quem acredita em fantasmas, explica isso devido a inexistência corporal desses seres ou mesmo pelo fato deles estarem em outras dimensões. Enfim, as explicações para a existência de fantasmas e a dificuldade de provarmos a realidade de seres são muitas.

Durante muitos anos, a ciência assistiu todas essas discussões de longe e depois de um estudo, os fantasmas podem ter ganho uma boa explicação, que não tem nada de sobrenatural.




Ouvindo sons

bg-wrapper

O som nada mais é que uma forma de onda que se descola por um meio condutor, que no caso da Terra é o ar. Essa energia é absorvida pelo ouvido e transformada em sinais que são interpretados pelo cérebro, gerando o barulho que nós entendemos. O problema é que nosso ouvido não é perfeito e possui buracos em seu campo de audição.

Nossos ouvidos conseguem captar sons que ficam entre 20 e 20 mil Hertz. Ou seja, sons muito graves ou muito agudos simplesmente não são ouvidos por nós. Só que existe um campo, na beira desses valores, onde nossos ouvidos simplesmente ficam confusos, afetando o entendimento do cérebro.




Infrassom

121495_Papel-de-Parede-Abstrato-Ondas-Sonoras_1920x1200

Esses sons de frequências baixíssimas são extremamente estranhos e poderosos. Os tigres conseguem emitir sons de baixa frequência capazes de paralisar suas presas e até mesmo humanos. Os elefantes também imitem esses sons para uma comunicação a longa distância, pois esse tipo de barulho não sofre muitas distorções do meio, como ocorre com sons mais agudos.

Durante alguns anos, diversos exércitos do mundo fizeram pesquisas sobre esse tipo de som, porque ele pode ser usado como arma. Dependendo da potência, esses barulhos graves podem derrubar prédios e até mesmo estourar órgãos humanos! Felizmente tal arma ainda não foi desenvolvida com sucesso.

Apesar de todo esse poder, esses sons são ainda piores para o psicológico humano. Quando estamos expostos a esse tipo de barulho, nosso cérebro começa a sofrer algumas panes. Richard Lord e Vic Tandy, cientistas que trabalham com sons, descobriram que sons graves fazem o cérebro agir estranhamente.

Os primeiros sintomas apresentados são calafrios, ansiedade, sensação de ser observado e uma tristeza inexplicável. Além disso, estranhas ilusões na visão periférica são criadas, dando a impressão de vultos a volta. Isso foi descoberto fazendo com que centenas de voluntários fossem expostos a esse tipo de barulho ultragrave. Muitos se quer conseguiam ouvir o som, mesmo assim suas mentes eram afetadas por eles.

Os pesquisadores ainda não sabem porque esse tipo de som “buga” o cérebro humano, criando ilusões visuais e modificações psicológicas. Mas eles acreditam que isso seja uma herança vinda da evolução. No passado, quando os homens ainda viviam em cavernas e florestas, a capacidade de sentir medo e de ter a visão estimulada devido a sons graves, pode ter sido resultado de um mecanismo de defesa contra certos inimigos. Por isso, tal coisa que era uma vantagem, se transformou em um problema e acabou enganando milhões de pessoas, que realmente viram ou sentiram fantasmas, mas estes não passavam de ilusões criadas pelo cérebro.

  1. Tamires Alves

    22 de julho de 2015 em 22:00

    Essa ” ciência ” não sabe de nada ta querendo ser mais que Deus essa ”ciência” não é eu muito menos Deus para saber o que eu passo! Isso não passa de uma tentantiva de engano

  2. Rogério Dih

    22 de maio de 2015 em 22:17

    [img]https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/02/d1/97/02d1973bc872e2b154578df9b02ef375.jpg[/img]

  3. Josue H. M. Bitencourt

    27 de novembro de 2014 em 11:36

    Ok… se os fantasmas sao um produto de alguns determinados tipos de sons que fazem o nosso cerebro criar ilusões….. quem diabos está emitindo estes sons?
    Deu mais medo ainda kkkkkk, pois imagine que já, que um ser espiritual nao tem um corpo físico, o unico meio que ele tem de se comunicar ou demonstrar a sua presença, seria emitindo um som que mexa com o nosso cérebro causando o efeito do infrasom, cujo qual é responsável por causar as ilusoes e os efeitos de medo, insegurança e tristeza que sao sentimentos necessários para tornar a alma do humano afetado vulneravel o suficiente para uma futura posseção demoniaca ou espiritual… MUHUHUHAHAHAHAAAA…
    OBS: Nao acredito muito em fantasmas, elaborei essa argumento em favor de qualquer pessoa que acredita em fantasmas que tenha um bom coonhecimento sob isso que poderia vir a justificar melhor que eu kkkkk

  4. Valtrer

    9 de setembro de 2014 em 15:52

    Talvez seja o contrario, e os videos no youtube que mostra fantasmas? e os diversos relatos através da historia? Essa historia de fantasmas é antiga…
    “É habitual vermos os homens zombarem daquilo que não podem compreender”. -HOLMES Sherlock

  5. Valtrer

    9 de setembro de 2014 em 15:46

    Dean e Sam discordam u.u

  6. chapolim do mal

    8 de setembro de 2014 em 15:30

    Nunca acreditei em fantasmas e agora depois desse texto menos ainda, pra mim isso é tudo balela, igual algumas pseudociências.

  7. Vlad

    8 de setembro de 2014 em 11:04

    Interessante. Já tinha lido sobre isso. Soube q mts animais detectam bem o infrassom, tanto q há relatos de q os elefantes percebem q acontecerá um terremoto dias antes de realmente acontecer. Abs

  8. 3 Hits

    7 de setembro de 2014 em 23:50

    Ta ai Diego. Quando eu lhe criticava, estava apenas emitindo minha opinião, e o fazia, para que pudesse melhorar. Quando for criticar religião e, ou, coisas sobrenaturais como as apresentadas neste post, isso que se espera, uma boa argumentação, dados mais concretos, que deixem a matéria mais consistente e interessante. Parabéns por este post. Muito bom.

  9. Nameless

    7 de setembro de 2014 em 22:35

    E quando você vê uma porta simplesmente bater e fechar na sua frente, sem qualquer vento ou coisa assim?
    Não quero desmerecer o post, até vou dar meu joinha, mas não é uma explicação definitiva e total.

    • Tamires Alves

      22 de julho de 2015 em 22:01

      Concordo e isso ocorre comigo tbm

  10. Blue

    7 de setembro de 2014 em 22:07

    quando eu era criança,antes dos 5 anos,eu tinha uma amiga,ela se chamava Pipa,eu sabia o endereço dela,e as vezes eu dizia pra minha mãe “a Pipa vem brincar amanhã” e no dia seguinte eu brincava como se tivesse alguém ali,um dia,ela foi embora e eu simplesmente disse pra minha mãe “a Pipa foi embora” ou “a Pipa se mudou”,(não lembro direito da frase),e além disso eu ja tive experiências de prever o futuro e minha mãe sonha com determinada pessoa com flores em volta,no outro dia aquela pessoa morre e adivinha quais são as flores no caixão,eu acredito no sobrenatural.

    • VanDrak SubZero

      9 de setembro de 2014 em 12:47

      Sei como é u.u
      também muitas vezes cheguei a ver pessoas que já tinham morrido.

  11. Marvelunatico

    7 de setembro de 2014 em 21:05

    A ciência poderia explicar casos como esse:
    https://www.youtube.com/watch?v=BV9N5CsvQ5k
    ?????????

    • Adriano Saadeh

      8 de setembro de 2014 em 08:39

      Lembro da época que saiu esse vídeo ae muito louco. mas como sempre a Ciência sempre vai tentar explicar acontecimentos através de métodos verificáveis e palpáveis

      • Marvelunatico

        8 de setembro de 2014 em 10:01

        Eu ein, ninguém vai me apalpar não o.O

        • Adriano Saadeh

          8 de setembro de 2014 em 10:22

          kkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Gabriel Frigini

    7 de setembro de 2014 em 19:10

    sinistro… rsrsrs

  13. Sir Noob

    7 de setembro de 2014 em 18:52

    Eu particularmente não acredito em fantasmas…
    Eles são muito mentirosos!!!

  14. Ricardo

    7 de setembro de 2014 em 18:45

    Diego eu amo os seus posts, só que deveria ter dado uma caprichada nesse pois achei muito curto

  15. Megaman X

    7 de setembro de 2014 em 17:40

    Os espíritas vão pirar nesse post

  16. Jeff Dantas

    7 de setembro de 2014 em 17:14

    Fantasmas: tai um tema, q eu amo de paixão!! 🙂 ^^

    • Ruth Borges

      8 de setembro de 2014 em 10:04

      já eu .. tenho medo.
      mas curto mesmo assim.
      acho muito curioso certas coisas.

    • André Silva

      7 de setembro de 2014 em 17:20

      Eu também, adoro ler matérias e ver reportagens falando sobre o assunto!

  17. Edward Elric

    7 de setembro de 2014 em 16:57

    eu tava esperando ler um “jornal” nesse post como seria normal vindo do Diego .-.

    • DCemblemático

      7 de setembro de 2014 em 17:03

      Prefiro muito mais os textos estilo jornal que os textos tão curto que só tem dois parágrafos he-he-he

  18. TENSEI

    7 de setembro de 2014 em 16:56

    o giro singular direito(parte do córtex frontal) processa informações ligadas a nossa ambientação, equilibrio e persepção espacial. basta um estimulo elétrico nessa área e temos sensação de sair do corpo, ouvir sons estranhos, sensação de seres por perto que não existem… ela puxa memórias do hipocampo, por ser algo ligado a uma sensação ruim e de mal estar a informação é preenchida com a primeira coisa assombrosa para o cérebro, que podem ser fantasmas, espíritos, assombrações etc

    • Lobo Alfa

      7 de setembro de 2014 em 16:59

      essa sensação de sair do corpo pode ser associada com a dita paralisia do sono?

      • TENSEI

        8 de setembro de 2014 em 20:28

        andam de mãos dadas…
        a paralisia ocorre por um processo fisiológico, ligado as reverberações(estímulos elétricos do sistema nervoso), reação química na rafe(área do cérebro responsável por processar hormônios ligados ao sono)… se disser que a neurociência pode explicar por completo eu estaria mentindo, mas ela pode entender bem a funcionalidade da paralisia! algumas vezes traumas e memórias tanto de infância quanto do decorrer da vida podem influenciar a paralisia, enquanto temos uma desregulação química e elétrica em nosso corpo isso afeta o giro singular direito(que eu já havia falado), a sensação ruim preenche com memórias ligadas ao desconforto físico e medos…

  19. cara anonimo

    7 de setembro de 2014 em 16:40

    Tevê uma vez que eu estava em casa e era de madrugada, era mais ou menos 00:30 ou 01:30 não me lembro, eu estava assistindo tv quando ouvi a porta do meu quarto abrir sozinha, depois eu pensei :
    – f-u-d-e-u !!!.

    • DCemblemático

      7 de setembro de 2014 em 16:41

      Sei que tipo de programa tu tava assistindo de madrugada he-he-he

      • cara anonimo

        7 de setembro de 2014 em 16:47

        Estava assistindo um programa educativo, se você não sabe…( ͡° ͜ʖ ͡°)

        • Ricardo

          7 de setembro de 2014 em 18:43

          Seeei. Pornô educativo

          • cara anonimo

            7 de setembro de 2014 em 21:14

            Né não vei, é Dora a ventureira !

          • Blue

            7 de setembro de 2014 em 22:00

            pornô da Dora? regra 34

  20. Lobo Alfa

    7 de setembro de 2014 em 16:23

    Adicionando mais um ponto:
    O Café
    É a coisa que tomamos muito no nosso dia a dia e que sequer pensamos que nos poderia afetar com alucinações,o café em excesso (esse excesso depende de o quanto você já é acostumado)pode causar alucinações até bem “assombrosas” como ver fantasmas e ouvir vozes .Se você consumiu muita cafeína – o equivalente a 7 xícaras – você tem3 vezes mais chances de ouvir “coisas
    Fonte:
    http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/consumo_exagerado_de_cafe_pode_provocar_alucinacoes.html

  21. DCemblemático

    7 de setembro de 2014 em 16:16

    Claro que existe fantasma eu vi nos caçadores de fantasmas do Discovery channel he-he-he

    • DCemblemático

      7 de setembro de 2014 em 16:19

      Lol me enganei geral passava no Syfy Channel he-he-he

  22. Terrorista

    7 de setembro de 2014 em 16:15

    Ou talvez não tenha enganado.

  23. Lhama Charmosa

    7 de setembro de 2014 em 16:08

    Fantasmas?

    Ta ta ta ta ta ta tata, tatatatatata, tata ta ta tata Ghostbusters!
    There’s something strange in the neighborhood
    Who you gonna call? GHOSTBUSTERS!

    tá parei

  24. André Silva

    7 de setembro de 2014 em 15:58

    Não importa quantas explicações os cientistas tentem achar, eu continuarei acreditando no sobrenatural.
    No e-mail que o minilua envia algumas vezes dizia o seguinte: ”E na próxima semana lançaremos uma grande promoção, fique ligado!”
    Opa, o que será? Agora fiquei curioso!

    • Adriano Saadeh

      8 de setembro de 2014 em 08:39

      Eu sei!
      xD

    • DCemblemático

      7 de setembro de 2014 em 16:44

      Vamos ganhar um jogo da vida he-he-he

      • André Silva

        7 de setembro de 2014 em 17:10

        Espero que seja uma promoção parecida com a que teve aqui no natal mas eu não pude participar porque ainda não era usuário…

        • DCemblemático

          7 de setembro de 2014 em 17:55

          Que promoção era essa de natal?

          • André Silva

            7 de setembro de 2014 em 18:10

            O primeiro, o segundo e o terceiro lugar ganhavam livros autografados, não me lembro muito bem como fazia pra ganhar, procure no google por ”No Natal do Minilua você ganha presentes” e veja mais detalhes de como foi.

  25. Leon S. Kennedy

    7 de setembro de 2014 em 15:57

    Começo a ler esse post ai meu gato fica encarando algo atrás de mim… ;-;

    • Mayara Oliveira

      8 de setembro de 2014 em 12:33

      Sempre tive medo de gato! Esse são sinistros! :'(

    • Lobo Alfa

      7 de setembro de 2014 em 23:45

      talvez ele só queria comer mesmo…

    • cara anonimo

      7 de setembro de 2014 em 16:30

      Você é Leon, você mata zumbis, como você pode ter medo de fantasmas ???? ‘-‘

      • ultramen Tiga

        7 de setembro de 2014 em 16:45

        famtasmas>>>>>>>>>>>>>>zumbis

        • Marvelunatico

          7 de setembro de 2014 em 21:03

          Marvel >>> DC

      • DCemblemático

        7 de setembro de 2014 em 16:43

        Porque fantasmas>>>>>>>>>>>>>>>essa modinha zumbi he-he-he

        • cara anonimo

          7 de setembro de 2014 em 16:49

          Regina Casé >>>>>>>>> all

          • chapolim do mal

            8 de setembro de 2014 em 15:26

            Gretchen>> Regina casé>>>>>>>>all

          • Adriano Saadeh

            8 de setembro de 2014 em 08:37

            Pegou pesado dae

          • DCemblemático

            7 de setembro de 2014 em 16:59

            Ai já é apelação hue he-he-he

56 Comentários
mais Posts
Topo