A verdadeira origem dos símbolos

Nós vivemos em um mundo com símbolos em todos os lugares. Uma cruz vermelha representa hospitais, a estrela de seis pontas está associada aos judeus e o círculo com uma cruz para baixo ou um seta para cima, representando a mulher e o homem.

Todos eles são maneiras de comunicar algo de um jeito simples e direto, como se fossem uma linguagem a parte. E da mesma maneira que as línguas surgem de um jeito e são modificadas ao longo de sua vida, os símbolos também:




O peixe cristão

pageimage

É muito comum vermos na rua carros com o símbolo acima colocado em sua traseira. Esse peixe feito com dois traços curvos está diretamente ligado ao cristianismo. No início dessa religião, seus seguidores eram perseguidos, por isso precisavam de lugares e rituais secretos. Uma maneira de identificar esses lugares ou pessoas, era procurar por esse símbolo em uma parede.

O Ichthys, que na verdade é um acrônico para “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr”, algo como “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”, voltou a aparecer principalmente por causa dos evangélicos, que buscam retornar a origem da crença.

Porém esse peixe era usado muito antes pela cultura pagã. Ele representa o ventre da mulher, sendo associado a fertilidade e com a Deusa Mãe.




Caveira com ossos cruzados

]juh

Esse símbolo é conhecido mundialmente por dois significados. O primeiro remete ao veneno e o segundo lembra os piratas. Mas, na verdade, os piratas não costumavam usar essa bandeira. Cada navio tinha a sua, com o desenho escolhido pelo capitão.

A verdadeira origem desse símbolo vem dos cemitérios. Antigamente, a caveira com ossos cruzados servia para marcar um cemitério, tanto que na Europa, onde existem igrejas antigas, é muito comum encontrar esse símbolo mostrando que existe um cemitério por perto. Inclusive, foi o fato de estar associado com a morte e causar medo nas pessoas, que fez alguns piratas usarem essa imagem.




Paz e amor

amor

Um dos símbolos mais conhecidos do mundo, também é um com uma das histórias mais diferentes. Esse símbolo, muito utilizado pelos hippies e pelo pessoal da contracultura nos anos 60 e 70, acabou ganhando o significado de paz, porém sua história é outra.

Gerald Holtom é o criador desse símbolo, que foi feito para simbolizar a luta pelo fim das usinas nucleares na Inglaterra. Como o autor não registrou a sua criação, ele acabou caindo no gosto popular e ganhou um novo significado: Paz.

Segundo o criador, a imagem reflete o camponês antes de ser fuzilado no quadro de Goya. A ideia era que o símbolo mostrasse o desespero do povo contra esse tipo de energia, da mesma maneira que o camponês demonstra o desespero em frente ao pelotão de fuzilamento:

goyashootings-3-5-18081




Suástica

swastika

A suástica, depois da Segunda Guerra Mundial, acabou virando um sinônimo indissociável do nazismo. Porém esse símbolo é muito mais velho do que as pessoas imaginam.

A suástica, antes de cair no gosto de Hitler, foi usado pelos celtas, hindus, budistas, gregos e até mesmo pelos astecas. Para cada cultura o símbolo possui significados diferentes. Após o nazismo, a suástica continuou sendo usada pelos hinduístas, que associam esse símbolo a deuses.

A suástica tem registros com mais de 6 mil anos de idade, sendo um dos símbolos mais antigos já encontrados. Mas, infelizmente, sua história foi manchada pelo nazismo e suas atrocidades.

  1. Rosemere Melo Sanginetto

    20 de setembro de 2014 em 13:15

    Bem historiadores afirmam que a suástica nazista foi inspiração de Chamberlain,um vidente e ocultista,conselheiro de Hitler.mas os celtas,romanos e hindus já a usavam em seus rituais…pt.wikipedia.org/wiki/Suástica Já o símbolo de peixe,descobertas arqueológicas confirmam,que antes de cristo,o símbolo fazia parte do culto ao deus Dagom dos filisteus. E a cruz de nero ,usada pelos hippies na década de 60 e também pelo ateu britânico Bertrand Russel simboliza a derrota do cristianismo.

  2. alex ferreira lopes

    17 de setembro de 2014 em 11:47

    o do peixe tbm significa para nós as pessoas, pois jesus disse a pedro q seriamos pescadores de homens

  3. Anselmo Dias

    17 de setembro de 2014 em 01:02

    A diferença entre as suásticas, é que a do nazismo tem as pontas da cruz viradas para a direita. As outras para a esquerda.

  4. Anselmo Dias

    17 de setembro de 2014 em 00:57

    A diferença entre as suásticas é, que a do nazismo, tem as pontas da cruz viradas para a direita e as outras para a esquerda.

  5. Carlos Siqueira

    16 de setembro de 2014 em 07:09

    O símbolo da paz foi criado em 1958 pelo artista e designer britânico Gerald Holtom para representar o desespero que ele sentia diante do mundo que o cercava. O sinal foi criado durante grandes protestos em que as pessoas lutavam contra a construção de armas nucleares na Inglaterra.

    Pouco depois do final da Segunda Guerra Mundial, o artista ainda se via diante de um momento em que o desejo de destruição alimentava o início de uma corrida armamentista. Então Holtom quis criar um símbolo simples, mas poderoso, para dar conta de tudo o que ele estava sentindo e tudo o que acontecia no mundo ao seu redor naquele momento.

    Assim, o artista decidiu utilizar as letras N e D (do código homógrafo), que significavam “nuclear disarmament”, ou seja, representavam seu desejo de que o desarmamento nuclear se tornasse realidade. Seguindo a posição das bandeiras, as letras formavam o desenho interno do símbolo, que ganhou um círculo em volta para representar o planeta.

    [img]http://ibxk.com.br/2014/4/materias/3391280097114315.jpg?w=1040[/img]

    quanto ao peixe assista ao video zeitgeist https://www.youtube.com/watch?v=5R_Vm2wCQj4 a partir de 29 minutos

  6. Reinaldo

    15 de setembro de 2014 em 20:43

    A do símbolo de paz foi novidade pra mim

  7. Rob Lucci

    15 de setembro de 2014 em 18:51

    Alguém lembra?

    [img]http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20130708001726/yuyuhakusho/images/3/34/Kazemaru.jpg[/img]

  8. Near

    15 de setembro de 2014 em 18:42

    [img]http://2.bp.blogspot.com/-8P4aTgB095g/UzC_F86OjUI/AAAAAAAAAT8/JeP2lUkOpQs/s1600/000.png[/img]

  9. Aguiar

    15 de setembro de 2014 em 18:36

    eu tinha ouvido outra coisa sobre o simbolo ”PAZ E AMOR” era isso aqui também…

    [img]http://2.bp.blogspot.com/-VicZwazYdUg/U-Ipqsg_nSI/AAAAAAAAAzs/LkXbg5VxQbk/s1600/s%C3%ADmbolo+anti+crist%C3%A3o+-+cruz+de+cabe%C3%A7a+para+baixo+bra%C3%A7o+quebrado+-+p%C3%A9+de+galinha+-+nova+era+-+magia+-+hippies+-+paz+e+amor+-+doutrina+da+Igreja+Cat%C3%B3lica+-+supersti%C3%A7%C3%A3o+-+Editora+Cleofas+-+Professor+Felipe+Aquino.jpg[/img]

  10. Ruth Borges

    15 de setembro de 2014 em 10:47

    já tinha lido sobre isso em um outro site, mas parecem que cada um tem a sua história – bem diferente – pra contar.

  11. P Pierrot

    15 de setembro de 2014 em 10:08

    O X já é um simbolo que é associado a morte. Muitas culturas o utilizaram. Vale lembrar que a sociedade Skull and Bones utiliza esse simbolo da caveira e ossos. No inicio da matéria mencionaram o hexagrama que hoje é associado a nação judaica, mas esse simbolo como muitos outros mencionados no post eram usados por outras civilizações.
    Tem um video interessante que mostra ele sendo utilizado ao longo da história e só foi utilizado para os judeus no século 17:
    https://www.youtube.com/watch?v=B08VBFTVkT4

  12. Wellington Bianchi

    14 de setembro de 2014 em 22:22

    [img]http://i.ytimg.com/vi/CGr5xh7KG10/hqdefault.jpg[/img]

    [img]http://i.ytimg.com/vi/Wxd9LEpS74I/0.jpg[/img]

  13. Dark J

    14 de setembro de 2014 em 19:14

    Qunado lí “cristianismo”, pronto! Já sábia quem escreveu o texto.

  14. Moacir Batista

    14 de setembro de 2014 em 19:01

    Então, os celtas, hindus, budistas, gregos e astecas eram nazistas. 😮

  15. Jeff Dantas

    14 de setembro de 2014 em 18:32

    Já dizia o sábio, essa caveira representa “prerigo!” Prerigooooooooooo! http://minilua.org/wp-content/uploads/2014/09/juh.jpg

  16. Leonardo Viera

    14 de setembro de 2014 em 18:14

    Ótima idéia para uma matéria, porem achei muito curta, aprendi mais lendo alguns comentarios do que no post em si, abraço.

  17. Nameless

    14 de setembro de 2014 em 18:00

    Ótimo post.

  18. Ophelia Dilaurentis Soares

    14 de setembro de 2014 em 16:14

    não sabia que o simbolo da paz e amor tinha uma origem tão assustadora e fulizamentos envolvidos

    • Marcio Andre

      16 de setembro de 2014 em 10:56

      este símbolo era associado aos 4 elemento fundamentais a vida ” água, terra, luz, ar” em sentido horário “o ciclo da vida”

  19. Blue

    14 de setembro de 2014 em 15:08

    imagem 3 um camponês? como aquilo pode ser um camponês? o símbolo não se parece com um camponês

    • Litzen Vampiro

      14 de setembro de 2014 em 15:42

      Tem que virar ele, assim parece um camponês com as mãos pro alto…

  20. Riddle Boy®

    14 de setembro de 2014 em 15:03

    Os antigos habitantes do oriente médio usavam como simbolo de adoração ao deus Dagom que era uma estatua com cabeça de peixe, mas não tem nenhum relação com o simbolo acima citado. Os cristãos escolheram o peixe como símbolo do cristianismo, e para saber se estavam entre amigos, uma pessoa desenhava uma espécie de “meia lua” no chão ou parede, e se houvesse ali algum cristão, essa pessoa completaria o desenho com outra “meia lua” formando o contorno de um peixe. Se o desenho fosse completado isso significava que estavam entre amigos. E é uma ligação com os ensinamentos de Cristo e o seu significado pra fé cristã.

    • Glauber Assuncao

      14 de setembro de 2014 em 20:10

      Na verdade o peixe representa a era em que estamos… A era em que jesus nasceu… Ou seja ele representa essa era… Agora só esperar a próxima era (aquário, ano 2150) pra ver o próximo “projetinho de deus” nascer. kkkkkkk

      • Hermann Delgado

        15 de setembro de 2014 em 17:34

        vlw… me economizou muito tempo no google com o seu comentário > eu sabia que tinha uma coisa ligada mas não me lembrava com precisão

  21. chapolim do mal

    14 de setembro de 2014 em 14:59

    Essa dos ossos e caveira me lembrou aquela teoria da conspiração que tinha G.W.Bush e estudantes de Havard na Cross and Bones.

    • Adriano Saadeh

      16 de setembro de 2014 em 13:40

      Nossa essa eu não conheço, vou dar uma pesquisada

  22. Lhama Charmosa

    14 de setembro de 2014 em 14:48

    Bom post, eu nunca iria imaginar que o símbolo da paz teria uma história tão sanguinária..

  23. Terrorista

    14 de setembro de 2014 em 14:23

    A suástica no nazismo era como uma engrenagem, foi adotada por Hitler para simbolizar a peça que faltava na Alemanha para criar uma nova raça alemã, além disso, também fora usada pelos gêrmanicos na época do 1° Reich, pois eles acreditavam se tratar de um símbolo nórdico. Alguns dizem que a suástica remete ao ocultismo presente no nazismo, até porque Hitler se guiava por mapas astrais(talvez por isso ele tenha cometido certos erros durante a guerra) e tinha um certo interesse no ocultismo, apesar de ser cristão. Pelo o que eu sei, quem tinha essa nóia mesmo era o Heinrich Himmler, o coordenador dos campos de concentração, que aproveitou a política antissemita da Alemanha para começar o extermínio dos judeus prisioneiros. Himmler acreditava que sacrificando os judeus e outros prisioneiros, alimentaria os Deuses ou algo do tipo, e eles recompensariam a Alemanha com glória eterna. Prova disso é que Himmler colecionava livros sobre ocultismo e acreditava ser descendente de uma bruxa alemã com o mesmo sobrenome dele.

    • Felipe Bleichvel

      14 de setembro de 2014 em 18:13

      resumindo: hitler é filha da put@, e só fez filha da putice.
      discorda?

      • Terrorista

        14 de setembro de 2014 em 21:03

        Discordo. Hitler fez sim filha da putices, mas não foram só filha da putices que ele fez.
        Hitler pegou uma nação arrasada, sem confiança e furiosa e devolveu a autoestima a eles. Em 1933, quando Hitler assumiu o governo os desempregados na Alemanha eram cerca de 6 milhões, já no ano de 1939, eram 300.000. Hitler combateu a inflação e a hiperinflação da Alemanha. Promoveu campanhas antifumo e até decretou leis que proibiam as pessoas de fumarem em lugares públicos, também criou leis de proteção aos animais. Financiou a criação da volkswagen e rearmou a Alemanha, transformando-na em uma superpotência militar.
        O secretário de Hitler, Josef Goebbels, era encarregado dos projetos que incentivavam o povo alemão a apreciar as artes, como literatura, teatro, música, pintura, cinema e etc., inclusive, o cinema atual deve muito à era nazista. E não só o cinema, a propaganda também, pois Goebbels era o ministro da propaganda e graças a ele e sua forma de vincular a propaganda hoje em dia avançamos nessa área.
        A Alemanha nazista também proporcionou avanços científicos, tecnológicos e medicinais. Boa parte da tecnologia utilizada hoje em dia teve a presença de um alemão, e muitos deles da Era nazista.
        Enfim, ninguém é 100% bom e nem 100% mau.

        • Felipe Bleichvel

          14 de setembro de 2014 em 23:33

          tudo isso podia ter sido feito sem ele, e talvez até de forma melhor… mas nem me importo muito com o assunto.
          te conheço faz um tempo e sabia q se eu escrevesse a palavra “discorda?” ia conseguir fazer você perder bem uma meia hora ou mais escrevendo ^^. só queria é encher o saco e fazer vc perder tempo mermo. flw vlw

          • Terrorista

            14 de setembro de 2014 em 23:50

            Não demorei 10 min pra escrever a resposta ao seu comentário. E já imagino que você não se importe tanto com o assunto, já que demonstra não ter conhecimento algum sobre.
            ” tudo isso podia ter sido feito sem ele, e talvez até de forma melhor”, Ah claro, imagino o Partido Marxista Alemão fazendo isso… Enfim, não perdi tempo algum te respondendo (a não ser que você mesmo se considere uma perda de tempo).
            Pela sua foto e pelos seus comentários, eu diria que você não passa de uma caricatura estética e intelectualmente.

    • Terrorista

      14 de setembro de 2014 em 14:31

      Ah, e a caveira com ossos cruzados também era um dos símbolos da SS de Himmler.

  24. Hitsugaya Toushirou

    14 de setembro de 2014 em 14:23

    Nossa, nunca imaginei que esse peixe fosse ligado ao cristianismo!Legal!
    Hoje, quando fui almoçar, vi um restaurante com esse símbolo.
    Mas o nome do lugar era “Flying sushi” ou “Flying Fish”, portanto fazia relação ao peixe mesmo e não a um lugar que se faz Rituais secretos. Acho eu pelo menos.

    • Terrorista

      14 de setembro de 2014 em 14:26

      Não sabia disso? ._.
      Foi baseado nesse símbolo que criavam o do Darwin, como uma sátira.

      • Terrorista

        14 de setembro de 2014 em 15:14

        criaram*

      • Hitsugaya Toushirou

        14 de setembro de 2014 em 14:29

        Quando se trata de religião eu sou meio brisado, liga não.

  25. Terrorista

    14 de setembro de 2014 em 14:07

    Eu ia fazer uma piada do Sr. Madruga, mas deixa quieto.

  26. Raul Seixas

    14 de setembro de 2014 em 13:39

    Já fui pantera, já fui hippie, beatnik,
    Tinha o símbolo da paz pendurado no pescoço
    Porque nego disse a mim que era o caminho da salvação.
    Já fui católico, budista, protestante,
    Tenho livros na estante, todos tem explicação.

    • DCemblemático

      14 de setembro de 2014 em 13:43

      Hippie bom é Hippie morto he-he-he

      • Guaxinim

        14 de setembro de 2014 em 19:11

        Kkk

  27. cara anonimo

    14 de setembro de 2014 em 13:38

    Img 2 : bem, suponhamos que isso seja uma caveira, mas o que significa ? uma bandeira de piratas ? não ! um anuncio de um cemitério ? tão pouco… essa caveira significa : PRERIGO !!!!!
    Ouviram bem ? PRE-RI-GO !

    • Vitor DoomKid

      14 de junho de 2016 em 00:59

      E enquanto isso Seu Madruga will go on…

    • Asafe Gonzaga

      17 de outubro de 2014 em 17:53

      Old but Gold!

    • Adriano Saadeh

      16 de setembro de 2014 em 13:36

      E foi assim que eu aprendi!

    • cristiana albuquerque

      16 de setembro de 2014 em 09:52

      Perigo, amigo, PE-RI-GO.

    • Guaxinim

      14 de setembro de 2014 em 19:06

      Tinha pensado a mesma coisa quando eu vi o símbolo kkk.Seu Madruga é d+.

    • Vinicius Oliveira

      14 de setembro de 2014 em 15:20

      so os fortes entenderao

      • DCemblemático

        14 de setembro de 2014 em 16:34

        Só entendeu porque ele deu a resposta lá em cima seu fraco he-he-he

    • Near

      14 de setembro de 2014 em 14:23

      [img]http://descicloblog.files.wordpress.com/2010/11/madruga.jpg?w=300&h=225[/img]

    • André Silva

      14 de setembro de 2014 em 14:21

      Esse episódio é muito bacana!!

    • DCemblemático

      14 de setembro de 2014 em 13:44

      Bom eu não ouvi não só li he-he-he

    • Raul Seixas

      14 de setembro de 2014 em 13:42

      [img]http://1.bp.blogspot.com/-pHPhfvlbLZ8/UZ_yrjcbNwI/AAAAAAAAEL4/avBAupamA0I/s0-c/ta_serto.png[/img]

      • cara anonimo

        14 de setembro de 2014 em 13:59

        Aff seu noob, vocês nunca ouviram falar do seu madruga ? ;-;

  28. Luisinho Silva

    14 de setembro de 2014 em 13:24

    Os astecas também usavam o símbolo do nazismo? Como pessoas de diferentes continentes idealizaram o mesmo símbolo?

    • A - K

      17 de setembro de 2014 em 23:02

      Vocês não entenderam o que ele quiz dizer…
      Sim hiter foi la e deu control C control V e uso tudo bem…

      Mas como vários povos diferentes sem contato entre si (até que se prove que existia internet naquela época) pegaram o mesmo simbolo e o usaram para uma finalidade bem parecida até… essa foi a pergunta.

      Ou a matéria está errada.
      Ou os ET’s eram os deuses e fizeram várias populações pelo mundo todo…

      Eu aprendi que o simbolo da suastica representa prosperidade que é um ciclo infinito algo do tipo…

    • Terrorista

      14 de setembro de 2014 em 15:12

      A suástica é um símbolo dos Deuses antigos, que teve origem com os arianos(indo-europeus) asiáticos e etc. A suástica foi utilizada em diversas culturas e de modos diferentes, tais como a suástica solar e a suástica lunar. Como tantas culturas distintas usavam um símbolo parecido, isso já é um mistério…Talvez esse símbolo fora apresentado a eles diretamente pelos Deuses ou talvez pelos E.T’s do Passado (teoria meio tosca eu diria).

      • Rerman Andriz

        15 de setembro de 2014 em 04:12

        Pode ser meio “tosco”, mas mais do que isso ninguém consegue imaginar… Ou vc têm algo melhor a dizer?

    • Near

      14 de setembro de 2014 em 14:21

      o nazismo usou o símbolo dos astecas*

    • DCemblemático

      14 de setembro de 2014 em 13:45

      Porque kibagem existe em qualquer lugar em qualquer tempo he-he-he

    • cara anonimo

      14 de setembro de 2014 em 13:41

      Talvez Hitler viu esse simbolo e adotou na sua bandeira ?

    • Raul Seixas

      14 de setembro de 2014 em 13:38

      Porque o nazismo surgiu no século 20,época em que já havia sido descoberto esses símbolos pelos colonizadores,daí foi questão de globalização e hitler gostou e adotou.

      • Thanatos

        14 de setembro de 2014 em 14:02

        Acho que ele se referia a este fragmento: “A suástica, antes de cair no gosto de Hitler, foi usado pelos celtas, hindus, budistas, gregos e até mesmo pelos astecas.”

      • cara anonimo

        14 de setembro de 2014 em 13:47

        Merda, escreveu antes -_-

  29. Alphonsus Gabriel Capone

    14 de setembro de 2014 em 13:23

    a suastica lembrei dele
    [img]http://i17.mangareader.net/blade-of-the-immortal/5/blade-of-the-immortal-79853.jpg[/img]

    • Nameless

      14 de setembro de 2014 em 18:06

      Que arte fodástica. Muitos mangás hoje em dia são lixo se comparados a isso.

      • Adriano Saadeh

        16 de setembro de 2014 em 13:37

        Verdade, os clássicos são os melhores

67 Comentários
mais Posts
Topo