Minilua

Viciados em internet são mais propensos à depressão

 

A internet, com certeza, é um recurso valioso de notícias, comunicação, lazer e aprendizagem. Com jogos online, sites de redes sociais, salas de chat, prende a atenção de todos, principalmente jovens, porém,  navegar na internet em excesso pode trazer sérias consequências.

O vício em internet é um problema enfrentado por muitos adolescentes hoje em dia. Esta inclusão à rede acaba afastando o jovem do convívio social. Além disso, a dependência grave em navegar na Internet pode distrair uma pessoa de exercer suas responsabilidades.

Uma pesquisa na China revelou que adolescentes viciados em internet são mais propensos a desenvolver a depressão. O estudo envolveu 1.041 adolescentes livres de depressão no início da pesquisa. 9 meses depois seus estados psicológicos foram reavaliados.  Os pesquisadores descobriram que 84 deles estavam sofrendo de depressão e aqueles que eram usuários excessivos de internet eram cerca de quase duas vezes mais propensos do que os usuários moderados.

Os pesquisadores identificaram como os motivos por trás da depressão os efeitos diretos como a falta de sono devido à navegação a noite e stress por jogos online. O resultado sugere que um adolescente normal livre de problemas de saúde mental, que usa a internet excessivamente pode desenvolver depressão a longo prazo.

Ainda de acordo com estudo, o uso excessivo da internet mostra um comportamento problemático com sinais e sintomas semelhantes aos de outros vícios.

Internet é uma espada de dois gumes, que pode ter consequências favoráveis e desfavoráveis. A internet é um ótimo lugar para aprender e pesquisar coisas novas. E embora seja considerada uma forma segura e fácil de manter contato com amigos e familiares, é muito claro que o vício em internet não é saudável, pois pode promover um estilo de vida sedentário que pode levar a outras doenças, além de depressão.

Além disso, limita o crescimento social de uma pessoa, privar uma pessoa de experimentar coisas novas e passar tempo com a família e entes queridos. Ele também pode expor os adolescentes em atividades como sexo horrível, a toxicodependência. Com essas consequências favoráveis e desfavoráveis, é importante que compreendamos inteiramente os riscos e os perigos da internet para mantermos uma vida real e virtual equilibrada.

 

Adaptado de pinoytutorial