Minilua

A vida de um astronauta no espaço

Quase toda criança um dia sonhou em ser astronauta, afinal é uma das profissões mais legais do mundo, só que a vida no espaço não é nada fácil e o sonho de ser astronauta pode virar um pesadelo lá cima, pois são grandes os desafios que eles passam todos os dias:

Comida

A coisa nessa área já foi bem pior, mas hoje em dia a Estação Espacial Internacional conta com um cardápio enorme, com mais de 300 tipos de comida, até mesmo frutas são levadas de tempos em tempos. Mas tudo é mantido o maior tempo possível em plásticos a vácuo para durar mais.

Água

É aí que a coisa começa a ficar feia, pois uma pessoa gasta muita água por dia, por isso é impossível levar a quantidade necessária daqui, lá para cima. Assim ela precisa ser totalmente reciclada e no fim os astronautas tem que beber sua própria urina, claro que limpa, mas mesmo assim é meio estranho.

Banho

Com a falta de gravidade no espaço, fica meio complicado tomar banho, afinal lá a água não cai para baixo. Assim a limpeza do corpo tem que ser feita com uma toalha úmida, muitas vezes com álcool.

Banheiro

Sem a gravidade, até as necessidades básicas são complicadas. Para usar o vaso sanitário os astronautas precisam se amarrar para não saírem voando. Depois o receptor dos dejetos precisa ser como um aspirador de pó, para que toda aquela porcaria não saia voando por aí.

Limpeza

Como tudo pode simplesmente sair voando, os astronautas precisam ser altamente organizados se quiserem manter o mínimo de higiene. Para isso todo lixo é instantemente guardado e a espaçonave é limpa com panos umedecidos com frequência.

Doença

Ficar doente no espaço não é uma coisa muito boa. Pois não há nenhum médico de verdade lá em cima, mas todos os astronautas são treinados em primeiros socorros, contudo se alguém ficar com gripe ou algo assim, não existem remédios, por isso a pessoa precisa voltar para Terra caso haja necessidade de tratamento.

Diversão

Nem só de obrigações vive um astronauta. Algumas poucas horas por semana são livres para eles fazerem o que bem entendem. E a distração preferidas de todos é uma só: Olhar pela janela. Com uma bela vista do planeta e do Universo a volta, os astronautas adoram ficar olhando para a janela, mas as vezes também leem livros ou ouvem música.

Essa, basicamente, é a vida do astronauta e certamente não é nada fácil.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/