Minilua

Vídeos em 360°, como eles funcionam?

O futuro está cada vez mais próximo. Apesar de não ser uma tecnologia muito nova, os vídeos gravados em 360°, tem se tornado algo rotineiro e muito comum no Youtube. Basicamente, este tipo de vídeo é gravado de forma que possa capturar todos os ângulos possíveis (como o próprio nome já diz). Este sistema é bem semelhante ao do Google Street View, onde carros ou bicicletas capturam várias fotos e logo depois de “renderizar”, se tornam como se fosse uma só imagem.

Exemplo de câmeras 360°, usada na gravação de videos, e no Google Street View

Se você está querendo saber como é a sensação de assistir um vídeo destes, é bem simples, basta utilizar o Google Chrome no seu PC, ou seu celular, e acessar vídeos com a tag #360.

Detalhe muito importante, seu celular deve conter acelerômetro, ou algo capaz de detectar que você está movimentando seu celular (geralmente, os aparelhos mais atuais, de fabricação de 2014 em diante, ou os considerados “medianos” já contém este recurso).

Vários canais estão utilizando desta tecnologia para dar uma maior sensação de realidade em seus vídeos. Caso você esteja utilizando um computador, repare no canto da tela, que existe um botão direcional, basta clicar nele para virar a sua “visão”.

Abaixo você poderá ver alguns vídeos que utilizam esta tecnologia:

Se desejarem ver mais videos do gênero, basta acessar o canal Video360.

E aí? O que acharam desta “nova” tecnologia?