Vídeos impressionantes de fantasmas #2

real-ghost

Mais um vez temos o prazer de falarmos sobre esse tema tão polêmico: fantasmas. E outra vez nós trazemos nosso especialista em coisas do outro mundo: Alecks Spake.

Hoje iremos analisar alguns dos mais famosos vídeos de fantasmas que circulam pela internet, mostrando a verdade por trás deles.

Fantasma no estacionamento

Descrição: Fantasma de uma mulher aparece e some em um estacionamento.

Análise: É um vídeo muito interessante. Não há evidências de fraude computadorizada, nem de qualquer outra modificação, porém duas coisas chamam a atenção.

1ª - A resolução do vídeo não é condizente com a qualidade normal das câmeras de vigilância, em outras palavras, parece que essa câmera foi colocada propositalmente para flagrar o tal do fantasma. Claro que isso não evidencia uma fraude, mas é no mínimo estranho uma pessoa estar no momento exato, com a câmera bem focada e regulada. Eu que sou fotógrafo raramente consigo fotografias perfeitas assim, principalmente as “do além”.

2ª - É justamente essa estranha centralização da filmagem, isso evidencia uma possível fraude.

No entanto, o que nos revela a fraude é uma imagem que aparece aos 2 segundos do vídeo:

clip_image001

Notem como a luz do primeiro plano ilumina bem o lugar. Dessa forma é de se presumir que em todo o estacionamento a luz seja distribuída assim. Então, caso alguém passe por ali, teria sua sombra projetada para os quatro lados.

Baseado nessa teoria, pode-se concluir que é totalmente plausível que uma pessoa passe por trás da pilastra e tenha sua sombra projetada na parede do fundo, criando assim o “fantasma” do vídeo.

clip_image001[5]

Conclusão:Apesar de parecer que o fantasma sabia dançar o moonwalker, ele certamente não é uma assombração.”

O Fantasma na Estrada

Descrição: Um estranho fantasma atravessa a rua.

Análise: É um vídeo interessante, eu já havia visto ele há uns anos atrás e, por acaso, o achei pelas minhas rondas “youtubianas”.

Como disse, é um filme interessante, mas não se trata de um fantasma e sim de um fenômeno natural semelhante a um mini-tornado com um pouco de cascalho.

Podemos ver que ele deixa um trajeto de poeira e areia, por isso o “fantasma” tem essa cor branca. A estrada não é asfaltada e, infelizmente, não sabemos se estava ventando na hora.

Fenômenos assim são comuns, principalmente em épocas de calor. Ele ocorre quando um vento frio encontra um vento mais quente, reagindo de forma circular, as vezes crescendo até alturas de 1 ou 2 metros.

Comentário: Gostei do vídeo, se a pessoa não souber o que é pode realmente acreditar que é um fantasma.

Post feito em parceria com uns dos autores do blog: http://www.mortesubita.org.




Escrito por: Alecks Spake – “Sou Cético Quanto Ao Resto”

Editado por Diego Martins.

  1. Álvaro Moraes

    11 de maio de 2016 em 17:12

    O primeiro vídeo, supostamente pode ser um fantasma…(Õ.ó), já o segundo, a qualidade da imagem é ruim demais pra afirmar qualquer coisa…

  2. Paloma Spadin Occulate

    9 de novembro de 2014 em 01:01

    Queria mandar alguns vídeos para vcs analisarem é o video do meu bb jw acontecer de aparecer bola brancas perto dele e hj filmei ele e apareceu de novo então filmei varias vezes deliguei a tv tirei uma bola de perto filmei em outros lugares ainda sim aparece essa esfera queria q me ajuda se a esclarecer

  3. Chiquinha

    19 de setembro de 2012 em 01:22

    Nem vi U.U

    BOOO!! (eu não assustei eu sei) #FAIL
  4. BRUNO LIMA

    15 de julho de 2010 em 05:41

    DEPOIS QUE SOUBE QUE ESSAS COISAS NÃO EXISTEM, EU FIQUEI DESENCANADO COM TAL ASSUNTO. LI A MATÉRIA DE BOA, SEM MEDO ALGUM. ACHO QUE ISSO VEM DO NOSSO RECEIO EM NOS DEPARAR COM “FANTASMAS” E QUE ACAB GERANDO UM, DIGAMOS, TRAUMA, COMO SE ISSO FORA ACONTECER CONOSCO. NUNCA VI NEM OUVI ALGUÉM FALAR QUE “VIU” DE VERDADE. TALVEZ ISSO SEJA APENAS O FRUTO DE NOSSAS IMAGINAÇÕES. IMAGINAÇÕES QUE FAZEM DA CRIATIVIDADE PARA ASSUSTAR E CRIAR INIMAGINÁVEIS FATOS NA CABEÇA HUMANA. IMAGINAÇÕES QUE CRIAM ISSO NA PRÓPRIA MENTE ACHANDO QUE FANTASMAS SÃO REAIS.

    EU NÃO DISCUTO, CONTESTANDO QUEM ACREDITA, APENAS RESPEITO E TAMBÉM NÃO DESACREDITO!

    • Alecks

      16 de julho de 2010 em 15:50

      Olá Bruno!

      Interessante o que você falou, mais interessante ainda é que existem pessoas que passam a vida tentam provar a existência deles.

      Eu faço isso mais por hobbie, por diversão, ja acreditei muito em fantasmas à ponto de me borrar nas calças quando via a foto da menina com a boneca no corredor (num outro post, desmistifiquei a mesma foto que ja me causou tanto medo). Acho que isso nos motiva a perder o medo ou então buscar alternativas para eles.

      Gosto de pensar que é assim que venço o meu medo deles.

      • Walter Junior

        22 de março de 2011 em 09:10

        O segundo vídeo a camera se move sim, é só vocês perceberem as gostas de água no vidro e fixarem-se na localização delas. Esse tal fantasma é, na verdade, uma gota de água que vai mudando devido ao vento e a posição da camera auxilia fazendo parecer que ela se move.

  5. Flavio Santos

    14 de julho de 2010 em 19:32

    isso é muito maluco mesmo.

  6. elisonwebdesign

    14 de julho de 2010 em 13:10

    Lembrando que essa pequena sugeira já começa no começo do video pode reparar… 😀

    • Alecks

      14 de julho de 2010 em 16:20

      Ola Elison!

      Eu voltei a analisar o Vídeo e me ocorreu o seguinte:

      Realmente parece ser uma mancha, no entanto, ela começa a descer o vidro e o atarvessa. partindo-se do princípio que o foco da câmera não muda. o que não dá para ser notado.

      Se a câmera estivesse estática, saberiamos que não seria uma mancha, mas não esta, o que é estranho é que se a câmera move-se juntamente com a mancha/arranhão no vidro, isso mostra, a priori, que ou a mancha está FORA do vidro se movendo , ou não é uma mancha, e sim, como colocquei, uma formação à frente do vidro, movendo-se em diagonal,

      • João Marcos Joestar

        14 de julho de 2010 em 20:58

        poderia ser um segundo vidro passando horizontalmente bem próximo da camera Alecks?

        • Alecks

          16 de julho de 2010 em 15:44

          Olá João, desculpe a demora para te responder!

          Se pensarmos que a câmera não é estática, então sim, mas ela for, como aparenta na imagem, então seria ao menos difícil que isso acontecesse que um vidro tivesse na frente do vidro do Carro.

          A idéia da macha é interessante, mas como que uma mancha pode “andar” sobre o vidro se a o ponto de foco esta parado?

      • Flavio Santos

        14 de julho de 2010 em 19:34

        Alecks preciso fazer algum tipo de parceria com vc, vou dedicar mais tempo a esse tipo de assunto e vou fazer seleções

        • Alecks

          16 de julho de 2010 em 15:45

          Quando quizer Flavio!

          Tens meu email, pode contactar-me e podemos bolar uma matéria juntos sobre algo do gênero.

          Abraço

    • João Marcos Joestar

      14 de julho de 2010 em 15:44

      é mesmo XD

  7. elisonwebdesign

    14 de julho de 2010 em 13:09

    kkk…
    para mim quase sempre é mentira…
    agora o segundo, dá pra vêr nitidamente que é uma sugeira no vidro do carro, com um ajuste de foco e posicionamento de camera vc verá que é uma sugeira ou arranhão… kkk 😛

  8. Alecks

    14 de julho de 2010 em 10:04

    Olá, Bom dia!

    Primeiro d etudo, gostaria de agardecer pelos comentários. Somente assim sei se estou fazendo um trabalho bem feito ou não =)

    O ruim de encontrar vídeos na Internet é que na maioria são aqueles que pregam “sustos”, estilo “Apito pra Cardiacos”, ou então aquelas montagens feitas propositalmente para tirar sarro disso. Eu procuro usar de Sites espesializados, tal como o MedoB e o Assustador, entre outros, mas mesmo lah é raro de se encontrar vídeos de qualidade.

    Há videos e fotos em que eu realmente fico impressionado, não só pela nitidez, mas pela qualidade. Mas adimito a vocês que jamais vi uma foto ou vídeo genuinamente verdadeiro de fantasmas. Mas para frente, com a ajuda do Diego, farei um Top só com fotos (adimito ser melhor com fotos, analiso mais rápido) que são, ao meu ver, inexplicáveis.

    Se alguém tiver alguma foto, ou algum vídeo estranho, podem me passar por email ou me contactar por aqui para eu explicar o que é. Pretendo mais para frente ainda ensinar a vocês desmistificar fotografias, ou mesmo forjar as suas próprias.

    Um Abraço!

  9. Online na web

    14 de julho de 2010 em 08:22

    Fantasmas não existem, os vídeos seriam mais interessantes se não fossem as fraudes.

  10. Cacalatto

    14 de julho de 2010 em 07:19

    No prikmeiro video ate eu seria fantasma segundo os comentariosdo autor mas ali e uma mulher mesmo mas o segundo e pura verdade

18 Comentários
mais Posts
Topo