Minilua

Vídeos impressionantes de fantasmas #2

Mais um vez temos o prazer de falarmos sobre esse tema tão polêmico: fantasmas. E outra vez nós trazemos nosso especialista em coisas do outro mundo: Alecks Spake.

Hoje iremos analisar alguns dos mais famosos vídeos de fantasmas que circulam pela internet, mostrando a verdade por trás deles.

Fantasma no estacionamento

Descrição: Fantasma de uma mulher aparece e some em um estacionamento.

Análise: É um vídeo muito interessante. Não há evidências de fraude computadorizada, nem de qualquer outra modificação, porém duas coisas chamam a atenção.

1ª – A resolução do vídeo não é condizente com a qualidade normal das câmeras de vigilância, em outras palavras, parece que essa câmera foi colocada propositalmente para flagrar o tal do fantasma. Claro que isso não evidencia uma fraude, mas é no mínimo estranho uma pessoa estar no momento exato, com a câmera bem focada e regulada. Eu que sou fotógrafo raramente consigo fotografias perfeitas assim, principalmente as “do além”.

2ª – É justamente essa estranha centralização da filmagem, isso evidencia uma possível fraude.

No entanto, o que nos revela a fraude é uma imagem que aparece aos 2 segundos do vídeo:

Notem como a luz do primeiro plano ilumina bem o lugar. Dessa forma é de se presumir que em todo o estacionamento a luz seja distribuída assim. Então, caso alguém passe por ali, teria sua sombra projetada para os quatro lados.

Baseado nessa teoria, pode-se concluir que é totalmente plausível que uma pessoa passe por trás da pilastra e tenha sua sombra projetada na parede do fundo, criando assim o “fantasma” do vídeo.

Conclusão:Apesar de parecer que o fantasma sabia dançar o moonwalker, ele certamente não é uma assombração.”

O Fantasma na Estrada

Descrição: Um estranho fantasma atravessa a rua.

Análise: É um vídeo interessante, eu já havia visto ele há uns anos atrás e, por acaso, o achei pelas minhas rondas “youtubianas”.

Como disse, é um filme interessante, mas não se trata de um fantasma e sim de um fenômeno natural semelhante a um mini-tornado com um pouco de cascalho.

Podemos ver que ele deixa um trajeto de poeira e areia, por isso o “fantasma” tem essa cor branca. A estrada não é asfaltada e, infelizmente, não sabemos se estava ventando na hora.

Fenômenos assim são comuns, principalmente em épocas de calor. Ele ocorre quando um vento frio encontra um vento mais quente, reagindo de forma circular, as vezes crescendo até alturas de 1 ou 2 metros.

Comentário: Gostei do vídeo, se a pessoa não souber o que é pode realmente acreditar que é um fantasma.

Post feito em parceria com uns dos autores do blog: http://www.mortesubita.org.

Escrito por: Alecks Spake – “Sou Cético Quanto Ao Resto”

Editado por Diego Martins.