Vilas de mutantes #1

A mutação é a base da evolução de qualquer ser vivo. Nenhum ser que nasce é igual a seus pais e é o acúmulo de pequenas mudanças, muitas vezes tão pequenas que não podem ser percebidas, que fazem os organismos mudarem ao passar de milhares ou mesmo milhões de anos.

Entretanto, algumas vezes essas mudanças são mais radicais e criam seres humanos únicos. E existem alguns lugares desse mundo onde esses mutantes reais se encontram:




Araras, Brasil

XP

Araras é uma pequena vila do interior brasileiro, com pouco mais de 800 habitantes, a vila é conhecida no mundo inteiro por ser um local onde uma das doenças mais raras que existem é bastante comum.

A Xerodermia pigmentosa é uma desordem genética onde a capacidade de recuperação dos danos causados pelos raios ultravioletas inexiste. Ou seja, cada vez que a pessoa pega um pouco de luz do Sol, sua pele é danificada e não se recupera mais. Em pessoas sem esse problema, pequenos problemas causados pelo Sol são curados naturalmente e não causam nenhum problema. Já nos portadores dessa síndrome é como se a pele deles derretesse a cada exposição ao Sol, sem nenhum sinal de recuperação.

Essa doença normalmente atinge 1 pessoa a cada 100 mil. Mas em Araras a coisa é bem diferente. Dos 800 habitantes, 24 possuem esse problema, que pode se tornar gravíssimo. Ainda mais em um local ensolarado como Araras, no estado de Goiás.




Sintomas da mutação

article-0-1D9967AA00000578-317_634x415

Quem sofre com essa doença, nasce com ela, pois ela é gerada por uma falha em um dos nove genes que controlam a recuperação da pele contra a exposição aos raios ultravioletas. E os principais sintomas são queimaduras e feridas que não se curam após a exposição ao Sol, presença de pontos pretos na pele, envelhecimento precoce, problemas no sistema nervoso e claro, a pior parte, a pessoa não pode ter uma vida normal, pois tem que fugir do Sol de todas as maneiras.

Essa doença tem diversas variações, sendo a pior de todas uma que afeta o sistema nervoso central. Algumas pessoas acabam perdendo capacidades cognitivas, que incluem perda de audição e visão, podendo chegar a causar demência.

  1. Silva F. Silva

    18 de maio de 2016 em 07:52

  2. Aylton Farias

    18 de maio de 2016 em 00:48

    Não chamaria isso de mutantes! Parece ser um problema para eles, não uma mutação!

    • Ronnie Hideki Araki Rabelo

      26 de maio de 2016 em 21:04

      São mutantes por que o que causa a doença é uma mutação genética. Uma mutação não precisa ser “legal”

    • André Silva

      18 de maio de 2016 em 02:10

      Mas mutação é isso, não importa se é boa ou ruim, a grande maioria é ruim.

  3. Vegeta Ribeiro

    17 de maio de 2016 em 22:45

    Sofrem danos no sol? Devem ser vampiros disfarçados de humanos…

5 Comentários
mais Posts
Topo