Minilua

Você consegue dormir com os olhos abertos?

No início do nosso desenvolvimento, quando os músculos que fecham as pálpebras ainda não estão formados, é possível dormir com os olhos abertos, sem que isto possa parecer algo prejudicial ou causar algum dano. No entanto, a partir de um ano e meio de idade, a musculatura humana se desenvolve completamente, tornando possível o fechamento da pálpebra normalmente, caso não ocorra uma má formação na região dos olhos.

Em contrapartida, existe um fenômeno que impede o fechamento total das pálpebras durante o sono, o lagoftalmo, podendo ser causado por doenças que afetam os músculos, como por exemplo, a hanseníase.

Além disso, existem outras situações em que se possa dormir com os olhos abertos, entre as quais, doenças congênitas, bebidas alcóolicas e alguns sedativos, como também o sonambulismo, sendo circunstâncias que podem gerar vermelhidão e ressecamento dos olhos e em alguns casos, infecções e até mesmo, cegueira.

Há quem diga que existem técnicas de meditação e treinamento para que consigamos dormir sem fechar os olhos, no entanto, o sono está diretamente ligado ao sistema nervoso que comanda os músculos, que por sua vez, relaxam durante o período em que dormimos, sendo assim, é quase impossível que alguém em condições normais tenha êxito com a tal experiência.

O que você achou do artigo?

Sua opinião é muito importante para nós e ajuda a incorporar melhores conteúdos ao site.

Você pode me adicionar no Facebook e também no Google +