Minilua

Você sabe o que é uma parada cardíaca? E um infarto?

O coração é um órgão oco, de composição muscular, que faz o sangue circular pelo corpo. Está localizado 2/3 do ao lado esquerdo do nosso peito, enquanto 1/3 se localiza à direita, baseando-se na linha média do nosso corpo. Se você fechar o seu punho, saberá qual o tamanho do seu coração.

É um órgão que pode ser comparado à uma bomba hidráulica, pois trabalha de modo a ejetar sangue por todo o corpo, pois ao se dilatar, conduz o sangue, pelas artérias, de maneira eficaz desde os órgãos adjacentes até as extremidades mais distantes e ao se dilatar, puxa o sangue para si, através das veias.

Apesar de alimentar o resto do corpo, o coração também precisa de sangue para a manutenção do seu funcionamento normal. Caso ocorra o “entupimento” de algum vaso que o alimenta, poderá ocasionar lesões, muitas vezes irreversíveis, causando assim, a necrose da região afetada, que leva o nome de infarto do miocárdio. A sucessão de infartos, pode levar ao comprometimento do órgão, dando vazão ao que é chamado de parada cardíaca. Uma dor no peito que corre para o braço esquerdo ou para a mandíbula, até mesmo a dor semelhante a uma azia, pode indicar um infarto, ou ataque cardíaco, como é popularmente conhecido.

Entenda melhor:

Quando o coração deixa de exercer essa função, ou seja, quando ele para, acontece um fenômeno chamado parada cardíaca, pois, o sangue está impedido de circular, pela necrose causada por vários infartos ocorridos no órgão.

A parada cardíaca também pode ser causada por insuficiência cardíaca em fase terminal, embolia pulmonar, arritmia cardíaca congênita entre outros fatores, porém o infarto é o que mais causa esse tipo de complicação.

Dados apontam que dos 3.439 pacientes atendidos no Incor, de dez anos para cá, 479 eram novos, ou seja, tinham menos que 50 anos