Você se lembra da Rede Manchete?

manchete

A TV Manchete, foi em seu tempo, uma das importantes redes do Brasil. Em seu cast, diversos artistas marcaram época, entre eles: Raul Gil, Otávio Mesquita, Blota Júnior e Sérgio Mallandro. No post abaixo, relembre conosco, um pouquinho da história do canal. Uma boa leitura!

- A emissora foi fundada em 05 de junho de 1983. Para sua criação, um investimento da ordem de US$ 50 milhões de dólares.

- Sua estreia, bastante comemorada, aconteceu em um domingo, pontualmente às 19h00. Na ocasião, seria feito um breve discurso por Adolpho Bloch, responsável direto pelo canal.

- Sua sede, no Rio de Janeiro, fora arquiteta por Oscar Niemeyer. O prédio em si, era localizado na Rua do Russel, no bairro da Glória.

- Em seu primeiro dia no ar, a nova TV já incomodoria a Rede Globo. Tanto isto é verdade, que durante o filme “Contato Imediatos de Terceiro Grau”, a liderança seria conquistada.

- Certo tempo depois, nascia um dos programas mais consagrados da emissora, o “Clube das Crianças”. Na atração, a então novata Xuxa Meneghel faria sua estreia.

- No ano de 1984, é realizada pela emissora, a primeira transmissão do carnaval carioca. Na época, a Manchete venceria sua principal rival, atingindo 80 pontos de audiência.

- 02 anos mais tarde, o canal passa a apostar no segmento esportivo. No período, o seu grande trunfo passa a ser a Copa do Mundo de 1986, realizada na Cidade do México.

-No auge do sucesso, Xuxa deixa a emissora, se transferindo para a Rede Globo. Em seu lugar, a direção do canal optaria pelo nome de Angélica.

- No final dos anos 80, a rede enfrentaria sua primeira crise financeira. Sua dívida, aliás, subiria para os US$ 34 milhões de dólares.

- Em meio a crise, dois novos seriados são adquiridos pelo canal: “Jaspion e Changeman”. O primeiro, por sua vez, seria exibido entre os anos de 1988 a 1992.




O auge

- Em 1989, é conquistada a vice-liderança de audiência. Em alta, diversos produtos passam a ser produzidos.

- Na teledramaturgia, por exemplo, seriam lançadas as novelas “Kananga do Japão” (1989) e “Pantanal” (1990). A segunda, como se sabe, se tornaria um verdadeiro sucesso, atingindo elevados índices de audiência.

- Ainda nos anos 90, um dos principais jornalísticos da época entrava no ar: “Documento Especial: TV Verdade”.




Nova crise

- No ano de 1993, uma nova crise atinge a Rede Manchete. No auge do processo, o canal seria tirado do ar pelos funcionários.

- A situação, aliás, só se agravaria. Nesse interim, diversas afiliadas deixam a rede, passando a retransmitir o sinal do SBT e da Band.

-O problema em si, só foi sanado com o suporte da Igreja Renascer em Cristo. A entidade, liderada pelos apóstolos Estevam e Sônia Hernandes, arrendaria, a partir de então, parte da grade da emissora.




Nova fase

- Em meados de 1995, o canal voltaria aos holofotes. Nessa fase, é bom que se diga, duas novas produções são criadas: a telenovela “Tocaia Grande”, baseada na obra de Jorge Amado, e o jornalístico “24 Horas”.

- Ainda no jornalismo, a apresentadora Marcia Peltier passa a comandar o chamado “Marcia Peltier Pesquisa”.

- No mesmo ano, uma trágica notícia abate os funcionários do canal: Morria, no dia 20 de novembro, o empresário Adolpho Bloch.




Rede Manchete, Você em Primeiro Lugar

-A partir de 1996, uma série de novidades. A principal delas ficava a cargo de Raul Gil, que passava, no período, a comandar os sábados da emissora.

- Com o seu tradicional programa, o apresentador atingiria a liderança no Ibope, vencendo a Rede Globo por diversas vezes.

-Ainda no período, destaque para as seguintes atrações: “Na Rota do Crime”, “Manchete Verdade”, “Sailor Moon”, “Shurato” e “Samurai Warriors”.

- Ainda em 1996, um dos maiores sucessos do canal entrava no ar: “Xica da Silva”, de Walter Avancini. Em termos de audiência, a trama atingiria os 17 pontos de média, consolidando no período, a vice-liderança.

- Walter Avancini, por sua vez, ainda seria o mentor por trás do programa “Mistério”. A atração, focada no sobrenatural, é lembrada até hoje, especialmente pelos estudiosos do tema.

- Não menos importante, o anime “Cavaleiros do Zodíaco”, conquistaria toda uma geração de crianças e adolescentes.

-Voltando ao jornalismo, o “Jornal da Manchete”, que já era apresentado por Marcia Peltier, passaria a contar com a presença de Marcos Hummel.

-Para a grade dominical, seria criado o chamado “Domingo Milionário”. Entre seus apresentadores, destaque para os nomes de Jota Silvestre, Otávio Mesquita e Sérgio Mallandro.

- Após o sucesso de “Xica de Silva”, novas produções são exibidas. Entre as principais estavam “Mandacaru” e “Brida”.

- A segunda, baseada na obra de Paulo Coelho, não chegaria a ter um encerramento. Ainda sobre a novela, ela desencadearia uma grave crise na rede, que culminaria em seu processo de concordata.

- Pouco antes de sair do ar, inúmeros protestos seriam realizados. Em um deles, aliás, cartazes seriam afixados nas câmeras, revelando a real situação da emissora e de seus funcionários.

- Após muita especulação, um novo canal é criado. Em 1 de agosto de 1999, é lançada oficialmente a RedeTV!

  1. jose roberto dias dias

    30 de julho de 2015 em 11:46

    antes era tranquilo hoje não mesmo

  2. Jefferson Evangelista Boaventura

    24 de fevereiro de 2014 em 20:02

    Manchete foi a tv que alegrou Otakus e Tokusatsu, mas acima de tudo falou “CHUPA REDE GLOBO!!!” Ashuashuashuashuashuashua!!!!!!!!!!!!

  3. Raquel Delavalle

    9 de junho de 2013 em 03:30

    saudades da manchete e sua programação jaspion chagemam

  4. Dnewton Fahraday

    25 de março de 2013 em 03:55

    Muitas saudades da Tv Manchete, novelas ,desenhos,programas , tudo era muito superior em qualidade ao que temos hoje,as emissoras de canais abertos estão falidas de originalidade tudo e repetitivo e ruim e os canais fechados estão vivendo de replises e replises falta imaginação e criatividade hoje em dia.

  5. Panda Japones

    23 de março de 2013 em 15:53

    O triste é trocar um canal tão legal como a rede manchete pela rede tv bah .-.

  6. Aline Inxs

    29 de novembro de 2012 em 03:09

    Adorei ver Xica da Silva, e depois quando o SBT reprisou eu assisti tb, a pena é q o sbt costuma cortar as melhores cenas, já na Manchete ñ.

  7. Eveline Brandão

    17 de setembro de 2012 em 20:57

    50 milhoes de dolares naquela epoca era um orçamento de super-producao de hollywood

  8. André Walker

    6 de março de 2012 em 03:17

    Obrigado manchete, se hoje sou otaku devo a essa emissora (:

  9. Gustavo Galhart

    19 de fevereiro de 2012 em 00:25

    É, parece q a RedeTV! tá indo pelo mesmo caminho atrasando salários e perdendo o Pânico…

  10. Anônimo

    6 de fevereiro de 2012 em 08:49

    Nossa realmente saldade da Rede Manchete…
    Seria muito legal se ela voltase, pois a Cartoon Network, Nickelodeon e Disney XD estão simplismente RIDICULOS!!!!
    Já foram bom, agora eles envergonham os canais de “animações”!

  11. [LUTO]iori Yagami

    23 de janeiro de 2012 em 21:04

    saudade manchete

  12. o/

    22 de novembro de 2011 em 00:31

    melhor q globo,sbt e record junto. Pena q acabou –‘

  13. Eduardo Sakata

    8 de agosto de 2011 em 03:44

    Cara eu tenho tanto medo do “M” da manchete nao sei porq mais me da calafrios e estremamente medonho !!!! assustador diria !!!! 

  14. Lídia Cruz

    10 de junho de 2011 em 11:17

    Que saudade da Manchete. Cresci vendo o Clube da Criança com a Lucinha Lins, Xuxa e Angélica. Vi séries Live Actions desde Jaspion até Patrine, além de ter sido a emissora abriu espaço na sua grade para os animes , o que ajudou muito para uma posterior explosão desse segmento de animação. Vi Carmem, Kananga do Japão, Corpo Santo, Mandacaru, Xica da Silva… Era a emissora que disputava o 2º lugar com o SBT.  No post sobre as novelas que foram fracasso de audiência, me lembro de ter comentado a inclusão de Brida (que além de não ter terminado afundou ainda mais a emissora). Até hoje não me conformo com o que ocorreu e penso que a Rede TV está muito aquém do que foi a Rede Manchete.

  15. Mauricio Da Rádio

    3 de junho de 2011 em 17:40

    Bem! eu era  apaixonado pela Rede Manchete!!!
    Gora o que me deixou maluco mesmo foi quando eu vinha de Minas Gerais para o Rio e me deparei com o simbolo da Manchete em cima de um barraco próximo a Serra das Araras…
    Fiquei louco para parar  e oferecer uma grana ao dono e trazer aquele simbolo e coloca lo em cima do meu barraco…

  16. vlad dracul

    29 de maio de 2011 em 22:29

    Quem não se lembraria, 99% dos que tem uns 20 e poucos anos curtem animes hoje em dia graças a tv manchete.
    praticamente só ela passava a maioria deles.
    E eu ainda tenho saudades da época que as apresentadoras infantis usavam pouca roupa, sainhas shortinhos.
    deveria ter uns 10 anos na época.

  17. Mayra Modas

    28 de maio de 2011 em 17:29

    eu lembro que acordava bem cedo pra ver o logotipo da manchete andar pelo pais, amava a musiquinha, oooh saudade desse tempo bom que nao volta mais

  18. Lucas Rafael

    28 de maio de 2011 em 16:28

    Não era nascido, rs

  19. Anônimo

    27 de maio de 2011 em 23:19

    Na primeira linha quis dizer que: passavam “animes e alguns baseados em ficçao cientifica”

  20. Anônimo

    27 de maio de 2011 em 23:15

    Alem disso tudo eu tenho uma recordação muito saborosa de um bloco de animes baseados em ficção cientifica muito foda o US MANGA

    Nele passaram varios OVAS desde Fatal Fury a Detonator Orgon, foi a partir dai que eu me interessei nesses estilos

    Manchete devo a você uma parte muito feliz da minha infancia: OBRIGADO

  21. Emery

    27 de maio de 2011 em 22:56

    A única coisa que eu lembro da manchete são os desenhos que eu assistia com meu irmão mais velho : Yu Yu Hakusho , Sailor Moon , Cavaleiros do Zodiaco , Shurato…etc.

    • Deyvison Oliveira

      1 de junho de 2011 em 12:46

      Acompanhei tudi isso tbm, que nostalgia quando lembro!!!!

  22. Willian Ricardo

    27 de maio de 2011 em 21:33

    po, manchete foi pra nos de 20 epoucos anos, a 7 maravilha do mundo, cavaleiros, jaspion, cyber cops… nossa, eram varios!! lembro que cada vez q um personagem do cavaleiros ia morrer, era qse 2 mes pra isso acontecer…kkkkkkkk

23 Comentários
mais Posts
Topo